Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amadeu Roselli Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0788463787615880pt_BR
dc.contributor.referee1Leonor Bezerra Guerrapt_BR
dc.contributor.referee2Paula Luciana Scalzopt_BR
dc.creatorIrma de Jesus Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T14:13:45Z-
dc.date.available2019-11-20T14:13:45Z-
dc.date.issued2019-09-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31107-
dc.description.abstractThe study of Neurobiological bases regarding adolescent behavior reveals itself as an impeller for interdisciplinary studies, seeking more effective interventions in the educational field. In order to engage in this field of knowledge, this paper proposes to discuss the learning, performance and early school-leaving, among other learning disabilities and school failure. It was developed a survey, by means of a literature review on the main authors of the field of studies on adolescence and learning in the educational field to describe the neurobiological aspects involved in the learning process and how they contribute to school failure during adolescence. It was verified as the indexes point to imminent learning relationship with rewards, motivation, new and different methods, in order to highlight the practices developed which should be able to trigger the nervous system and more specifically, the learning system. The Neuroscience of learning), in general terms, is the study of the ways in which the brain learns. In addition to being the search for understanding of how neural networks are established at the time of learning, as well as how the stimuli reach the brain, the method as the memories consolidates and as we have access to stored informationpt_BR
dc.description.resumoO estudo das bases neurobiológicas a respeito do comportamento do adolescente revela-se como um impulsor para os estudos interdisciplinares, contribuindo para intervenções que contribuam de maneira mais eficaz no campo educacional. Afim de dialogar neste âmbito do conhecimento, este trabalho propõe discutir a aprendizagem, o baixo desempenho e o abandono escolar precoce, entre outras dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar na adolescência. Realizou-se uma revisão bibliográfica, acerca dos principais campos de estudos sobre a adolescência e aprendizagem no campo educacional para descrever os aspectos neurobiológicos envolvidos no processo de aprendizagem e como eles contribuem com o fracasso escolar durante a adolescência. Constatou-se a relação entre aprendizagem e o sistema de recompensa, de motivação, de novidade e de métodos diferenciados, com o intuito de ressaltar as práticas desenvolvidas que devem ser capazes de ativar o sistema nervoso e, mais especificamente, o sistema de aprendizado. Além de ser a busca pelo entendimento de como as redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, bem como de que forma os estímulos chegam ao cérebro, o método como as memórias se consolidam e de como temos acesso às informações armazenadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Neurociências e Suas Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherFracasso Acadêmicopt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.titleNeurociência e educação: um estudo sobre aprendizagem e o fracasso escolar na adolescênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM E O.pdf938.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.