Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31143
Tipo: Dissertação
Título: Associação entre provável bruxismo em vigília e bullying entre escolares
Título(s) alternativo(s): Association between probable awake bruxism and bullying among schoolchildren
Autor(es): Letícia Silva Alonso
Primeiro Orientador: Miriam Pimenta Parreira do Vale
Primeiro Coorientador: Júnia Maria Cheib Serra-Negra
Primeiro membro da banca : Luciana Fonseca de Pádua Gonçalves Tourino
Segundo membro da banca: Fabiana Vargas Ferreira
Resumo: O bruxismo é um comportamento caracterizado pelo ranger e/ou apertar de dentes que está fortemente associado a fatores emocionais. O bullying pode afetar o escolar emocionalmente. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre provável bruxismo em vígila (PBV) e bullying entre escolares. Foi realizado um estudo transversal representativo em Lavras, Minas-Gerais, Brasil. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa em Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (COEP/UFMG) e aprovado (CAAE 82839718.4.0000.5149). Previamente ao estudo principal foi realizado um estudo piloto com 45 escolares de um escola pública de Lavras. Participaram do estudo escolares com idade entre 8 a 11 anos, matriculados em escolas públicas e privadas, e seus pais/responsáveis. Os pais/responsáveis responderam um questionário com perguntas sociodemográficas e característica do sono das crianças/adolescentes. Os escolares responderam a dois questionários, um com perguntas sobre histórico de dor muscular, dor de cabeça, fatores desencadeadores de bullying e ocorrência do bruxismo em vigília e a versão brasileira do questionário Olweus Bully/Victim Questionnaire (OBVQ) para determinar os escolares que poderiam estar envolvidos em bullying. Uma análise clínica extra e intraoral foi realizada por um examinador para identificar sinais clínicos tais como: linha alba e língua edentada, dor a palpação nos músculos masseter e temporal e desgaste dentário por atrição. Um treinamento e calibração para a avaliação do desgaste dentário por atrição foi realizado. O PBV foi mensurado em uma escala baseada na frequência do relato de bruxismo em vigília das crianças/adolescentes e no número de sintomas e sinais clínicos, onde um maior escore representou uma maior gravidade do PBV. Categorizou-se o PBV em leve, moderado ou grave de acordo com o relato e o número de sintomas e sinais clínicos presentes na avaliação odontológica. A análise estatística incluiu a análise descritiva, teste Mann–Whitney (p<0,05) e regressão de Poisson (p<0,05). Um total de 434 escolares participaram do estudo. A porcentagem das crianças/adolescentes quanto ao gênero foi similiar, com um valor um pouco maior para o feminino (51,8%). A prevalência total de PBV foi de 43,7%, categorizado em provável bruxismo leve em vigília (35,7%), provável bruxismo moderado em vigília (7,8%) e provável bruxismo grave em vigília (0,2%). Na análise bivariada, houve associação entre característica dos dentes como desencadeadores de bullying (p=0,012) e outras características (como hálito ruim, estrabismo, orelha, entre outros) (p=0,006), e o escore do PBV. Vítimas de bullying (RP=1,85; IC95%=1,37-2,50; p<0,001) e vítimas-agressores (RP=1,76, IC95%=1,14-2,72, p=0,010) apresentaram maior gravidade de PBV do que escolares que não estavam envolvidos no bullying. Escolares que acordam cansados pela manhã pelo menos uma vez na semana apresentaram maior gravidade de PBV do que aqueles que não relataram cansaço (RP=1,36, IC95%= 1,03-1,79, p=0,026). Este estudo concluiu que escolares que relataram que seus dentes eram desencadeadores de bullying, tiveram associação significativa com o PBV, escolares que são vítimas de bullying e vítimas-agressores apresentaram maior prevalência de maior gravidade do PBV, bem como aqueles escolares que relataram cansaço ao acordar
Abstract: Bruxism is a behavior characterized by the grinding and/or clenching of teeth that is strongly associated with emotional factors. Bullying can affect the student emotionally. The objective of this study was to evaluate the association between probable awake bruxism (PAB) and bullying among schoolchildren. A representative cross-sectional study was conducted in Lavras, Minas Gerais, Brazil. This study was submitted to the Ethics and Research Committee on Human Beings of the Federal University of Minas Gerais (COEP/UFMG) and approved (CAAE 82839718.4.0000.5149). Prior to the main study, a pilot study was conducted with 45 students from a public school in Lavras. Participated in the study schoolchildren aged 8 to 11 years, enrolled in public and private schools, and their parents/caregivers. The parents/caregivers answered a questionnaire with sociodemographic questions and characteristic of their children’s/adolescents’ sleep. The students answered two questionnaires, one with questions about the history of muscular pain, headache, triggers factors of bullying and the occurrence of awake bruxism and the the Brazilian version of the Olweus Bully/Victim Questionnaire (OBVQ) to determine the students who could be involved in bullying. An extra and intraoral clinical analysis was performed by one examiner to identify clinical signs such as: linea alba and indentations on the tongue, palpation pain in the masseter and temporalis muscles and tooth wear by attrition. A training and calibration for the evaluation of attrition tooth wear was performed. The PAB was measured on a scale based on the frequency of self-reported awake bruxism by child/adolescent and on the number of clinical signs and symptoms, where a larger score represented a greater PAB severity. The PAB was categorized as mild, moderate or severe according to the report and the number of symptoms and clinical signs present in the dental evaluation. Statistical analysis included descriptive analysis, Mann-Whitney test (p <0.05) and Poisson regression (p <0.05). A total of 434 students participated in the study. The percentage of children/adolescents regarding sex was similar, with a slightly higher value for the females (51.8%). The total prevalence of PBV was 43.7%, categorized as probable mild bruxism awake (35.7%), probable moderate bruxism awake (7.8%) and probable severe bruxism awake (0.2%). In the bivariate analysis, there was an association between the characteristics of the teeth as triggers of bullying (p = 0.012) and other characteristics (such as bad breath, squint, ear, among others) (p = 0.006) and the PAB score. Victims of bullying (PR=1.85, 95%CI=1.37-2.50, p<0.001) and victim-aggressors (PR=1.76, 95%CI=1.14-2.72, p=0.010) presented higher PAB severity than students who were not involved in bullying. Schoolchildren who wake up tired in the morning at least once a week presented higher PAB severity than those who did not report tiredness (PR=1.36, 95%CI=1.03-1.79, p=0.026). This study concluded that schoolchildren who reported that their teeth were triggers of bullying were significantly associated with the PAB; schoolchildren who are victims of bullying and victim-aggressors had a higher prevalence of higher severity of PAB, as well as those schoolchildren who reported fatigue upon waking
Assunto: Bruxismo
Comportamento
Criança
Adolescente
Bullying
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ODONTO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31143
Data do documento: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO BV formatada (FINAL).pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons