Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31174
Type: Tese
Title: Os advérbios graduadores na fala rural e na fala urbana de Minas Gerais
Authors: Simone Dornelas de Carvalho
First Advisor: Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen
First Referee: Eliana Amarante de Mendonça Mendes
Second Referee: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
Third Referee: Soélis Teixeira do Prado Mendes
metadata.dc.contributor.referee4: Idalena Oliveira Chaves
Abstract: A presente tese de doutorado tem por objetivo analisar os graduadores em amostras de fala de duas localidades mineiras, Luisburgo e Belo Horizonte, contemplando-se assim os dois polos extremos do continuum de urbanização, proposto por Bortoni-Ricardo (2004), o rural e o urbano. Considerando-se a relação entre língua, sociedade e cultura, esta pesquisa baseia-se nos trabalhos de L. Milroy (1987) e J. Milroy (1992) e ainda nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004), que associam as escolhas linguísticas do falante às questões socioculturais. Os corpora que serviram de base para este estudo são constituídos de 24 amostras de fala: 12 entrevistas de Luisburgo e 12 entrevistas de Belo Horizonte, coletadas de acordo com normas preconizadas em pesquisas dialetais e sociolinguísticas. Foram descritas as relações sintático-semânticas estabelecidas pela categoria dos graduadores, conforme os estudos descritivos de Ilari et al. (1996 [1990]; 2002 [1992]; 2014), gerados a partir de dados reais de fala do Projeto de Estudo da Norma Urbana Culta (NURC). Trata-se de um referencial teórico bem sedimentado, desenvolvido durante anos de estudo sobre a categoria adverbial. Ademais, os dados urbanos de Belo Horizonte assemelham-se aos inquéritos do NURC. Em relação à conexidade do graduador e seu escopo, sob um ponto de vista sintático-semântico, esta análise baseia-se em Waugh (1977), que pressupõe a “situação de modificação” estabelecida entre os elementos contíguos na sentença. Uma análise dos escopos dos graduadores, a saber, adjetivo, verbo e advérbio, de acordo com as tipologias semânticas, foi proposta tendo como referência Dixon (2004) para os adjetivos, Garcia (2004) para os verbos e Ilari et al. (2014) para os advérbios. Os resultados da análise quantitativa dos graduadores demonstraram que em ambos os corpora a predominância dos intensificadores é evidente em relação aos atenuadores que apresentam um número bastante reduzido. Em relação ao graduador e seu escopo, a ordem de preferência entre os intensificadores é adjetivo, verbo e advérbio; entre os atenuadores, a ordem preferencial é verbo, adjetivo e advérbio. Na análise dos graduadores em situação de combinação, a maior recorrência de uma mesma combinação se manifesta com maior frequência nos dados rurais e a maior variedade de combinações, com diferentes itens que se combinam, ocorre mais frequentemente nos dados urbanos. A análise da classificação da tipologia semântica dos escopos mostrou que há uma diversidade de tipos nas duas localidades. Os tipos semânticos com maior frequência de ocorrência são os mais gerais: entre os adjetivos, as classes valor, propensão humana, idade e propriedade física são as mais frequentes; entre os verbos, a classe dos afetivos; e entre os advérbios, a classe dos qualificadores. Como resultado dessa análise, foi possível correlacionar o uso dos graduadores às características socioculturais desses grupos de falantes. Na quantificação e nas escolhas lexicais foram encontradas semelhanças e diferenças entre as duas localidades. Apesar de ambas terem combinações variadas e repetitivas, a recorrência maior de combinações indica um vocabulário focalizado nos dados rurais; e a variedade maior de combinações indica um vocabulário difuso nos dados urbanos.
Abstract: This dissertation aims at analyzing the graders in speech samples from two Brazilian cities in Minas Gerais state, Luisburgo and Belo Horizonte, thus contemplating the two extreme poles of the urbanization continuum, proposed by Bortoni-Ricardo (2004), the rural one and the urban one. Concerning the relation between language, society and culture, this research is based on the works of L. Milroy (1987) and J. Milroy (1992) as well as on the studies of Bortoni-Ricardo (2004), they all associate the speaker linguistic choices to sociocultural issues. The corpora underlying this study are composed of 24 speech samples: 12 interviews from Luisburgo and 12 interviews from Belo Horizonte, collected according to norms advocated in dialectal and sociolinguistic research. The syntactic-semantic relations established by the graders category were described according to the descriptive studies of Ilari et al. (1996 [1990]; 2002 [1992]; 2014), generated from real speech data from Projeto de Estudo da Norma Urbana Culta (NURC - the Urban Standard Language Study Project). It is a well-established theoretical framework developed for years of study on the adverbial category. In addition, the urban data from Belo Horizonte are similar to NURC surveys. As to the connectivity between the grader and its scope, from a syntactic-semantic point of view, this analysis is based on Waugh (1977), which presupposes the “modification situation” established between the contiguous elements in a sentence. An analysis of graders scope, namely, adjective, verb and adverb, according to semantic typologies, was proposed using as reference Dixon (2004) for adjectives, Garcia (2004) for verbs and Ilari et al. (2014) for adverbs. The graders quantitative analysis result demonstrated that in both corpora the predominance of the intensifiers is evident in relation to the attenuators which are in a very small number. As to the grader and its scope, the preferred intensifier order is adjective, verb and adverb; among the attenuators, the preferred order is verb, adjective and adverb. In the analysis of combinatorial graders, the greatest recurrence of the same combination occurs more frequently in rural data and the greatest combinations variety with different lexical items occurs more frequently in urban data. The scopes semantic typology classification analysis showed that there is a diversity of types in both places. The most frequent semantic types are the most general ones: among adjectives, the values classes, human propensity, age and physical property are the most frequent; among verbs, the affective class; and among adverbs, the qualifiers class. As a result of this analysis, it was possible to correlate the use of the graders with the sociocultural characteristics of these speakers’ groups. Similarities and differences were found in the quantification and in the lexical choices between the two localities. Although both have varied and repetitive combinations, the greater recurrence of combinations indicates a vocabulary focused in rural data; and the greater variety of combinations indicates a diffuse vocabulary in urban data.
Subject: Línguas portuguesa – Regionalismos – Luisburgo (MG)
Língua portuguesa – Variação – Luisburgo (MG)
Língua portuguesa – Regionalismos – Belo Horizonte
Língua portuguesa – Variação – Belo Horizonte
Sociolinguística
Mudanças linguísticas
Língua portuguesa – Advérbio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31174
Issue Date: 2-Aug-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os advérbios graduadores na fala rural e na fala urbana de Minas Gerais.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.