Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31181
Type: Dissertação
Title: Ações de uma equipe multiprofissional: o atendimento do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa
Other Titles: Actions in a multiprofessional team: care of the adolescent in compliance with sócio-educative measure
Authors: Maíra de Azevedo Morais
First Advisor: Efigênia Ferreira e Ferreira
First Co-advisor: Andrea Clemente Palmier
First Referee: Patrícia Regina Guimarães
Second Referee: Aline Araujo Sampaio
Abstract: O fenômeno da hiperespecialização tem provocado a fragmentação do saber que impacta negativamente nas relações de trabalho, o que diminui a colaboração e interação entre os profissionais. A modalidade de trabalho em equipe surge como estratégia para reduzir a incompletude dos saberes e relações horizontais. Um dos pontos mais importantes no atendimento do adolescente nas medidas socioeducativas é o trabalho em equipe, que visa responsabilizar e ressocializar o adolescente em conflito com a lei. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho em equipe, desenvolvido em uma unidade socioeducativa de internação localizada no município de Belo Horizonte/Minas Gerais, segundo a perspectiva da equipe multiprofissional. A população constituiu-se de profissionais de uma equipe que atuavam no referido centro há pelo menos um ano, sendo excluídos aqueles que se encontravam afastados do trabalho à época da coleta dos dados, uma de cada categoria profissional. Na presença de mais de um profissional por categoria, foi incluído aquele como maior tempo de atuação naquela equipe. Utilizou-se de entrevista como instrumento de coleta de dados composta por caso hipotético e um roteiro semiestruturado, ambos elaborados para este fim. O percurso analítico dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo segundo Graneheim e Lundman (2004). Participaram do estudo 07 profissionais da equipe multiprofissional, o que corresponde a 01 profissional de cada categoria que compõe a equipe conforme legislação: assistente jurídico, assistente social, dentista, enfermeiro, pedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Das entrevista emergiram 06 categorias quanto aos aspectos facilitadores do trabalho em equipe: conhecer o trabalho e o saber do outro, proximidade física, discussões em espaços formais, discurso coeso, equipe por afinidade e boa gestão. Quanto aos aspectos que dificultam o trabalham em equipe emergiram 04 categorias, a saber: ausência de diálogo, ausência de consenso, competência exclusiva por categoria e os impedimentos externos à atuação da equipe multiprofissional. Esta última, composta por quatro subcategorias: a ausência de reconhecimento, rotatividade dos profissionais e gestores, características dos adolescentes e a falta de recursos. Conclui-se que, apesar da equipe demonstrar compreender a importância do trabalho interdisciplinar e o desejo de trabalhar como equipe, a comunicação se dá pela lógica da transmissão de informações. Para além da percepção da equipe, identificamos que as normativas que orientam a execução da medida socioeducativa de internação apresentam uma compreensão reduzida do que seria o trabalho em equipe, orientando os profissionais a atuarem de forma isolada. A partir do referencial teórico adotado proposto por Peduzzi (2001) e West e Lyubovnikova (2012, 2013), verificamos que a equipe estuda assemelha-se a uma equipe agrupamento e se comporta como uma pseudoequipes.
Abstract: The phenomenon of hyperspecialization has caused the fragmentation of knowledge that negatively impacts on work relationships, which decreases collaboration and interaction between professionals. Teamwork emerges as a strategy to reduce the incompleteness of knowledge and horizontal relationships. One of the most important points in adolescent care in socio-educational measures is teamwork, which aims to make responsible and resocialize adolescents in conflict with the law. Thus, this research aims to analyze teamwork, developed in a socio-educational unit of deprivation of liberty located in the city of Belo Horizonte / Minas Gerais, according to the perspective of the multiprofessional team. The population consisted of professionals from a team who had been working in the center for at least one year, excluding those who were away from work at the time of data collection, one from each professional category. In the presence of more than one professional per category, the one with the longest working time in that team was included. An interview was used as a data collection instrument composed of a hypothetical case and a semi-structured script, both designed for this purpose. The analytical course of the data was performed through content analysis according to Graneheim and Lundman (2004). Seven professionals from the multiprofessional team participated in the study, which corresponds to 01 professionals from each category that make up the team according to legislation: legal assistant, social worker, dentist, nurse, pedagogue, psychologist and occupational therapist. From the interviews, six categories emerged regarding the facilitating aspects of teamwork: knowing each other's work and knowledge, physical proximity, discussions in formal spaces, cohesive discourse, affinity team and good management. As for the aspects that make teamwork difficult, four categories emerged, namely: absence of dialogue, absence of consensus, exclusive competence by category, and external impediments to the performance of the multiprofessional team. The latter, composed of four subcategories: lack of recognition, turnover of professionals and managers, characteristics of adolescents and lack of resources. It is concluded that, although the team demonstrates to understand the importance of interdisciplinary work and the desire to work as a team, communication occurs through the logic of information transmission. Beyond the perception of the team, we identified that the norms that guide the execution of the socio-educational measure have a reduced understanding of what teamwork would be, guiding professionals to act in isolation. From the adopted theoretical framework proposed by Peduzzi (2001) and West and Lyubovnikova (2012, 2013), we find that the study team resembles a grouping team and behaves like a pseudo-team
Subject: Serviço social
Equipe de assistência ao paciente
Comportamento do adolescente
Prisões
Adolescente institucionalizado
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ODONTO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Pública
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/31181
Issue Date: 3-Jul-2019
metadata.dc.description.embargo: 3-Jul-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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