Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31188
Type: Dissertação
Title: Programa saúde na escola: análise de fatores que interferem na atuação das equipes de saúde bucal
Other Titles: School health program: analysis of factors that affect the acting of oral health teams
Authors: Waleska Torres de Azevedo Mendes
First Advisor: Mara Vasconcelos
First Co-advisor: João Henrique Lara do Amaral
First Referee: Clarice Magalhães Rodrigues dos Reis
Second Referee: Renata de Castro Martins
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar a atuação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) no Programa Saúde na Escola (PSE), considerando a qualificação profissional, o planejamento de ações e a organização do processo de trabalho. Dados do PMAQ- AB (2º ciclo) relacionados às atividades da ESB nas escolas e creches foram analisados. A variável dependente foi a questão: "A ESB realiza atividades em escolas e creches?". As covariáveis foram questões relacionadas à ESB: qualificação profissional, educação permanente, planejamento de ações e organização do processo de trabalho, reuniões de equipe, territorialização e populaçãodereferência.Análisedescritivaemodelosderegressãologísticabinária foram realizados, eodds ratio (OR), intervalos de confiança de 95% e valores de p foram calculados para avaliar a associação entre a variável dependente e as covariáveis. Todas as análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS(versão 25.0). Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº do parecer1.275.911.Dos 18.329 ESB, 92,5% realizaram atividades escolares.No modelo final, foram mantidas as seguintes variáveis: qualificação profissional (OR = 1,20; IC95%: 1,06-1,35; p <0,001); educação permanente (OR = 1,78; IC95%:1,56- 2,03; p <0,001); planejamento mensal (OR = 2,45; IC95%: 2,07-2,89; p <0,001), monitoramento e análise dos indicadores (OR = 2,11; IC95%: 1,85-2,39; p <0,001); autoavaliação (OR = 1,57; IC95%: 1,39-1,78, p <0,001), participação (sempre) em reuniões (OR = 2,85; IC95%: 2,40-3,39, p <0,001) e programação das atividades considerando as vulnerabilidades (OR = 1,16; IC95%: 1,01-1,33, p <0,001). A capacitação profissional, o planejamento de ações, o monitoramento de indicadores de saúde e gestão, bem como a organização do processo de trabalho, associam-se positivamente com a realização de atividades da ESB em escolas e creches.
Abstract: The aim of this study was to analyze the performance of the Oral Health Teams (OHT) in the School Health Program (SHP) taking into account professional qualification, planning of actions, and organization of the work process. Data from the PMAQ-AB (2nd cycle) related to OHT activities in schools and daycares were analyzed.Thedependentvariablewasthequestion:"DoesOHTperformsactivities inschoolsanddaycares?".CovariateswerequestionsrelatedtoOHT:professional qualification,continuingeducation,planningofactionsandorganizationofthework process, team meetings, territorialization, and reference population. Descriptive analysisandbinarylogisticregressionmodelswereperformedandoddsratio(OR), 95% confidence intervals, and p values were calculated to assess the association between the dependent variable and the covariates. All statistical analyzes were performed in the SPSS program (version 25.0). This study was approved by the ResearchEthicsCommitteewiththenumber1,275,911.Ofthe18,329OHT,92.5% carried out school activities. In the final model the following variable were maintained:professionalqualification(OR=1.20,95%CI:1.06-1.35,p<0.001), continuing education (OR= 1.78, 95% CI: 1.56-2.03, p <0.001); monthly planning (OR=2.45,95%CI:2.07-2.89,p<0.001),monitoringandanalysisofindicators(OR =2.11,95%CI:1.85-2.39;p<0.001),self-evaluation(OR=1.57,95%CI:1.39-1.78, p <0.001), participation in all meetings (OR = 2.85, 95% CI: 2.40-3.39, p <0.001), and activities planned accounting for vulnerabilities (OR = 1.16, 95% CI: 1.01-1.33, p <0.001). Professional qualification, action planning, monitoring of health and management indicators, as well as organization of the work process are positively associated with OHTs performing activities in schools and day cares.
Subject: Serviços de saúde escolar
Saúde bucal
Pesquisa sobre serviços de saúde
Planejamento em saúde
Modelos logísticos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ODONTO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31188
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao PSE Waleska Torres FINAL (versão colegiado).pdfAberto3.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons