Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31220
Type: Monografia (especialização)
Title: O tratamento da diferença sob a ótica das políticas públicas na Escola Céu Azul da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Authors: Edléia Lacerda Belfort
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Co-advisor: Bárbara Gonçalves Mendes
First Referee: Erica Melanie Ribeiro Nunes
Second Referee: Douglas Tomácio Lopes Monteiro
Abstract: O estudo realizado teve como objetivo analisar as relações interpessoais no contexto educacional e sociocultural e as diretrizes que servem como referência para mediar e embasar essas relações na Escola Céu Azul da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – RME/BH. Uma pesquisa bibliográfica foi feita na Escola Céu Azul com o intuito de localizar os documentos- Projeto Político Pedagógico/PPP, Regimento Interno- construídos pela comunidade desta escola, criados para estabelecer parâmetros e diretrizes nas relações entre os sujeitos que compõem essa comunidade. Com os documentos em mãos realizei um processo comparativo entre as diretrizes contidas nos mesmos e as normativas para construção desses documentos, contidas nos documentos oficiais, tanto federais, quanto municipais. Para embasar conceitos e termos encontrados quando da análise desses documentos busquei em Rogério Diniz Junqueira e Guacira Lopes Louro, as questões relacionadas aos preceitos que envolvem a identidade de gênero e sexualidade, permitindo constatar lacunas e questões importantes que não são facilmente visualizadas por falta da luz do conhecimento e de discussões mais aprofundadas. Por outro lado, foram fundamentais as pesquisas realizadas nas obras de Ilma Passos Alencastro, Luzia Borsato Cavagnari, Demerval Saviani e Maria da Consolação Rocha para a compreensão do processo que perpassa a construção de uma gestão democrática nas escolas, tão contaminadas pelos preceitos da heteronormatividade.Após a leitura desses autores, dos documentos dos órgãos oficiais federais e municipais, do Regimento Interno da Escola e por causa da ausência de um documento tão importante como o Projeto Político Pedagógico/PPP, pude compreender parte do processo de violência gerada pela intolerância entre os sujeitos que compõem a comunidade da Escola Céu Azul e que constato cotidianamente. A sociedade que abarca esses sujeitos tem como prerrogativa a responsabilidade da escola em transformá-lo em um ser sociável. Mas como esse sujeito poderá compreender a existência da diversidade do mundo que o rodeia se o seu olhar continua limitado ao seu espaço? Os responsáveis por essa transformação, conforme pressupõe a sociedade, não a conseguem por também estarem presos às convicções delimitadas pela heteronormatividade. Por outro lado, documentos tão importantes como as Diretrizes da Educação para as Relações de Gênero na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e o PPP, que deveriam ser construídos democraticamente são, na maioria das vezes, gerados verticalmente. Além disso, perde-se a oportunidade de estabelecer discussões aprofundadas com todos os sujeitos que compõem cada comunidade escolar sobre suas questões de conflitos, propiciando a ampliação do seu olhar e permitindo a sua participação na construção de soluções e estratégias próprias.
Abstract: The following study aimed to analyze the relationships found in the educational and socio-cultural context and the guidelines used as references to mediate and base these relations at the school “Escola Céu Azul”, which is a member of the County Educational System of Belo Horizonte. A bibliographical research was done in the school “Escola Céu Azul”, which the purpose was to find the documents generated by the community of this school, created to establish parameters and guidelines in the different relations between the people that make up the community.With the documents in hands, I was able to compare the guidelines mentioned in those documents with the regulation supposedly used on the construction of the documents, found in official forms, both federal, and municipal.To support concepts and terms verified during the analysis of the documents I used Rogério Diniz Junqueira, Guacira Lopes Louro, on the issues involving gender identity and sexuality, allowing me to find important gaps and concerns, which are not easily noticed because of the lack of incentive in new knowledge and further discussion.On the other hand, the research found in studies made by Ilma Passos Alencastro, Luzia Borsato Cavagnari, Demerval Saviani e Maria da Consolação Rocha were essential for the understanding of the process that scrolls the construction of a democratic management in schools, which are heavily infected by the precepts of heteronormativity.After reading the mentioned authors, the documents of federal and municipal governmental, the internal rules of the school, and because of the absence of such an important document as the Pedagogical Political Project / PPP, I could understand part of the process of violence generated by intolerance among the individuals that form the community of the school “Escola Céu Azul”, and that I daily certify.The society that embraces these subjects uses the prerogative that it is the school's responsibility to turn the individual into a social being. However, how will this person understand the existence of diversity in the world around him if his vision is still limited to his own space? Those responsible for this transformation, as presupposed by the society, fail for also being attached to convictions bounded by heteronormativity.In contrast, important documents as the Guidelines of Education for Gender Relations in the County Educational System of Belo Horizonteand the PPP, which should be composed democratically, most often are generated vertically.Besides that, deeper discussions involving all the individualsfrom each school community to talk about their issues,becomes a lost opportunity, while it could be a way to promote the expansion of their vision and enable them to participate in coming up with their own solutions and strategies.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31220
Issue Date: 4-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO FINAL - 15-04.pdf873.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.