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http://hdl.handle.net/1843/31265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Mariana Cavalcante Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9990855796067891 | pt_BR |
dc.creator | Tereza Mônica de Sousa Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T11:02:03Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T11:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31265 | - |
dc.description.resumo | São muitos os cuidados que a mãe, principalmente as de primeira viagem, precisam saber sobre os bebês recém-nascidos. Diante desse contexto, foi estabelecido o objetivo geral para o estudo: realizar um roda de conversa com puérperas sobre cuidados com recém-nascido. Como objetivos específicos tem-se: traçar o perfil das puérperas internadas no alojamento conjunto do hospital terciário de Fortaleza; descrever o conhecimento prévio das puérperas antes da roda de conversa; realizar orientações por meio da estratégia roda de conversa com as puérperas no alojamento conjunto, em caráter grupal; e, avaliar o conhecimento das puérperas após a estratégia. Para alcançar essa proposta, a metodologia do estudo fundamentou-se em estudo de intervenção com grupo único, com abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta um questionário que avaliou o conhecimento sobre os cuidados do bebê nos primeiros meses, complementado a intervenção educativa do tipo roda de conversa. A amostra da pesquisa foi composta por 15 puérperas primíparas internadas no setor da maternidade do hospital José Martiniano de Alencar. Nos resultados encontrados a maioria das puérperas tem idade entre 18 e 21 anos, com ensino médio completo, casada/união estável e têm como ocupação atividade do lar, com renda de até um salário mínimo. Sobre o conhecimento das pacientes sobre os cuidados com o recém-nascido, observou-se que, com a intervenção educativa, houve uma melhora significativa no entendimento das mães sobre os cuidados iniciais com o recém-nascido. Ao final do estudo, constatou-se que a intervenção educativa apresenta resultados positivos, sendo uma prática que deve adota sempre | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Recém-nascido | pt_BR |
dc.subject | Cuidados | pt_BR |
dc.subject | Puérpera | pt_BR |
dc.title | Conhecimento das puerperas sobre cuidados gerais com o recém-nascido: impacto de uma intervenção educativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Enfermagem Obstétrica |
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Monografia Mônica (11-03-2018) monica.pdf | 728.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
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