Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31298
Tipo: Dissertação
Título: Compartilhamento de informações na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso no Centro de Apoio à Educação a Distância
Autor(es): Maria das Graças Moreira
Primeiro Orientador: Guilherme Ataíde Dias
Primeiro membro da banca : Ricardo Rodrigues Barbosa
Segundo membro da banca: Wagner Junqueira de Araújo
Resumo: O presente estudo teve por finalidade investigar de que forma ocorre o compartilhamento de informações no âmbito da equipe do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG). Identificaram-se as práticas mais utilizadas pela equipe e as razões que levariam esses funcionários a compartilhar informações no cotidiano do setor. A amostra foi composta por 40 funcionários do CAED e utilizaram-se abordagens quantitativa e qualitativa. A coleta de dados baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O desenho experimental do estudo foi exploratório e descritivo. Os instrumentos para coletar os dados de campo foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Adotaram-se técnicas estatísticas para tabular os resultados quantitativos que resultaram em gráficos e tabelas demonstrativos dos dados obtidos com a aplicação do questionário. Para a interpretação das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo com agrupamento das informações mais relevantes a partir dos depoimentos. Constatou-se que a equipe do CAED/UFMG adota como principais práticas de compartilhamento de informações o e-mail, smartphones, telefonia fixa, Instagram, WhatsApp, reuniões formais, congressos, seminários e colóquios. Na opinião dos respondentes, as práticas de compartilhamento de informações contribuem para o crescimento da equipe e inovação no desenvolvimento das atividades do setor, e auxiliam na resolução de problemas, aperfeiçoam o conhecimento adquirido, aproximam os integrantes da equipe e fortalecem a confiança entre os funcionários. Os motivos fundamentais para a equipe trocar experiências estão ligados ao auxílio na execução de tarefas cotidianas, à possibilidade de trocar experiências com pessoas de diversas áreas de atuação e à cooperação mútua de conhecimentos no desenvolvimento individual e organizacional. Foram apontadas como dificultadores para compartilhar informações a estrutura física inadequada do ambiente de trabalho e a autonomia restrita de atuação. À vista disso, sugere-se que a gestão do setor incentive os funcionários a utilizarem a intranet como forma de implementar uma cultura organizacional que potencialize o compartilhamento de informações e ações de interesse da equipe; identifique, dentre os funcionários, aqueles com perfil de liderança para alavancar a motivação; reflita sobre como aprimorar as trocas de informações por meio do acompanhamento da equipe com reuniões e diálogos informais, consolidando a cultura do compartilhamento no ambiente de trabalho; e envide esforços junto à equipe e à administração central para reestruturar o ambiente físico, realocando os setores com atividades correlacionadas, aproveitando o espaço físico e, principalmente, diminuindo o tempo gasto no cumprimento das tarefas diárias. É necessário que se promovam reuniões periódicas como meio de obter feedback da equipe no tocante aos objetivos traçados e aos resultados alcançados.
Abstract: The purpose of this study was to investigate how information sharing occurs within the team of the Center for Support to Distance Education of the Federal University of Minas Gerais (CAED/UFMG). The most commonly usedmethods of sharing information by the team as well as the reasons for sharing information in the daily working life of the team were identified. The sample consisted of 40 CAED employees. Quantitative and qualitative approaches were used. Data collection was based on bibliographical research and field research. The experimental design of the study was exploratory and descriptive. The instruments to collect field data were a questionnaire and a semi-structured interview. Statistical techniques were used to tabulate the quantitative results that resulted in graphs and tables demonstrating the data obtained with the responses to the questionnaire. For the interpretation of the interviews, content analysis was used with grouping of the most relevant informationextracted from them. The CAED/UFMG team has been using e-mail, smartphones, fixed telephony, Instagram, WhatsApp, formal meetings, congresses, seminars and colloquia as the main methods of sharing information. In the opinion of the respondents, information sharingpractices contribute to team growth and innovation in the development of the activities of the sector, and help solving problems, improving the knowledge acquired, bringing team members closer together and strengthening trust among employees. The fundamental reasons for the team to exchange experiences are related to the aid in the implementation of daily tasks, the possibility of exchanging experiences with people from different fields of activity and the cooperationof knowledge for individual and organizational development. The inadequate physical structure of the work environment and the limited autonomy of action were identified as obstacles to sharing information. In view of this, it is suggested that the sector coordinators should encourage employees to use the intranet as a way to implement an organizational culture that enhances the sharing of information and actions of interest to the team; identify, among the employees, those with a leadership profile to increase motivation; think on how to improve the exchange of information by supervising the team through meetings and informal dialogues, consolidating the culture of sharing in the work environment; and make efforts with the team and the central administration to restructure thephysical environment, reallocating the sectors with correlated activities, taking advantage of the physical space and, mainly, reducing the time spent in the accomplishment of the daily tasks. It is necessary that periodic meetings be promoted as a means of obtaining feedback from the team regarding the objectives outlined and the results achieved.
Assunto: Ciência da Informação
Comunicação nas organizações
Gerenciamento da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31298
Data do documento: 17-Jul-2019
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