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dc.contributor.advisor1José Guilherme Coelho Baetapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8847961357506883pt_BR
dc.contributor.referee1Fabricio Jose Pacheco Pujattipt_BR
dc.contributor.referee2Ramon Molina Vallept_BR
dc.contributor.referee3Fernando Antonio Rodrigues Filhopt_BR
dc.contributor.referee4Luís Carlos Monteiro Salespt_BR
dc.creatorEmmanuel Jesús Vázquez Peñapt_BR
dc.creator.LattesNão se aplicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T17:37:24Z-
dc.date.available2019-11-27T17:37:24Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31302-
dc.description.abstractA busca de segurança energética e de redução em emissões de efeito estufa impulsou a comercialização de veículos híbridos elétricos (HEVs) e de combustíveis alternativos como duas possíveis soluções, de forma separada e não em conjunto. É bem sabido que os HEVs apresentam um menor consumo de combustível que os veículos convencionais, enquanto os veículos à etanol apresentam maior consumo que os veículos à gasolina. A presente dissertação analisa o uso de etanol hidratado (E100) em HEVs e seu efeito no consumo de combustível. Para isso, desenvolveu-se um modelo de HEV em série no software GT-Suite, o qual utilizou dados experimentais de dois motores de combustão interna, ambos operando com E100. Um deles foi o motor Ford Sigma 1.6L flex-fuel, o outro foi um motor protótipo sobrealimentado de 1.0L desenhado para operar exclusivamente com E100, o qual pode, ou não, operar com injeção de água. As simulações abrangeram 5 ciclos de condução standard e 2 ciclos em condições de condução reais. Os resultados mostraram que, nos ciclos urbanos, o modelo HEV em série apresentou menores consumos de combustível que em um modelo de veículo convencional utilizando o mesmo motor Ford Sigma flexfuel. Também, obteve menores consumos que veículos convencionais à gasolina e à diesel; em alguns casos, teve menores consumos que HEVs com motor à gasolina e, inclusive, com motor HCCI. Da mesma forma, o emprego de injeção de água no motor apresentou menores consumos, que sem usar ela. Em conclusão, o uso de E100 em HEVs em serie se mostra como uma opção viável para diminuir o consumo de combustível nos veículos de aplicação urbana. Porém, o maior desafio para aplicar está tecnologia em outros países é o funcionamento em frio, o qual é agravado nos HEVs devido ao funcionamento intermitente do motor.pt_BR
dc.description.resumoThe search for energy security and lower greenhouse gas emissions promoted the commercialization of Hybrid Electric Vehicles (HEVs) and alternative fuels as two separated solutions, instead of together. It is well known that HEVs present better fuel consumption than conventional vehicles, contrarily; vehicles running on ethanol presents lower fuel consumption than vehicles running on gasoline. This thesis analyzes the use of Brazilian hydrated ethanol (E100) in HEVs and its effects on fuel consumption. Therefore, a series HEV model was developed in the GT-Suite software, which used experimental data of two internal combustion engines, both running on E100. The first engine was a Ford Sigma 1.6L flex-fuel while the other engine was a supercharged 1.0L prototype designed to operate exclusively with E100, which can operate with water injection. The simulations covered 5 standard driving cycles and 2 real-world driving cycles. The results showed that, in urban driving cycles, the series HEV model presented lower fuel consumptions than a conventional flex-fuel vehicle model with the same Ford Sigma flex-fuel engine. Furthermore, it also obtained lower consumptions than conventional gasoline and diesel vehicles; in some cases, it also had lower consumptions than HEVs with gasoline engines and, even, with HCCI engines. Similarly, the use of water injection presented better consumptions than without using it. In conclusion, employing E100 in HEVs looks like a viable option to diminish fuel consumption for urban vehicles. Nonetheless, the biggest challenge to apply this technology in other countries could be its cold start operation, which is exacerbated due to the start/stop operation of the HEV’s engine.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículos híbridos elétricospt_BR
dc.subjectEtanol hidratadopt_BR
dc.subjectConsumo de combustívelpt_BR
dc.subjectHEVpt_BR
dc.subjectE100pt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAutomóveis - Consumo de combustíveispt_BR
dc.subject.otherCombustíveis para motorespt_BR
dc.titleSimulation of a series hybrid electric vehicle powered by brazilian hydrated ethanol enginept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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