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Type: Monografia (especialização)
Title: Atendimento humanizado em uma unidade básica de saúde – ESF
Authors: Maria Clotildes da Silva
First Advisor: Narrayra Granier Cunha
First Referee: João Francisco Sarno Carvalho
Second Referee: João José Ferreira Simões
Abstract: O acolhimento é uma prática relevante para o atendimento a área da saúde e por isso faz parte da Estratégia Saúde da Família-ESF. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as fontes secundárias sobre a temática com vistas a compreender sobre a acolhida na oferta de atendimento humanizado. Sendo os objetivos específicos os seguintes: Estudar sobre os conceitos do acolhimento na área da saúde; Analisar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o acolhimento na Unidade Básica de Saúde Síntia Teixeira - ESF de Confins/MG. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica permitiu a seleção de artigos em revistas e sites da internet, com uso das bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Rede de Revistas Científicas da América Latina, Espanha e Portugal (REDALYC). A pesquisa de campo foi realizada em uma unidade de ESF em Confins/MG. Houve a aplicação de dois tipos de questionários, sendo um para caracterização dos sujeitos da pesquisa e outro com perguntas fechadas baseada na Escala Likert. 24 questionários foram aplicados. As afirmativas organizadas no questionário foram elaboradas considerando os levantamentos bibliográficos dos autores que compuseram o referencial teórico. Os resultados obtidos da pesquisa de campo foram confrontados com a pesquisa bibliográfica. Assim, entende-se que o acolhimento é um processo, não é uma prática exclusiva do ESF e nem da saúde em geral, no entanto, o uso de procedimento nos serviços de saúde contribui de forma positiva para que os pacientes sejam mais bem atendidos em suas mais variadas demandas. Assim ao responder à problemática desse estudo, com base na pesquisa de campo, conclui-se que 99% dos trabalhadores da ESF Síntia Teixeira possuem alto nível de conhecimento sobre a acolhida nos mais variados aspectos do atendimento, seja para a saúde e segurança do usuário, seja na diminuição da sobrecarga da equipe, ou mesmo na organização dos atendimentos na saúde.
Abstract: Hospitalization is a relevant practice for health care and is therefore part of the Family Health Strategy-ESF. The general objective of this research is to analyze the secondary sources on the subject in order to understand about the reception in the offer of humanized care. The specific objectives being the following: To study about the concepts of the reception in the health area; To analyze the level of knowledge of the professionals about the reception in the Basic Health Unit Síntia Teixeira - ESF de Confins-MG. As methodology was used bibliographical research and field research. In this sense, the bibliographic research allowed the selection of articles in magazines and Internet sites, using the databases: Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Network of Scientific Journals of Latin America, Spain and Portugal (REDALYC). Field research was carried out in an ESF unit in Confins MG. Two types of questionnaires were applied, one for the characterization of the subjects and the other with closed questions based on the Likert Scale. 24 questionnaires were applied. The statements organized in the questionnaire were elaborated considering the bibliographical surveys of the authors that composed the theoretical reference. The results obtained from the field research were confronted with the bibliographical research. Thus, it is understood that the host is a process, is not an exclusive practice of the FHT nor of the health in general, however, the use of procedure in the health services contributes in a positive way so that patients are better attended in their most varied demands. Thus, when answering the problem of this study, based on the field research, it is concluded that 99% of the employees of the ESF Síntia Teixeira have a high level of knowledge about the reception in the most varied aspects of the service, either for the health and safety of the user , either in the reduction of the team's overload, or even in the organization of health care.
Subject: Acolhimento
Humanização dos serviços de saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública no Setor de Saúde (EAD)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31352
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública no Setor de Saúde

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