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dc.contributor.advisor1Ana Marcela Ardila Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830618245719454pt_BR
dc.contributor.referee1Yumi Garcia dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Candice Vidal e Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Renato Guimarães Ribeiropt_BR
dc.creatorGabriela Cicci Fariapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0910809563714588pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T15:17:07Z-
dc.date.available2019-12-03T15:17:07Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31387-
dc.description.abstractThis research focused on the criteria of choice used in urban mobility to reveal complex dynamics in articulations between gender, space and time. We aimed to identify and systematize the selection criteria used by inhabitants of Belo Horizonte in determining their urban mobility paths, making, from there, an analysis of the differences between men, women and women in different contexts. As methodology, quantitative methods of descriptive statistical analysis of the Origin-Destination Survey (2012) were used, as well as qualitative methods of interview and affective mapping. It is concluded that there are deep gender inequalities in the possibilities to be mobile and in on-the-move experiences, these being constantly crossed by particularities of class, race and place of dwelling.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se debruçou sobre os critérios de escolha utilizados na mobilidade urbana para desvelar dinâmicas complexas na relação entre gênero, espaço e tempo. Tivemos como objetivo identificar e sistematizar os critérios de escolha utilizados por habitantes de Belo Horizonte ao determinar seus percursos de mobilidade urbana, fazendo, a partir deles, uma análise quanto às diferenças entre homens, mulheres e mulheres em contextos diversos. Como metodologia foram utilizados métodos quantitativos de análise estatística descritiva da Pesquisa Origem Destino (2012), e também métodos qualitativos de entrevista e mapeamento afetivo do espaço. Concluiu-se que há desigualdades profundas de gênero nas possibilidades e nas experiências de mover-se na cidade, sendo estas constantemente atravessadas por particularidades de classe, raça e local de moradia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.titleCidades possíveis : espaço e gênero em escolhas de mobilidade urbanapt_BR
dc.title.alternativePossible cities: space and gender in urban mobility choicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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