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dc.contributor.advisor1Helena Maria Tarchi Crivellaript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7235126549411503pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Benevidespt_BR
dc.contributor.referee2Claudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.creatorValéria Ayres Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401894897898390pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T22:56:03Z-
dc.date.available2019-12-03T22:56:03Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31396-
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the behavior of entrepreneurs and retail managers in relation to how they process Information Seeking, in order to monitor business environment and its creation of meaning, thus helping the decision making process. The object of observation was a group of micro and small companies in Belo Horizonte and region, which participated in the Local Agents of Innovation Program (ALI), proposed by SEBRAE and CNPq. Having participated in the program, these companies already have gone through the process of raising awareness about the importance of Knowledge Management and informational processes, in order to incresase their competitiveness. The main objective is to identify the difficulties faced by managers and entrepreneurs the Information Seeking process. The study was based on Choo's Three Arenas Model, which was elaborated from three models of Information Seeking, namely: Sense-Making (by Brenda Dervin), Information Seeking Process (ISP) (by Carol Kuhlthau) and the Situational Model (by Robert Taylor). The proposed methodology comprised a mixed process with two stages: first a quantitative step, with the application of questionnaires in 35 companies, to verify their Information Seeking behavior, the reasons presented by the entrepreneurs and managers and the main sources used by them; the second step was qualitative, with the application of semi-structured interviews for a sample of 6 entrepreneurs or managers who participated in the first stage. In the second stage, the respondents were asked more complex questions on their behavior in the Information Seeking process and it was possible to verify the difficulties and obstacles faced by them. The conclusions indicate that several difficulties exist, and they come as a consequence of the managerial style and routine of these fashion retailers. In addition, some obstacles were found to be the result of social and cultural characteristic that are typical of the fashion area: an excess of information, produced not only by specialists, but also by stakeholders in the field and by people who like fashion. All of these form a complex web of data and information. This situation requires an effort of micro and small entrepreneurs to act in various stages and fronts for access and selection of information, whether internal (within the company) or external, which are present in several sources pointed out by the managers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou avaliar o comportamento de empresários e gestores de lojas de varejo no processo de Busca de Informação para monitoramento do ambiente empresarial e criação de significados, para a criação de novos conhecimentos e para a tomada de decisões. O foco de observação se deu em empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte e região, que participaram do programa Agentes Locais de Inovação, proposto pelo SEBRAE e CNPq. Por terem participado do programa, as empresas do universo deste estudo são companhias que já passaram por processos de sensibilização sobre a importância da Gestão do Conhecimento e dos processos informacionais, de forma a garantir sua competitividade. O objetivo principal é identificar as dificuldades enfrentadas pelos gestores e empresários na trajetória de Busca de Informações. O estudo foi baseado na proposta das Três Arenas de Choo, que foi elaborado a partir de trës modelos de Busca de Informação, a saber: Sense-Making (Brenda Dervin), Information Seeking Process – ISP - (Carol Kuhlthau) e o Modelo Situacional (Robert Taylor). A metodologia proposta foi de englobar um processo misto em duas etapas: uma etapa quantitativa, com a aplicação de questionários em 35 empresas, para verificação do comportamento de Busca de Informação, os motivos apresentados pelos empresários e gestores e as principais fontes utilizadas por eles; a segunda etapa foi qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas para uma amostra de 6 empresários ou gestores que participaram na primeira etapa. Nessa segunda etapa, houve um aprofundamento sobre as questões do comportamento no processo de Busca de Informação e verificação das dificuldades e entraves enfrentados. As conclusões apontam que as dificuldades existem, são muitas e se apresentam como uma consequência do estilo gerencial e da rotina desses lojistas de moda; além disso, alguns entraves são fruto da própria questão social e cultural que perpassa pelo campo da moda: um excesso de informações, produzido por especialistas e também por agentes do setor ou ainda por pessoas que gostam de moda, formando uma teia complexa de dados e informações. Essa situação acerca do comportamento dos gestores e ainda acerca do contexto da informação de moda exige um esforço dos micro e pequenos empresários de atuar em várias etapas e frentes para o acesso e a seleção das informações, sejam elas informações internas, da empresa, ou externas, presentes em fontes diversas apontadas pelos gestores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectBusca de informaçõespt_BR
dc.subjectALI SEBRAEpt_BR
dc.subjectVarejo de modapt_BR
dc.subjectMicro e pequena empresa (MPE)pt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherPesquisa de mercadopt_BR
dc.subject.otherLojas de varejo - Belo Horizontept_BR
dc.titleNa teia do conhecimento: a busca de informação no varejo de moda de Belo Horizonte e os entraves enfrentados pelos seus gestorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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