Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Letícia Juliãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032971867774318pt_BR
dc.contributor.referee1Candice Vidal de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Henrique Assis Garciapt_BR
dc.creatorAmanda Dabéss de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070581022891485pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T22:58:50Z-
dc.date.available2019-12-03T22:58:50Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31397-
dc.description.abstractThe research sought to establish a multidisciplinary dialogue between contemporary museology and the field of cultural heritage, understood in its different dimensions, to analyze the Centro de Arte Popular-Cemig (CAP), one of the several museological equipment implanted in the Circuito Liberdade (CL) in Belo Horizonte. With the objective of identifying the assumptions that guided the creation of the CAP in the musealization of representative expressions of the Brazilian cultural heritage, especially references of the art and the popular culture of Minas Gerais, contemporary conceptions of heritage and the thought originated from the Comissão Mineira de Folclore (CMFL). Representative of Brazilian folkloric thinking in Minas Gerais, the CMFL not only supported a practice of collecting art and popular culture but also helped to highlight them as constitutive elements of what came to be understood as "mineiridade". We sought, therefore, to understand how the cultural references of non-hegemonic groups of society are patrimonialised and musealized and to what extent the immaterial dimension of heritage can be recognized within the limits of the CAP. The work approached the CAP in the context of the creation of the CL, problematizing it towards the political and marketing questions that involved the implementation of the Circuito. The museological and museographic programs as well as the narrative of the institution in question were problematized in the face of the notions of culture, heritage and collectivist perspectives identified in the folklorist thought, and also in the face of the conceptions of museology and the thought of the field of contemporary cultural heritage.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa buscou estabelecer um diálogo multidisciplinar entre a museologia contemporânea e o campo do patrimônio cultural, compreendido em suas diferentes dimensões, para analisar o Centro de Arte Popular-Cemig (CAP), um dos vários equipamentos museológicos implantados no Circuito Liberdade (CL) em Belo Horizonte. Com o objetivo de identificar os pressupostos que orientaram a criação do CAP na musealização de expressões representativas do patrimônio cultural brasileiro, em especial de referências da arte e da cultura popular de Minas Gerais, foram confrontadas concepções contemporâneas de patrimônio e o pensamento oriundo da Comissão Mineira de Folclore (CMFL). Representante em Minas Gerais do pensamento folclorista brasileiro, a CMFL não apenas sustentou uma prática de colecionamento da arte e da cultura popular como contribuiu para destacá-las como elementos constitutivos do que veio a ser entendido como “mineiridade”. Buscou-se, portanto, compreender como os referenciais culturais de grupos não hegemônicos da sociedade são patrimonializados e musealizados e em que medida a dimensão imaterial de patrimônio pode ser reconhecida nos limites do CAP. O trabalho abordou o CAP no contexto de criação do CL, problematizando-o perante as questões políticas e mercadológicas que envolveram a implementação do Circuito. Os programas museológico e museográfico, bem como a narrativa expositiva da instituição em questão foram problematizadas em face das noções de cultura, patrimônio e perspectivas colecionistas identificadas no pensamento folclorista, e também em face das concepções da museologia e do pensamento do campo do patrimônio cultural contemporâneos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectComissão Mineira de Folclorept_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural – Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherArte popular – Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherArte folclórica – Minas Geraispt_BR
dc.titleEntre o folclore e o patrimônio: um estudo de caso sobre o Centro de Arte Popular-Cemigpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação AMANDA DABÉSS.pdf4.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.