Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31452
Type: Dissertação
Title: O ensino de inglês e o WhatsApp: propiciamentos além dos muros escolares
Other Titles: English learning and WhatsApp: affordances beyond the school
Authors: Gustavo Rodarte Boechat
First Advisor: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
First Referee: Luciana de Oliveira Silva
Second Referee: Adriana Sales Zardini
Abstract: Este estudo de caso tem como objetivo geral investigar o papel do aplicativo digital WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem, buscando identificar o percentual total de alunos que utilizam essa ferramenta, analisar as contribuições que são trazidas para o estudante e identificar os propiciamentos que é oferecido pelo mesmo aplicativo. Os 17 informantes, alunos da disciplina de inglês, participaram de um grupo criado no próprio aplicativo analisado, realizaram tarefas de apresentação pessoal, recomendação de um ponto turístico utilizando a ferramenta de localização (GPS), utilização de recursos variados com o objetivo de descrever sobre a Semana Santa além de ensinarem aos demais participantes sobre o passado do verbo to be. Os dados foram gerados a partir de questionários online e impresso, por meio de entrevistas semiestruturadas e também a partir dos dados fornecidos por meio das observações realizadas no próprio grupo de Whatsapp. Fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky (1978), na abordagem ecológica de van Lier (2004, 2010), na teoria do scaffolding proposta por Wood, Bruner e Ross (1976) e na teoria das affordances conforme proposição de Gibson (1979), os dados apresentados mostraram que o uso do aplicativo digital é bastante utilizado pelos alunos em circunstâncias e lugares diferentes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades linguísticas além de enriquecer a forma como os estudantes aprendem. Esses resultados sugerem que as ferramentas tecnológicas apresentam benefícios complementares às práticas tradicionais de sala de aula e que é uma ferramenta que tem o potencial para ser mais bem explorada pelos professores, como é o caso da criação de grupos específicos para a prática das diferentes habilidades em Língua Inglesa (LI).
Abstract: This case study aims to investigate the role of the digital app coined WhatsApp in the teaching-learning process. It also intends to identify the total percentage of students who makes use of this digital tool, analyze the contributions brought to them and recognize the affordances that are offered by the same app. The 17 students participated in a group created in the same app, developed some activities and tasks such as personal presentation, recommendation of a touristic attraction using the GPS, use of different resources available in the app aiming to describe about their Holy Week, and teach the other students how to make use of the simple past of be. The data was generated through online and paper questionnaires, semi-structured interviews, and using supplied data from observation produced in the group. Based on Vygotsky sociocultural theory, van Lier ecological approach, Wood, Bruner and Ross scaffolding theory, and Gibson affordances theory, the data showed that the digital app is used in many different circumstances and places by the students and it supports the development of the language skills as well as enriching the way students learn. The results suggest that technological devices present complemented fringe benefits to the traditional practices and it is a tool that has the potential to be better explored by the educators, as it is the case of the creation of specific groups to practice different skills in English.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Língua inglesa – Métodos de ensino
WhatsApp – Software de aplicação
Tecnologia educacional
Aquisição da segunda linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31452
Issue Date: 4-Nov-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons