Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780469P1&tokenCaptchar=03AOLTBLS7h5KsSJ0Ji2zXXjSCMW44D6u4PjIBuF5lRFgKo1tkWB7Q-CzRhqvmmLDBd7KfsnphU346rO_FCX4NGRQWGU7W5XQENckyq4wfSMRNXHzBDvCsvTrXiKCRCcND6lmgUM8Uq4TbPIDtowGw61gGeP7Apmhm7fcZluFfUpAn1aUidwmOUaU7ZAZbqYsuUJTXMMoKuiWbOnAujAqrSxnDVrktFx9AMQXzd3YqWtdwZT0P9GA7Yx1pL8-Dc9cbuKqgA-dkRqHx0vHywhP5RiobwOv7WmdO2i1bWl1UKqrKcvTelrZ3Nopw0LkcRn261rhpAjKUj_TZ2NiOaFNzXbPo2kC97P_-o0uL7tklP7J-buHs11O4dFUUbVCvomM0Qw_9jyNvDY9JQUdIa6XOMuVQPdiXeJrHUZSdO1xBbR8K_I5sL47WKxLUkUEJ6-Lz6zQGJSrmcdfUmhkpRtxEZwlnJBvQh2ohwAPKk0btYeWyzQnfCiqVnFBx2BVKD7gZ-wX1jgiMgp6mpt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Adriana Sales Zardinipt_BR
dc.creatorGustavo Rodarte Boechatpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8880584A8&tokenCaptchar=03AOLTBLThWNdHj2nNE3tEziH0ryU8dj4D7cG7QBz7i9BzkY6IbZVa7ePBO7pYiIO5hZ1th_lvNlsdFdmPHrsrUefFg_ahCuMHVN4KVQgrdyhgSYPxAr0XIFNb9WbRFXzVXEn5Fx0Q91-_VM7uuIr8G6GPuhRWKYIkD47ccHlbu9LI18gpLgsG0XPUpIekbc91llMY-DZx_cRNkKy6akFxicOAsOhubh3d1Z-79IX3nkCNdTFG_szcXYxN8QFllYKEljiuHPaP5Dm5PdEWaoJs8Hxyuc7QC8-vCncOBz5pC-BkgS5rBknm9RqGAXHKlRGru5MuIY_RrU6lEM51fz9bcUf_hoVcYjgHLzSi-Tj_76bUD7kXmn7SlsdTUKFlq2p-rlmXl1zoAv0WFjlVjDLFjQiCaqFepyKhBiuCGCg7rqYriM7t8B6mTEjJA4mME3Bw9Qjy9sWnvZ_BlEBBw6a-d9DbrBk0c6_uRotrqYwgHj1Xmy7_FuYIB4cmTgS7q_kUlU2ogvzZH5DXpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T16:19:55Z-
dc.date.available2019-12-06T16:19:55Z-
dc.date.issued2019-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31452-
dc.description.abstractThis case study aims to investigate the role of the digital app coined WhatsApp in the teaching-learning process. It also intends to identify the total percentage of students who makes use of this digital tool, analyze the contributions brought to them and recognize the affordances that are offered by the same app. The 17 students participated in a group created in the same app, developed some activities and tasks such as personal presentation, recommendation of a touristic attraction using the GPS, use of different resources available in the app aiming to describe about their Holy Week, and teach the other students how to make use of the simple past of be. The data was generated through online and paper questionnaires, semi-structured interviews, and using supplied data from observation produced in the group. Based on Vygotsky sociocultural theory, van Lier ecological approach, Wood, Bruner and Ross scaffolding theory, and Gibson affordances theory, the data showed that the digital app is used in many different circumstances and places by the students and it supports the development of the language skills as well as enriching the way students learn. The results suggest that technological devices present complemented fringe benefits to the traditional practices and it is a tool that has the potential to be better explored by the educators, as it is the case of the creation of specific groups to practice different skills in English.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso tem como objetivo geral investigar o papel do aplicativo digital WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem, buscando identificar o percentual total de alunos que utilizam essa ferramenta, analisar as contribuições que são trazidas para o estudante e identificar os propiciamentos que é oferecido pelo mesmo aplicativo. Os 17 informantes, alunos da disciplina de inglês, participaram de um grupo criado no próprio aplicativo analisado, realizaram tarefas de apresentação pessoal, recomendação de um ponto turístico utilizando a ferramenta de localização (GPS), utilização de recursos variados com o objetivo de descrever sobre a Semana Santa além de ensinarem aos demais participantes sobre o passado do verbo to be. Os dados foram gerados a partir de questionários online e impresso, por meio de entrevistas semiestruturadas e também a partir dos dados fornecidos por meio das observações realizadas no próprio grupo de Whatsapp. Fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky (1978), na abordagem ecológica de van Lier (2004, 2010), na teoria do scaffolding proposta por Wood, Bruner e Ross (1976) e na teoria das affordances conforme proposição de Gibson (1979), os dados apresentados mostraram que o uso do aplicativo digital é bastante utilizado pelos alunos em circunstâncias e lugares diferentes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades linguísticas além de enriquecer a forma como os estudantes aprendem. Esses resultados sugerem que as ferramentas tecnológicas apresentam benefícios complementares às práticas tradicionais de sala de aula e que é uma ferramenta que tem o potencial para ser mais bem explorada pelos professores, como é o caso da criação de grupos específicos para a prática das diferentes habilidades em Língua Inglesa (LI).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAffordancespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPropiciamentospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherWhatsApp – Software de aplicaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.titleO ensino de inglês e o WhatsApp: propiciamentos além dos muros escolarespt_BR
dc.title.alternativeEnglish learning and WhatsApp: affordances beyond the schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons