Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3179079966117749pt_BR
dc.contributor.referee1Fabrício José Nascimento da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Alcenir Soares dos Reispt_BR
dc.contributor.referee3Camila Maciel Campolina Alves Mantovanipt_BR
dc.contributor.referee4Lorena Tavares de Paulapt_BR
dc.creatorManoel de Oliveira Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649252863936563pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T20:50:11Z-
dc.date.available2019-12-10T20:50:11Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31507-
dc.description.abstractThe present study analyzed the scientific dissemination work carried out by the Minas Faz Children's Science Magazine, edited by the Foundation for Research Support in the State of Minas Gerais (FAPEMIG) and its contribution to the popularization of science in the State of Minas Gerais. For this the main objectives of the research were to identify the concept of science expressed in the editorials and in the topics addressed in the editions; the possibilities of building scientific citizenship from the scientific dissemination carried out by the journal; the media discourse as an instrument for translating scientific knowledge into the journal's public; the graphic and iconographic aspects, used as language resources for the compression of the topics covered. For the background of the research, the theoretical framework raised sought to take into account the concepts of scientific dissemination and popularization of science; information as a duty of the State and as a social right, the construction of citizenship through educational processes and the characteristics of media discourse. As an exploratory and descriptive research, the editions published in the months of December of the years of 2015, 2016 and 2017 were chosen as the corpus of the study, during which period the physical and electronic recording of reports were collected , editorials, interviews and photographs published by the magazine and which were constituted in the analyzed material. The data collected were organized and classified in a table, taking into account the topics covered, the titles and the number of reports per theme in each edition of the journal. From this survey and the classification, an analysis was carried out considering the previously established criteria, being the editorials first, followed by the reports. The analysis of the material demonstrated that the concept of science expressed by the magazine Minas Faz Children's Science goes through the understanding that science is an activity that is present in people's daily life and confirmed the hypothesis raised by the research project that the work of dissemination in the three editions published so far, contributes to the popularization of science. The approach and use of textual and graphic resources with the aim of facilitating the understanding of the topics treated in the reports bring the reader closer to the universe of science and opens possibilities for the realization of a citizen science where the reader can become an agent that contributes to the development of science itself.pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresentado analisou o trabalho de divulgação cientifica realizado pela Revista Minas Faz Ciência Infantil, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e sua contribuição para a popularização da ciência no Estado de Minas Gerais. Para isso os objetivos principais da pesquisa foram identificar o conceito de ciência expresso nos editoriais e nas temáticas abordadas nas edições; as possibilidades de construção da cidadania científica a partir da divulgação científica realizada pela revista; o discurso midiático como instrumento de tradução do conhecimento científico para o público da revista; os aspectos gráficos e iconográficos, utilizados como recursos de linguagem para a compressão dos temas abordados. Para embasamento da pesquisa, o referencial teórico levantado procurou levar em consideração os conceitos de divulgação científica e popularização da ciência; a informação como dever do Estado e como direito social, a construção da cidadania por meio dos processos educacionais e as características do discurso midiático. Tratando-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, foi eleito como corpus do estudo as edições publicadas nos meses de dezembro dos anos de 2015, 2016 e 2017, período em que houve a coleta, tanto por meio físico quanto por meio eletrônico, de reportagens, editoriais, entrevistas e fotografias publicadas pela revista e que se constituíram no material analisado. Os dados coletados foram organizados e classificados em uma tabela, levando em consideração os temas abordados, os títulos e a quantidade de reportagens por tema em cada edição da revista. A partir deste levantamento e da classificação, empreendeu-se uma análise considerando os critérios estabelecidos anteriormente, sendo os editoriais em primeiro lugar, seguidos das reportagens. A análise do material demonstrou que o conceito de ciência expresso pela revista Minas Faz Ciência Infantil passa pelo entendimento de que a ciência é uma atividade que está presente na vida diária das pessoas e confirmou a hipótese inicial da pesquisa de que o trabalho de divulgação científica realizado pela revista, em suas três edições publicadas até o momento contribui para a popularização da ciência. A abordagem e a utilização de recursos textuais e gráficos com o objetivo de facilitar a compreensão dos temas tratados nas reportagens aproximam o leitor do universo da ciência e abre possibilidades para a realização de uma ciência cidadã, onde o leitor pode se transformar em um agente que contribui para o desenvolvimento da própria ciência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPopularização da ciênciapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherDivulgação científicapt_BR
dc.subject.otherCiência – Literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.otherCidadaniapt_BR
dc.titleDivulgação científica e cidadania nas páginas da revista Minas Faz Ciência Infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.