Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31532
Tipo: Dissertação
Título: Associação entre a educação materna e mortalidade das crianças menores de 5 anos de idade na Guiné-Bissau: uma análise dos nascidos vivos únicos reportados pelas mães no MICS 2014
Autor(es): Iaia Cote Balde
Primeiro Orientador: Bernardo Lanza Queiroz
Primeiro Coorientador: Luciana Soares Luz do Amaral
Primeiro membro da banca : Laura Lídia Rodríguez Wong
Segundo membro da banca: Luciana Conceição de Lima
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar a associação entre a educação materna e mortalidade das crianças menores de cinco anos de idade (mortalidade infantil e mortalidade na infância) na Guiné-Bissau, utilizando os dados da quinta rodada do Multiple Indicator Cluster Survey (MICS). Foram analisadas, as informações dos nascidos vivos únicos (nascimentos simples) de 2000-2014 reportados pelas mães no MICS 2014. A relação inversa entre a educação materna e mortalidade das crianças foi encontrada em várias regiões dos países em desenvolvimento, incluindo a África Subsaariana. No entanto, raro são os estudos em Guiné-Bissau que dão ênfase á associação entre a educação materna e mortalidade das crianças, apesar de existir várias contribuições no que refere aos determinantes da mortalidade das crianças menores de cinco anos. Considerando por um lado, o Framework de Mosley e Chen sobre o estudo dos determinantes da mortalidade das crianças nos países em desenvolvimento e, por outro lado, vários estudos voltados ao entendimento da associação entre a educação materna e mortalidade das crianças menores de cinco anos de idade, foram estabelecidas duas hipóteses: espera-se que a educação materna esteja associada a mortalidade infantil na ausência e, na presença dos demais fatores associados; espera-se que a educação materna esteja associada a mortalidade na infância, na ausência e na presença dos demais fatores. Duas análises foram realizadas para investigar a associação entre educação materna e mortalidade das crianças menores de 5 nos de idade, utilizando o método de regressão logística binária cujo variável resposta é ocorrência ou não de óbito (mortalidade infantil e mortalidade na infância, dependendo do caso) sendo zero (0) a não ocorrência e um (1) a ocorrência de óbito. A análise 1 permitiu estabelecer a associação estatística entre a educação materna e mortalidade das crianças menores de 5 anos (infantil e infância) na ausência dos demais fatores associados. A análise 2 permitiu avaliar a associação entre educação materna e mortalidade das crianças menores de 5 anos de idade (infantil, infância) na presença dos demais fatores associados. Os resultados apontaram a existência de uma associação negativa entre a educação materna e mortalidade na infância, na presença e na ausência das outras covariadas. Entretanto, a educação materna não esteve associada a mortalidade infantil ao mesmo tempo na presença e ausência das outras covariadas, o que vai ao contrário do que tem sido apontado na literatura. Nível de educação secundaria e mais esteve associado significativamente a redução nos níveis de mortalidade na infância. Politicas publicas que promovem a educação das mulheres, podem ter repercussões positivas na saúde e sobrevivência das crianças menores de 5 anos de idade na Guiné-Bissau.
Abstract: The objective of this study was to analyze the association between maternal education and mortality of children under five years of age (infant mortality and child mortality) in Guinea-Bissau, using data from the fifth round of the Multiple Indicator Cluster Survey (MICS). We analyzed information on single births from 2000-2014 reported by mothers during MICS 2014. The inverse relationship between maternal education and child mortality was found in large regions of developing countries, including sub-Saharan Africa. However, there are few studies in Guinea-Bissau that emphasize the association between maternal education and child mortality, although there are many contributions to the study of the determinants of under-five years mortality. Considering, on the one hand, the Mosley and Chen Framework on the study of the determinants of child mortality in developing countries and, on the other hand, several studies aimed to understand the association between maternal education and mortality of children under five years of age two hypotheses were established: maternal education is expected to be associated with infant mortality in the absence and in the presence of the other associated factors; maternal education is expected to be associated with child mortality in the absence and presence of other factors. Two analyzes were used to investigate the association between maternal education and mortality of children under 5 years of age, using binary logistic regression method whose variable response is occurrence or non-occurrence of death (infant mortality and child mortality, depending on the case) being zero (0) the non-occurrence and one (1) the occurrence of death. Analysis 1 allowed to establish the statistical association between maternal education and mortality of children under 5 years (infant and child mortality) in the absence of the other associated factors. Analysis 2 allowed to evaluate the association between maternal education and mortality of children under 5 years of age in the presence of the other associated factors. The results pointed out the existence of a negative association between maternal education and child mortality, in the presence and absence of other factors. However, maternal education was not associated with infant mortality at the same time in the presence and absence of other covariates, which is contrary to what has been pointed out in the literature. Secondary and further education levels were significantly associated with reduced levels of child mortality. Public policies that promote education of women can have positive impact on the health and survival of children under 5 years of age in Guinea-Bissau.
Assunto: Assistência a maternidade e a infancia
Mortalidade infantil
Guiné-Bissau
Demografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31532
Data do documento: 29-Abr-2014
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