Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31542
Type: Dissertação
Title: Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
Authors: Rafael Fernandes Ferreira
First Advisor: Ricardo Silveira Martins
First Referee: Marcelo Bronzo Ladeira
Second Referee: André Luís de Castro Moura Duarte
Abstract: O aumento da população que vive em áreas urbanas é um fato constatado em todo o mundo. No entanto, a intensificação da urbanização não é acompanhada por um devido planejamento. Tal fato resulta em vias que não comportam grandes fluxos de veículos, o que leva a degradação da mobilidade urbana. A baixa mobilidade afeta o transporte de cargas das empresas, elevando seu custo e reduzindo seu nível de serviço. Para as empresas do ecommerce, o serviço de entrega de mercadorias é um dos principais elementos que influenciam a satisfação do cliente, logo a redução da mobilidade pode impactar sobre a sua rentabilidade. Este trabalho tem por objetivo compreender os impactos da mobilidade urbana no frete dos serviços de entrega de mercadorias das empresas do e-commerce. Para isso, compras de diferentes produtos foram simuladas em sites de empresas do e-commerce com entregas em regiões com diferentes níveis de mobilidade urbana. Os fretes coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de correlação, teste de média e árvore de classificação e regressão. Para complementar os resultados encontrados, uma entrevista semiestruturada com representantes de diferentes organizações relacionadas com a entrega de mercadorias do e-commerce foi aplicada com a finalidade de se compreender o processo de precificação das entregas e os impactos da mobilidade urbana nessa operação sob a perspectiva prática. O resultado das análises dos dados indica que, na amostra de preços de entrega coletados, não existe diferença estatística de frete para entregas em regiões com baixos e altos níveis de mobilidade. Tal fato pode ser explicado pela falta de atribuição estratégica à logística, por parte das empresas, e pelo alto volume de entregas em regiões de baixa mobilidade, o que faz com que os custos extras das entregas sejam rateados pelo seu grande número.
Abstract: The increase of the population who live in urban areas is a proven worldwide fact. However, a proper planning cover does not monitor the urbanization reinforcement. Such fact lead to ways that do not comprise a great flow of vehicles, which takes to degradation of urban mobility. The low mobility affects the low shipping of the companies, which raises its cost and reduces the service level. For e-commerce companies, the delivery of the goods is one of the main elements that influence client satisfaction, therefore reducing mobility can influence the profitability. This paper aims to understand the effects of urban mobility in shipping delivery services of e-commerce companies. In order to do that, purchases from different products were simulated in e-commerce companies, which deliver their goods in different levels of urban mobility regions. The collected freights were analyzed through descriptive statistics, correlation analyzes, average trial and classification and regression tree. To complement the results it was applied a semistructured interview with reps from different organizations related to the delivery of goods, the purpose of such interview is to understand the pricing process and the effects of urban mobility at this operation from a practical perspective. The result from analyzing the data points that, there is no statistical difference of shipping for deliveries in regions with both high and low mobility levels. Such fact can be explained due to the lack of strategic allocation to logistics, by the companies, and also for the high volume of deliveries in low mobility regions, which makes the high cost of them be shared because by its high number.
Subject: Comércio eletrônico
Logística empresarial
Transporte urbano
Urbanização
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31542
Issue Date: 22-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.