Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31594
Type: Dissertação
Title: O preço da emoção: as transformações no custo do lazer futebolístico no Estádio Mineirão entre 1994 e 2018
Other Titles: The emotion price: the transformations in the cost of soccer leisure at Mineirão Stadium between 1994 and 2018
Authors: Felipe Pereira de Queiroz
First Advisor: Silvio Ricardo da Silva
First Referee: Marcelo Weishaupt Proni
Second Referee: Victor Andrade de Melo
Abstract: O futebol e, mais especificadamente, o torcer em estádios faz parte do imaginário social brasileiro como um lazer tipicamente popular. As discussões, a partir da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, entorno das transformações que envolveram essa prática pautaram-se dentre as diversas questões na dimensão econômica. O encarecimento no preço do ingresso, centralidade do debate, mostrou-se como principal razão para uma percepção, compartilhada nos meios de comunicação, de elitização e consequente exclusão no torcer em estádios. Diante disso, a presente pesquisa buscou compreender as transformações econômicas ocorridas no custo do lazer futebolístico no estádio Mineirão entre 1994 e 2018. Para tanto, traçou-se o comportamento no preço dos ingressos durante o período correlacionando com variáveis econômicas representativas, inflação e porcentagem do salário mínimo. Além disso, registrou-se a taxa de ocupação do estádio durante todo período, no intuito de refletir sobre a demanda observada. A fonte utilizada para consulta às informações tabuladas em um banco de dados foram as fichas técnicas conhecidas como Borderôs. Esses documentos estavam disponíveis no site oficial do Estádio Mineirão. A metodologia utilizada para análise dos registros no banco de dados foi a estatística descritiva. Além das análises do cenário geral agregado e casos específicos como o período da Copa do Mundo de 2014 e o campeonato brasileiro de 1999, apresentou-se um conjunto de gráficos para cada campeonato, quais sejam: Brasileirão; Campeonato Mineiro; Copa do Brasil; Libertadores; Copa Sul-Americana. Os dados tratados foram capazes de mostrar graficamente a evoluções dos preços dos ingressos de maneira que foi possível identificar padrões e inferir sobre fenômenos internos e externos que influenciam o torcer em estádios. A escolha das variáveis representativas cumpriram a função de dimensionar os resultados econômicos para o debate público e acadêmico. Algumas constatações foram identificadas como mais relevantes na explicação das transformações. A primeira delas é a baixa correlação com a inflação observada, permitindo inferir que o preço dos ingressos é pouco influenciado pelo comportamento geral dos preços do mercado. Porém, do ponto de vista da renda média do torcedor, observa-se que as mudanças macroeconômicas, como o aumento real do salário do mínimo, contribuem para dimensionar o custo de oportunidade envolvido na decisão de ir ao estádio. Constatou-se que com a reinauguração do Mineirão para Copa do Mundo os preços dos ingressos, que antes apresentavam uma relativa estabilidade entres os diferentes momentos da competição, começaram a funcionar com variações de curto prazo. Os preços tornaram-se dinâmicos, de acordo com a expectativa de público do jogo ou da competição. A proporção percentual nos aumentos em jogos, ou competições de maior apelo, observados a partir de 2013, promoveram uma elitização e consequente exclusão no acesso a certos tipos de emoção. Em contrapartida, no cenário agregado, com exceção do triênio 2013-2015, essa percepção é relativizada, na medida em que os preços apresentaram uma equivalência se compararmos o início e o fim da série. A média mais observada da taxa de ocupação não atingiu 30% da capacidade do estádio. Apenas nos anos de 2013, 2014 e 2018 essa média aproxima-se dos 50%. Diante disso, a pesquisa propôs uma reflexão mais aprofundada, do ponto de vista econômico, na formação de preços dos ingressos, entendendo o potencial do resgate do estádio como um espaço de diversidade econômica que retome uma maior centralidade na formação do torcedor, a fim de promover opções de lazer no ambiente público, eliminando ao máximo suas barreiras econômicas, e oferecendo possibilidades de acesso a certos tipos de emoção a um número cada vez maior de torcedores.
Abstract: Football and, more specifically, supporting in stadiums is part of the Brazilian social imaginary as a typically popular leisure. The discussions, based on the choice of Brazil as host of the 2014 World Cup, surrounding the transformations that involved this practice, were based on the various issues in the economic dimension. The increase in the price of admission, the centrality of the debate, was shown as the main reason for a perception, shared in the media, of elitisation and consequent exclusion in supporting in stages. Therefore, the present research sought to understand the economic transformations that occurred in the cost of soccer leisure in the Mineirão stadium between 1994 and 2018. For this, the behavior in the price of the tickets during the period was traced correlating with representative economic variables, inflation and percentage of the minimum wage. In addition, the occupation rate of the stadium was recorded throughout the period, in order to reflect on the observed demand. The source used to consult the information tabulated in a database was the datasheets known as Borderôs. These documents were available on the official website of the Mineirão Stadium. The methodology used to analyze the records in the database was the descriptive statistics. In addition to the analyzes of the general aggregate scenario and specific cases such as the World Cup period of 2014 and the Brazilian Championship of 1999, a set of charts for each championship were presented, namely: Brasileirão; Mineiro Championship; Brazil's Cup; Liberators; South American Cup. The data treated were able to show graphically the evolution of the prices of the tickets so that it was possible to identify patterns and infer about internal and external phenomena that influence the supporting in stages. The choice of the representative variables fulfilled the function of dimensioning the economic results for the public and academic debate. Some findings were identified as more relevant in explaining the transformations. The first one is the low correlation with observed inflation, allowing to infer that the price of the inflows is little influenced by the general behavior of market prices. However, from the point of view of the average income of the supporter, it is observed that the macroeconomic changes, such as the real increase of the minimum wage, contribute to the dimension of the opportunity cost involved in the decision to go to the stadium. It was found that with the re-inauguration of the Mineirão for the World Cup ticket prices, which previously presented a relative stability between the different moments of the competition, began to work with short-term variations. Prices have become dynamic, according to the public expectation of the game or the competition. The percentage proportion in increases in games, or competitions of greater appeal, observed from 2013, promoted an elitism and consequent exclusion in the access to certain types of emotion. On the other hand, in the aggregate scenario, with the exception of the triennium 2013-2015, this perception is relativized, insofar as prices presented an equivalence if we compare the beginning and the end of the series. The most observed average of the occupation rate did not reach 30% of the capacity of the stadium. In the years 2013, 2014 and 2018, this average is close to 50%. Therefore, the research proposed a more in-depth reflection, from an economic point of view, on the formation of ticket prices, understanding the potential of the rescue of the stadium as a space of economic diversity that retakes a greater centrality in the formation of the supporter, in order to promoting leisure options in the public environment, eliminating their economic barriers as much as possible, and offering access to certain types of excitement to more and more fans.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31594
Issue Date: 19-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe_Pereira_de_Queiroz_Dissertação.pdfDissertação de Mestrado - Estudos do Lazer - Felipe Pereira de Queiroz2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.