Development of an intelligent parking duplicator mechanical device
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Desenvolvimento de um dispositivo mecânico inteligente duplicador de estacionamento
Primeiro orientador
Membros da banca
Dimas Abreu Archanjo Dutra
Danilo Amaral
Danilo Amaral
Resumo
As in (JUNIOR, ALENCAR e JOHN, 2011) and (A proporção de habitantes por carro nas capitais, 2016), the extensive increase in the fleet of vehicles in urban centers brings the challenge of parking several vehicles in confined spaces. A possible solution to this problem is the development of high-tech parking systems capable of parking multiple vehicles in limited spaces. The current thesis presents a solution to this problem and consists of developing a parking duplicator device that allows parking two vehicles in the space required to park only one. The solution is to lift one of the vehicles so that the other one can occupy the space below it. The device’s development was achieved by means of stress-strain analysis and CAD/CAM techniques. First, the design characteristics of the parking system were defined, and a conceptual design was developed. The structural analysis was then performed. The obtained results were used in the dimensioning of the elements determining its dimensions. Next, the solutions were refined through finite element analysis. Finally, a virtual prototype and a detailed project were developed mainly in the software SOLIDWORKS® v. 2019. And a reduced scale prototype was 3D printed. The obtained structure was a simple and inexpensive solution optimizing the parking system. The proposed device presents simple and innovative configuration and drive (with movable pulley) besides the characteristic of being able to be easily manufactured and assembled in series, which provides lower final cost of the product and characterizes it, along with its other attributes, as a great invention compared to the similar equipment currently available on the market, hitherto patented or in the state of the art. A patent application was deposited under the registration number BR1020170118142.
Abstract
Tal como em (JUNIOR, ALENCAR e JOHN, 2011) e (A proporção de habitantes por carro nas capitais, 2016), o grande aumento da frota de veículos nos centros urbanos traz o desafio de estacionar vários veículos em espaços confinados. Uma possível solução para este problema está no desenvolvimento de sistemas de estacionamento de alta tecnologia capazes de estacionar múltiplos veículos em espaços limitados. A presente dissertação apresenta uma solução para este problema e consiste no desenvolvimento de um dispositivo duplicador de estacionamento que permite estacionar dois veículos no espaço necessário para estacionar apenas um. A solução é levantar um dos veículos, para que o outro possa ocupar o espaço abaixo dele. O desenvolvimento do dispositivo foi realizado por meio de análises de tensão-deformação e técnicas de CAD/CAM. Primeiro, as características de projeto do sistema de estacionamento foram definidas e um projeto conceitual foi desenvolvido. Então a análise estrutural foi realizada. Os resultados obtidos foram utilizados no dimensionamento dos elementos determinando as suas dimensões. Em seguida as soluções foram refinadas através da análise de elementos finitos. Por fim, um protótipo virtual e um projeto detalhado foram desenvolvidos principalmente no software SOLIDWORKS® v. 2019. E um protótipo em escala reduzida foi impresso em 3D. A estrutura obtida foi uma solução simples e de baixo custo otimizando o sistema de estacionamento. O dispositivo proposto apresenta configuração e acionamento simples e inovador (com polia móvel) além das característica de poder ser facilmente fabricado e montado em série, o que proporciona menor custo final do produto acabado e o caracteriza, juntamente com seus demais atributos, como uma grande invenção em comparação com os equipamentos similares atualmente disponíveis no mercado, até então patenteado ou no estado da arte. Um pedido de patente foi depositado sob o número de registro BR1020170118142.
Assunto
Engenharia mecânica, Automóveis - Estacionamento, Método dos elementos finitos, Sistemas especialistas (Computação)
Palavras-chave
Parking duplicator, Second class lever, Movable pulley, Shear pin, Stress-strain analysis, Finite element analysis, Intelligent system
Citação
Departamento
Endereço externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
