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http://hdl.handle.net/1843/31662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Thaís Porlan de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4681384589017435 | pt_BR |
dc.creator | Hebert Gonçalves Straehl | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5656031978971281 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-26T20:25:59Z | - |
dc.date.available | 2019-12-26T20:25:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31662 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias didáticas utilizadas na disciplina prática de Análise do Comportamento em instituições de ensino superior brasileiras, resgatando possíveis variáveis históricas e contextuais que influenciaram as mudanças nessa prática ao longo dos últimos dez anos. Para tanto, recorreu-se aos conceitos de práticas pedagógicas e utilização de animais não humanos vivos para ensino e pesquisa, além de se contextualizar a questão tendo em vista o conhecimento e as consequências da promulgação da Lei Arouca (Lei nº 11.794/2008) para a sobrevivência do laboratório didático de Análise Experimental do Comportamento. Na metodologia foram conjugados dois tipo de pesquisa: uma pesquisa documental e algumas estratégias de amostragem em bola de neve para localizar os participantes por intermédio de informantes-chave. A coleta de dados constituiu em entrevista semiestruturada e foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa do material coletado. Participaram desse estudo 40 professores de instituições de ensino superior públicas e privadas. Os resultados permitiram observar que a estratégia didática mais utilizada entre os participantes continua sendo o laboratório didático de Análise Experimental do Comportamento, seguido de práticas com seres humanos e softwares e que, além disso, alguns participantes não utilizam nenhuma atividade prática; correlato a esses, os dados mostram que não há consenso entre os participantes acerca das atividades práticas utilizadas para substituição dos animais não humanos no ensino de AEC. Permite-se discutir que o avanço no debate sobre a busca de alternativas para o ensino da prática, especialmente após a promulgação da Lei Arouca, é necessário e urgente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Laboratório didático | pt_BR |
dc.subject | Análise experimental do comportamento | pt_BR |
dc.subject | Lei 11794/2008 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de psicologia | pt_BR |
dc.title | As modificações das práticas pedagógicas em psicologia utilizando animais não humanos no laboratório didático e os impactos no ensino da análise do comportamento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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As modificações das práticas pedagógicas em Psicologia utilizando animais não humanos no laboratório didático e os impactos no ensino da Análise do Comportamen.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
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