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Type: Dissertação
Title: A educação para o trânsito como tema transversal: fundamentação pedagógica, ideológica e legal
Authors: Roberta Torres Lima
First Advisor: Fernando Madalena Volpe
Abstract: Embora a taxa de mortalidade proporcional por acidentes de transporte terrestre de crianças e adolescentes em idade entre 5 a 14 anos apresente uma tendência de redução, estes acidentes continuam sendo a primeira causa de morte nessa faixa etária. A infância é uma fase da vida muito importante e delicada e requer investimentos de suporte social e afetivo. Existe uma associação entre o nível de escolaridade dos indivíduos e sua participação em novas atividades educativas e culturais e é neste sentido que a educação para o trânsito se apresenta. O objetivo desta pesquisa foi apresentar a fundamentação pedagógica, ideológica e legal para a implantação da educação para o trânsito como tema transversal nas escolas do ensino fundamental. Para tal, foi conduzido um estudo teórico-conceitual embasado em pesquisa documental, constituindo-se em uma revisão não sistemática da literatura e da legislação, pertinentes à educação para o trânsito aplicada como tema transversal para crianças e adolescentes do ensino fundamental. Os Temas Transversais são caracterizados por um conjunto de novos assuntos incorporados ao currículo, demandados por questões sociais apresentadas para uma reflexão dos alunos. No contexto da transversalidade encontramos os elementos que subsidiam e orientam as possibilidades e os métodos de trabalho para interferir nos rumos da educação para o trânsito instigando atitudes críticas e questionadoras. Para a teoria do desenvolvimento infantil, julgamentos perceptivos e respostas motoras só são aprendidos no contexto em que ocorrem ou correlatos a ele. Para Piaget e Vygotsky, aprender é um processo de construção conceitual em que atividades complexas têm como base as atividades mais simples. Considerando a capacidade das crianças de internalizar precocemente as normas sociais e as regras de acordo com seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial, pode-se hipotetizar que quanto antes for oferecidas informações sobre os meios seguros de utilização do espaço que acontece no trânsito, mais cedo as crianças estarão preparadas para um sistema que ainda é imperfeito e por isso, perigoso. A educação para o trânsito como tema transversal encontra fundamento pedagógico nas teorias de Decroly, Freinet, Blonsky, Krupslaia, Dewey e Kilpatrick, reforçadas pelas referências de Araújo, Moreno, Sastre, Busquets, Leal e Roldão. Sua aplicação no contexto do ensino fundamental é condizente com as ideias de Piaget e Vygotsky. A legislação de trânsito brasileira está em consonância com as recomendações da UNESCO que organizou o processo educativo em torno dos Quatro Pilares da Educação, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais fundamentando-a ideologicamente. O Código de Trânsito Brasileiro, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito e Ministério da Educação e as portarias do Departamento Nacional de Trânsito determinam que a educação para o trânsito seja um direito do cidadão e deve ser realizada em todos os níveis formais de ensino e os esforços governamentais confluíram para a decisão administrativa da utilização da transversalidade do tema trânsito integrada às áreas ditas tradicionais, de forma a estar presente em todas elas. Medidas educativas têm sido defendidas como um meio de ensinar as crianças a lidar com o ambiente trânsito e embora sua fundamentação pedagógica, ideológica e legal esteja clara e incisivamente estabelecida, a sua implementação encontra limitações significativas dificultando o alcance dos objetivos esperados.
Abstract: Although the mortality rate that is proportional to road accidents of children and adolescents- aged 5 to 14 years -present a downward trend, these accidents remain the leading cause of death in this age group. Childhood is a very important stage of life and delicate requiring social and emotional support investments. There is an association between the level of education of individuals and their participation in new educational and cultural activities and is in this sense that traffic education is presented. The objective of this research is to present the pedagogical reasons, ideological and legal for the implementation of traffic education as a crosscutting theme in elementary schools. To this end, we conducted a theoretical and conceptual study grounded in documentary research, being in a non-systematic review of literature and legislation relevant to education for transit applied as a cross-cutting issue for children and young elementary school. The Transversal themes are characterized by a set of new issues incorporated into the curriculum, demanded by social issues presented to reflect the students. In the context of mainstreaming to be found the elements that support and guide the opportunities and working methods to interfere in the direction of traffic education instigating criticism and questioning attitudes. For the theory of child development, perceptual judgments and motor responses are learned only in the context in which they occur or related to it. For Piaget and Vygotsky, learning is conceptual construction process in which complex activities are based on the simplest activities. Considering the ability of children to early internalize social norms and rules according to their cognitive and psychosocial development, one can hypothesize that as soon as they are offered information on the safe means of using space that happens in traffic, earlier children will be prepared for a system that is still imperfect and therefore dangerous. The traffic education as a crosscutting theme is educational foundation in the theories of Decroly, Freinet, Blonsky, Krupslaia, Dewey and Kilpatrick, reinforced references by Araújo, Moreno Sastre, Busquets, Leal and Roldão. Its application in the context of primary education is consistent with the ideas of Piaget and Vygotsky. The Brazilian traffic legislation is acting according to UNESCO recommendations, which organized the educational process around the Four Pillars of Education, in addition to the National Curriculum Parameters basing it ideologically. The Brazilian Traffic Code, the resolutions of the National Traffic Council and Ministry of Education and the ordinances of the National Traffic Department determine that the traffic education is a civil right and should be performed in all formal levels of education and government efforts converged to the administrative decision of using transversal theme integrated transit to so-called traditional areas in order to be present in all of them. educational measures have been advocated as a means of teaching children to cope with the traffic environment and although their pedagogical reasons, ideological and legal is clear and pointedly established, the implementation has significant limitations making it difficult to achieve the expected goals.
Subject: Educação
Acidentes de Trânsito
Adolescente
Criança
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31708
Issue Date: 8-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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