Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31753
Type: Tese
Title: Gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação em empresas colombianas que adotam o teletrabalho
Other Titles: Knowledge management, organizational learning and innovation in colombian companies with teleworking
Gestión del conocimiento, aprendizaje organizacional e innovación en empresas con sistemas de teletrabajo.
Authors: Beatriz Elena Hernandez Arias
First Advisor: Marta Araújo Tavares Ferreira
Abstract: O teletrabalho é a atividade de tipo laboral que é realizada fora do local da empresa, apoiado no uso das tecnologias da informação e comunicação. Este tipo de trabalho permite interconexão em rede entre empresas e teletrabalhadores. Porém, não é claro como o conhecimento pode ser gerado, compartilhado e gerido nas empresas que adotam esse sistema. Segundo a literatura, a maioria das pesquisas no campo do teletrabalho busca medir seus impactos sobre a mobilidade, os salários, a flexibilidade laboral ou a produtividade. Porém, poucos estudos estão focados em conhecer a relação do teletrabalho com a gestão do conhecimento, a aprendizagem ou a inovação na empresa. A presente pesquisa de doutoramento foi financiada com recursos do programa PAEC-OEA, CAPES e teve por objetivo analisar a adoção de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento em empresas colombianas com teletrabalho. Para executá-la, realizou-se pesquisa do tipo survey. Usou-se a estatística inferencial através de uma técnica de amostragem não probabilística. As unidades de análise foram os teletrabalhadores e coordenadores de teletrabalho das empresas colombianas que têm subscrito o pacto pelo teletrabalho com a Organización para el Teletrabajo. Utilizou-se escala do tipo Likert aplicada a perguntas fechadas. A análise de dados foi baseada na estatística multivariada por contar com duas variáveis independentes (práticas de gestão de conhecimento e ferramentas tecnológicas para gestão de conhecimento) e duas dependentes (aprendizagem organizacional e inovação). Conclui-se que o teletrabalho apresenta vantagens tanto para a empresa quanto para o teletrabalhador. Também, que existe relação causal entre algumas práticas e ferramentas de gestão de conhecimento com a aprendizagem organizacional e a inovação. Porém, a flexibilidade do teletrabalho pode influenciar negativamente na aprendizagem e na inovação, especialmente no compartilhamento de conhecimento, já que este necessita de comunicação direta entre teletrabalhadores e não teletrabalhadores.
Abstract: Teleworking is a work-type activity that takes place off-site, supported by the use of information and communication technologies. This type of work allows network interconnection between companies and teleworkers. However, it is not clear how knowledge can be generated, shared and managed in companies that adopt this system. According to the literature, most research in the field of teleworking seeks to measure its impacts on mobility, wages, labor flexibility or productivity. However, few studies are focused on exploring the relationship of teleworking with knowledge management, learning or innovation in the company. This PhD research was funded with resources from the PAEC-OAS, CAPES program and aimed to analyze the adoption of knowledge management practices and tools in Colombian companies with teleworking. To perform it, a survey was conducted. Inferential statistics was used through a non-probabilistic sampling technique. The units of analysis were the employees of the Colombian companies that have signed the pact for teleworking with the Organización para el Teletrabajo. Likert scale applied to closed questions was used. Data analysis was based on multivariate statistics as it had two independent variables (knowledge management practices and technological tools for knowledge management) and two dependent variables (organizational learning and innovation). It is concluded that teleworking has advantages for both the company and the teleworker. Also, that there is a causal relationship between some knowledge management practices and tools with organizational learning and innovation. However, the flexibility of teleworking can negatively influence learning and innovation, especially knowledge sharing, as it needs direct communication between teleworkers and non-teleworkers.
Subject: Ciência da Informação
Gestão do conhecimento
Teletrabalho
Aprendizagem organizacional
Tecnologia da informação
Comunicação na tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31753
Issue Date: 29-Aug-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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