Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31768
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Mulheres e docência : fatores identitários da profissão docente
Autor(es): Gabriela Espíndola Bitencourt Lopes da Silva
primer Tutor: Yumi Garcia dos Santos
primer miembro del tribunal : Isabella Tymburibá Elian
Resumen: Este trabalho possui o objetivo geral de investigar porque as mulheres predominam no campo da docência no ensino fundamental em Minas Gerais; apresentar o panorama geral sobre o número de professoras e professores no Brasil e em Minas Gerais; conceituar as vertentes identidade e diferença; discutir sobre a mulher no campo da docência levando em conta fatores identitários. Pode-se inferir que a partir das considerações de Silva (2000), que a identidade é produzida num contexto social e cultural isto é ilustrado no âmbito nacional no que se refere a incidência de aproximadamente 82,51% de mulheres no ensino fundamental no Brasil em contrapartida aproximadamente 18,79% é a representação dos homens nesta mesma modalidade de ensino. O fator identitário também não foi diferente em Minas Gerais, pois verifica-se a incidência de um fragmento significativo do número de mulheres na profissão de professor (a), isto pode ser destacado e representado aproximadamente 86,47% de um segmento significativo de mulheres na profissão de professor (a) no ensino fundamental e 12,53% representados, aproximadamente por homens na mesma modalidade de ensino. Ao levar em conta o fator identitário percebe-se que Louro (1997) corrobora que a escola é atravessada por “gêneros” e que deve-se pensar na instituição escolar a partir da ótica social. Neste caso, considera-se que para um fragmento significativo de mulheres existem fatores inerentes a sua identidade que as proporcionam a escolha de serem professoras, fatores esses que também se modificaram ao longo dos séculos, assim como a sociedade também se modificou, e que a escolha de ser professor (a) possui um caráter identitário o qual é enxergado na profissão docente de forma mais acentuada no ensino fundamental.
Abstract: This work has the overall objective to investigate why women predominate in the field of teaching in basic education in Minas Gerais; present the overview of the number of teachers and professors in Brazil and in Minas Gerais; conceptualize the strands identity and difference; discuss women in the field of teaching taking into account factors identity. One can infer that from Silva considerations (2000), that identity is produced in a social and cultural context that is illustrated at the national level as regards the incidence of approximately 82.51% of women in elementary education in Brazil on the other hand approximately 18.79% is the representation of men in this same mode of teaching. The identity factor was also no different in Minas Gerais, because it turns out the incidence of a significant fragment of the number of women in the teaching profession (a), this can be highlighted and represented approximately 86.47% of a significant segment of women the teaching profession (a) in primary and 12.53% represented approximately by men in the same mode of teaching. By taking into account the identity factor is noticed that Louro (1997) confirms that the school is crossed by "genres" and that should be considered in schools from the social perspective. In this case, it is considered that for a significant fragment of women are inherent in its identity factors that provide the choice of being teachers, factors that also have changed over the centuries, and the company has also changed, and that the choose to be a teacher (a) has an identity character which is enxergado in the teaching profession more sharply in elementary school.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31768
Fecha del documento: 18-mar-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC para envio.pdf223.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.