Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carmem Lúcia Eitererpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9905263965506713pt_BR
dc.creatorEvandro Nunes de Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303184058035529pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-13T21:43:31Z-
dc.date.available2020-01-13T21:43:31Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31843-
dc.description.abstractBlack Art is a space of rupture, and somehow, helps the understanding of the facts, and with this, the construction of the black subject, which occurs with the help of African civilization values that are essential to understand the world from its (our) view. If we were previously voiceless and invisible, as Martins (1995) showed us, we are now breaking up and culturally rebelling, and the BLACK THEATER AND ATTITUDE (TNA) in its 25 years of acting contributes to a rupture and black insurgency in Belo horizonte´s theatrical scene. Through this research we are seeking to register the birth of TNA, the whole framework that supports its emergence, and also to understand the process of assemblage that its shows and how they reverberated in the lives of its participants. We understand how the group forged its Aesthetics of Attitude and Poetics of Blackness as fundamental elements for the transformation of the subject and its quilombo gathering. We separated the chronological line of the group in three sevens - from 1993 to 2000; from 2001 to 2008; from 2009 to 2018-, and interviewed two subjects of each of them. I emphasize here that the group's history and my own converge in theater, so we chose to use the qualitative method with the episodic interview brought by Uwe Flick (2009), where we talked with actresses and actors who performed at TNA, trying to understand what transformed their lives and what brought them closer to it. Similar to the interviews, we did a documentary analysis, revisited the texts of the staged pieces, printed materials about the group, pictures, clippings, audios and other narratives. There are three reasons that make people look for the group: for it is a place of black militancy; for being a black research collective; for being a collective that allows the individual to manage their art.pt_BR
dc.description.resumoA Arte Negra é espaço de ruptura, e em alguma medida, ajuda a descontinentalizar a compreensão dos fatos, e com isso, a construção do sujeito negro vai se dando com auxílio dos valores afro civilizatórios que são essenciais para compreensão de mundo a partir do seu (nosso) olhar. Se no antes éramos indizíveis e invisíveis, com nos mostrou Martins (1995), agora estamos rompendo e insurgindo culturalmente, e o TEATRO NEGRO E ATITUDE (TNA) nesses seus 25 anos de atuação contribui para que haja uma ruptura e insurgência preta na cena teatral belorizontina. Através desta pesquisa buscamos registrar o nascimento do TNA, todo o arcabouço que sustenta o seu surgimento, e também entender o processo de montagem dos seus espetáculos e como esses reverberaram na vida dos seus participantes. Entendemos de que forma o grupo forjou sua Estética da Atitude e Poética da Negrura como elementos fundamentais para a transformação do sujeito e seu aquilombamento. Separamos a linha cronológica do grupo em três setênios - de 1993 a 2000; de 2001 a 2008; de 2009 a 2018-, e entrevistamos dois sujeitos de cada um deles. Destaco aqui que a história do grupo e a minha própria no teatro confluem, por isso, optamos por usar o método qualitativo com a entrevista episódica trazida por Uwe Flick (2009), onde conversamos com atrizes e atores que passaram pelo TNA, buscando entender o que transformou suas vidas e o que os fez se aproximarem dele. Igualmente as entrevistas, fizemos uma análise documental, revisitamos aos textos das peças encenadas, materiais impressos sobre o grupo, fotos, clippings, áudios e outras narrativas. Três são os motivos que fazem com que as pessoas procurem o grupo: por ser um lugar de militância negra; por ser um coletivo de pesquisa negra; por ser um coletivo que possibilita que o indivíduo consiga gerir sua arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTeatro negropt_BR
dc.subjectEstética da atitudept_BR
dc.subjectPoética da negrurapt_BR
dc.subjectCorpo negro em cenapt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectAquilombamentopt_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.subject.otherNegros nas artes cênicaspt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherNegros -- Identidade racialpt_BR
dc.titleTeatro negro e atitude: corpos negros na cena em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARQUIVO PRONTO PARA IMPRESSÃO.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons