Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31856
Tipo: Tese
Título: A experimentação das vanguardas brasileiras no pós-guerra: conceito e materialidade
Autor(es): Maria Alice Honório Sanna Castello Branco
primer Tutor: Yacy Ara Froner Gonçalves
primer Co-tutor: Alessandra Rosado
primer miembro del tribunal : Gabriela de Lima Gomes
Segundo miembro del tribunal: Alexandra Le Blanc
Tercer miembro del tribunal: Luiz Antonio Cruz Souza
Cuarto miembro del tribunal: Rita Lages Rodrigues
Resumen: Sob a perspectiva da linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, esta tese trata dos materiais e das estratégias técnicas empregadas na construção de pinturas de vertentes construtivas da vanguarda brasileira, realizadas ao longo da década de 1950, por artistas que atuaram no eixo Rio e São Paulo. O objetivo principal é analisar a materialidade e as especificidades técnicas exigidas pela proposta geométrica das linguagens concreta e neoconcreta na construção de obras de arte, considerando que o (re)conhecimento dos aspectos materiais e técnicos é imprescindível para a tomada de decisões que possam garantir a preservação dessas obras de arte moderna. Este estudo foi realizado a partir de um conjunto de vinte obras representativas dessas linguagens produzidas entre 1952 e 1961 pelos artistas Waldemar Cordeiro (1925-1973), Luiz Sacilotto (1924-2003), Judith Lauand (1922-) e Hermelindo Fiaminghi (1922-2004), integrantesdo grupo Ruptura, de São Paulo; e de Lygia Pape (1927-2004), Aluísio Carvão (1920-2001) e Hélio Oiticica (1937-1980),do grupo Frente do Rio de Janeiro, além de Willys de Castro (1926-1988), que se juntou a estes últimos em 1959, a partir do Movimento Neoconcreto. A metodologia da pesquisa, apoiada no campo da História da Arte Técnica, pressupõe a utilização das bases metodológicas da História da Arte e da Ciência da Conservação para a estruturação do conhecimento relacionado à tecnologia de construção das obras selecionadas. Assim, as observações e as análises feitas por meio do cruzamento entre a análise formal e os exames científicos – sendo estes estruturados a partir de estudos organolépticos, documentação científica por imagem e análises físico-químicas feitos, respectivamente, pelas equipes do Laboratório de Ciências da Conservação (LACICOR) e do Laboratório de Documentação Científica por Imagem (iLAB), ambos vinculados ao Centro de Conservação e Restauração (CECOR) da Escola de Belas Artes da UFMG –, associadas aos estudos históricos provenientes da pesquisa historiográfica e do levantamento em arquivos de artistas disponibilizados, permite uma visão ampliada do objeto artístico a partir da percepção indissociada entre conceito e materialidade. Além desta base metodológica, a pesquisa contemplou a realização de entrevistas com Judith Lauand – uma das expoentes do movimento concreto ainda viva –, bem como com um elenco de pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com os artistas selecionados. Assim, por meio do compartilhamento de suas memórias e registros, estas entrevistas puderam elucidar questões ainda pouco conhecidas, como aquelas relativas ao uso de materiais e emprego de técnicas que configuraram o processo de produção e de criação de cada artista em ateliê. O caráter inédito desta tese está vinculado à metodologia transdisciplinar, pois, ao acessar as obras pesquisadas a partir da História da Arte Técnica – campo de conhecimento inovador na área de Ciência da Conservação –, enfocando a relação condicional entre o processo de criação, a condição estética e a tecnologia de construção, amplia as relações intrínsecas entre a materialidade e o conceito das obras de arte. Da mesma forma, o estudo das obras de arte desse período a partir da conexão entre os conceitos artísticos expressos no circuito artístico e a tecnologia de construção das obras realizadas expande o princípio de aproximação para com o objeto artístico, contribuindo a uma ação curatorial e de conservação subsidiada. O recorte temporal estabelecido para este estudo compreende a década de 1950, considerando o impacto do processo de industrialização e de modernização na sociedade brasileira, a partir do pós-guerra, no sistema das artes, aliado ao estabelecimento dos paradigmas da Arte Concreta e Neoconcreta produzidas no Brasil por meio dos movimentos artísticos.
Abstract: From the perspective of the Preservation of Cultural Heritage research line of this Graduate Programe, this thesis deals with the materials and technical strategies employed in the construction of paintings of constructive movements of the Brazilian avant-garde, performed during the 1950s, by artists who worked in the Rio and São Paulo. The main objective of this study is to analyze the materiality and the technical specificities required by the geometric proposal of concrete and neoconcrete languages in the construction of works of art, considering that the (re-) knowledge of material and technical aspects is essential for making decisions that can guarantee the preservation of these works of modern art. This study was carried out from a set of twenty representative works of these languages produced between 1952 and 1961 by Waldemar Cordeiro (1925-1973), Luiz Sacilotto (1924-2003), Judith Lauand (1922-) and Hermelindo Fiaminghi (1922-2004) ), members of the Ruptura group, from São Paulo; and of Lygia Pape (1927-2004), Aluísio Carvão (1920-2001) and Hélio Oiticica (1937-1980), of the Frente de Rio de Janeiro group, besides Willys de Castro (1926-1988), who joined these last in 1959, from the Neoconcrete Movement. The methodology of the research supported in the field of the Technical Art History assumes the use of the methodological bases of the Art History and the Conservation Science for the structuring of knowledge related to the technology of construction of the selected works. Thus, the observations and analyzes made through the intersection between the formal analysis and the scientific examinations structured from organoleptic studies, scientific documentation by image, and physical-chemical analyzes made, respectively, by the teams of the Laboratory of Conservation Sciences (LACICOR) and the Laboratory of Scientific Documentation by Image (iLAB), both linked to the Conservation and Restoration Center (CECOR) of the School of Fine Arts of UFMG. Also, it was associated to historical studies from historiographic research that allowed an extended view of the artistic object from the indissociated perception between concept and materiality. In addition to this methodological basis, the research included interviews with Judith Lauand - one of the exponents of the concrete movement still alive - as well as a cast of people who had the opportunity to live with the selected artists. Thus, through the sharing of their memories and records, these interviews could elucidate some issues, such as those related to the use of materials and the use of techniques that shaped the production process and the creation of each artist in the atelier. The main value of this thesis is linked to the transdisciplinary methodology, because, when accessing the works researched from the Technical Art History - an innovative field of knowledge in Conservation Science -, focusing on the conditional relationship between the creation process, the aesthetic condition, and the technology of construction of a work of art, it expands the intrinsic relations between materiality and the concept. In the same way, the study of the works of art of this period from the connection between the artistic concepts expressed in the artistic circuit and the construction technology of the works carried out expands the principle of approximation towards the art object, contributing to a curatorial and subsidized conservation. The period established for this study comprises the 1950s, considering the impact of the process of industrialization and modernization on Brazilian society, from the postwar period on the art system, together with the establishment of the paradigms of Concrete and Neoconcrete art produced in Brazil through artistic movements.
Asunto: Pintura - Conservação e restauração - Técnica
Arte brasileira - História - Séc. XX
Arte concreta
Teses EBA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31856
Fecha del documento: 11-abr-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE Maria Alice H Sanna C Branco.pdf10.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons