Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31869
Type: Tese
Title: Trabalho docente, infância e políticas de alfabetização e de avaliação: um estudo sobre a identidade das professoras de 1º ciclo de Belo Horizonte
Authors: Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo
First Advisor: Dalila Andrade Oliveira
First Referee: Álvaro Luiz Moreira Hypolito
Second Referee: Antônio Flávio Barbosa Moreira
Third Referee: Cláudia Starling Bosco
metadata.dc.contributor.referee4: Lívia Maria Fraga Vieira
Abstract: Esta investigação analisa as repercussões das políticas educacionais de alfabetização (PNAIC, Programa Mais Alfabetização) e de avaliação (SAEB, SIMAVE, AvaliaBH) sobre o trabalho e a identidade profissional das professoras de 1º ciclo das escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. No desenvolvimento da pesquisa, foi feita revisão bibliográfica sobre trabalho docente, infância e políticas de alfabetização e de avaliação, bem como um levantamento documental de normativas relacionadas aos sujeitos da pesquisa, às professoras de 1º ciclo, e ao contexto de realização desta investigação, a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e suas políticas pedagógicas. Na pesquisa de campo, foi aplicado um questionário exploratório e realizadas entrevistas semiestruturadas. A tese defendida consiste na compreensão de que o trabalho e a identidade das professoras que atuam no 1º ciclo do ensino fundamental têm sido modelados por meio das políticas de alfabetização e avaliação vigentes. Acredita-se que, na busca pela melhoria da qualidade da educação e superação dos baixos índices de aprendizagem dos estudantes, a escola tem sido caracterizada como o núcleo da gestão, ou seja, tem sido cada vez mais associada à cultura da eficiência e demonstração de resultados. E a sala de aula tem se tornado lugar para o desenvolvimento de didáticas de resultados, redefinindo, assim, o trabalho e a identidade de seus professores. A reconfiguração da organização e dos conhecimentos escolares, contribuindo para o empobrecimento do conceito de alfabetização e para a redução da infância e da criança à condição de aluno, tem posto em questão o direito à educação, seus objetivos e finalidades e vem atribuindo novos sentidos à educação e, em especial, ao processo de alfabetização escolar. Constata-se que as professoras de 1º ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte, por um lado, vivenciam a cultura de avaliação no cotidiano escolar e, por outro, buscam desenvolver práticas educativas que reconheçam a criança e a infância e suas formas de aprender, para além da função de aluno. Buscam ainda dar sentido ao processo de alfabetização e à responsabilidade social de seu trabalho, em meio às novas modelagens de sua identidade.
Abstract: This research analyzes the repercussions of the literacy education policies (PNAIC, Programa Mais Alfabetização) and evaluation (SAEB, SIMAVE, AvaliaBH) on the work and the professional identity of first cycle teachers of Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. In the development of the research, a bibliographical review was done on teaching work, childhood and literacy and evaluation policies as well as a documentary survey of norms related to the subject of the research, 1st cycle teachers, and to the context of conducting the research, the Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte and its pedagogical policies. In the field research, an exploratory questionnaire was applied and semistructured interviews were carried out. The thesis is based on the understanding that the work and the identity of the teachers who work in the first cycle of elementary education have been modeled through the current literacy and evaluation policies. It is believed that, in the search for the improvement of the quality of education and overcoming the low rates of student learning, the school has been characterized as the core of management, that is, it has been increasingly associated with the culture of efficiency and demonstration of results. And the classroom has become a place for the development of didactics of results, thus redefining the work and identity of its teachers. The reconfiguration of school organization and knowledge, contributing to the impoverishment of the concept of literacy and to the reduction of childhood and the child to the status of student, have called into question the right to education, its objectives and purposes and have been giving new meanings to the education and, in particular, the school literacy process. The first cycle teachers of the Rede Municipal de Educação Belo Horizonte, on the one hand, experience the evaluation culture in daily school life and, on the other hand, seek to develop educational practices that recognize the child and childhood and their ways of learning, beyond the student function. They also seek to give meaning to the process of literacy and to the social responsibility of their work in the midst of new modeling of their identity.
Subject: Professores -- Formação
Professores alfabetizadores
Educação e Estado
Sistemas de escolas municipais
Educação de crianças
Políticas públicas -- Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31869
Issue Date: 19-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese sâmara 2019.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons