Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raquel Martins de Assispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757082396773256pt_BR
dc.contributor.referee1Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.contributor.referee2Sérgio Dias Cirinopt_BR
dc.contributor.referee3Carolina de Resende Damas Cardosopt_BR
dc.contributor.referee4Cíntia Fernandes Marcellospt_BR
dc.creatorRiviane Borghesi Bravopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189573205524038pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-15T19:24:44Z-
dc.date.available2020-01-15T19:24:44Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31903-
dc.description.abstractThe study of personality in Psychology goes through several authors who produced researches by using techniques and methods to reveal the psychological world structure. Attempting to know the individual in their own characteristic seems to have been one of the main aspects of Education and Psychology between the 19th and 20th centuries, especially for the Russian psychologist and psychiatrist Lazurski, who dedicated himself to studies of the personality by means of observation, experimentation and classification models. In Brazil, one can find Lazurski‘s influence in the work of Helena Antipoff, a Russian psychologist and educator who arrived in Brazil in 1929 to work in the state of Minas Gerais during the country‘s educational reform period based upon the New School. By using her experience in Russia, both in the imperial time and the beginning period of the Soviet Union, Antipoff dedicated herself to researches on the psychological evaluation and introduced Lazurski‘s work as a reference for the personality investigation in the educational context of Minas Gerais. At the same time, one can also find Lazurski in some publications in the state of Rio de Janeiro with the translation of one of his works, among other materials that mention him as guidance for the personality classification. Thus, this present thesis was elaborated through a documental research whose purpose was to do an investigation about the appropriation of Lazurski‘s work in Psychology and Education in the early of the 20th century in Minas Gerais, by Antipoff‘s work and the documents found in Rio de Janeiro. This study offers the chance to discuss, according to the Psychology of the time, the relevance of the experimental models in Psychology, mainly concerning a certain kind of understanding of the scientific paradigm for the studies of the personality. It is in this context that Psychology History takes back conceptions that may help in the constitution of the individual and their world.pt_BR
dc.description.resumoO estudo da personalidade na Psicologia percorre por diversos autores que produziram pesquisas, utilizando técnicas e métodos para desvendar a estrutura do mundo psíquico. Buscar conhecer o indivíduo na sua característica própria parece ter sido um dos pontos importantes da Educação e da Psicologia entre os séculos XIX e XX, principalmente para o psicólogo e psiquiatra russo Lazurski, que investiu em estudos da personalidade, por meio dos modelos de observação, experimentação e de classificação. No Brasil é possível encontrar a influência do trabalho de Lazurski na obra de Helena Antipoff, psicóloga e educadora russa que chegou ao Brasil em 1929, para trabalhar no estado de Minas Gerais, em um período de reformas educacionais do país pautadas pelo escolanovismo. Utilizando sua experiência na Rússia, tanto da época imperial quanto dos momentos iniciais da União Soviética, Antipoff investiu em pesquisas sobre a avaliação psicológica e trouxe o trabalho de Lazurski como referência para a investigação da personalidade no contexto da educação mineira. Paralelamente, Lazurski também é encontrado em publicações no estado do Rio de Janeiro com a tradução de uma de suas obras, dentre outros materiais que o citam como orientação para a classificação da personalidade. Assim, a presente tese foi elaborada por meio de uma pesquisa documental, com o objetivo de realizar uma investigação sobre a apropriação da obra de Lazurski na Psicologia e na Educação do início do século XX, em Minas Gerais, a partir do trabalho de Antipoff e dos documentos encontrados no Rio de Janeiro. Esta pesquisa oferece a chance de debater, segundo a psicologia da época, a importância dos modelos experimentais na Psicologia, principalmente no que tange a um determinado tipo de entendimento do paradigma científico para os estudos da personalidade. É nesse contexto que a História da Psicologia retoma concepções que podem auxiliar na constituição do indivíduo e do seu mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectEducação e Apropriaçãopt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Psicologiapt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherPersonalidadept_BR
dc.subject.otherEducação -- Historia -- Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherPsicologia -- Minas Gerais -- Históriapt_BR
dc.titleApropriações da obra de Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na psicologia e na educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese versão biblioteca.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons