Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carmem Lúcia Eitererpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9905263965506713pt_BR
dc.creatorTawani Mara de Sousa Paivapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719526400095206pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T17:44:03Z-
dc.date.available2020-01-16T17:44:03Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31935-
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate the meanings attributed to the experience by scholars and teachers in the scope of the “Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio” (CPQ-CM), located at Córrego do Meio (Airões district, Zona da Mata region, MG). This experience started on 2015, based on the dialogue between the state’s “Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata” (ACP-ZM), Paula Cândido’s public power and the Córrego do Meio Quilombola Association. The work is based on a qualitative methodology, structured in a participative observation in the quilombola community at Córrego do Meio, and in semi-structured interviews. Hence, the field notebook and the content of narratives from interviews are the material used for analysis. To perform such proposal, 4 teachers and 4 female students that attended to CPQ-CM during 2015 and 2016 were interviewed. The teachers were selected based on their own teaching fields and the students were chosen from their applications forms and from the participative observation in the community. The choice of distinct thematic axes to perform this research was derived from the field and from the interviews. These are: the senses and meanings analyzed from trajectories, the importance of education and the involvement of subjects in University’s extension projects; as well dilemmas and displacements inferred from gender and racial issues, from the reflection based on action and from the relationship among these subjects with Viçosa’s municipality. In this sense, what we call crossing of subjects that collaborated in this experience is the center of our investigation, as well the own crossings of the experience: the reality of Viçosa’s microregion and the Federal University of Viçosa, the reality of the quilombola community of Córrego do Meio and the movement of popular courses, especially at Zona da Mata. In this sense, we go beyond the comprehension of the experience from subjects, to unveil the meanings of the experience to themselves.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre os sentidos atribuídos à experiência de educandas e educadores/as no Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio (CPQ-CM), situado no Córrego do Meio (distrito de Airões na Zona da Mata mineira). Essa experiência se inscreve no movimento de cursinhos populares e se orientou a partir da existência de movimentos sociais, do movimento estudantil e da educação popular em torno da busca pela democratização do acesso ao ensino superior. Além disso, surgiu em 2015 através do diálogo entre a Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata mineira (ACP-ZM), poder público de Paula Cândido e a Associação da Comunidade Quilombola de Córrego do Meio. Para a realização deste trabalho, foram entrevistados/as 4 educadores/as e 4 educandas que participaram do CPQ-CM entre os anos de 2015 e 2016. As/os educadoras/es foram selecionados a partir das áreas de atuação e as educandas foram escolhidas a partir das fichas de inscrição de educandas/os e da observação participante realizada na comunidade. Os eixos de análise mobilizados se inscrevem em sentidos e significados, bem como dilemas e deslocamentos. Esses eixos foram resultados das narrativas das educandas e das/os educadoras/es entrevistados durante o trabalho. Os sentidos e significados serão analisados a partir das trajetórias, da importância da educação e do envolvimento de sujeitos em projetos de extensão universitária. Os dilemas e descolamentos serão estudados a partir das questões raciais e de gênero, da reflexão da ação e da relação desses sujeitos com o município de Viçosa. Nesse sentido, o que nomeamos de travessia dos sujeitos colaboradores nessa experiência se constitui enquanto centro da nossa investigação, bem como os atravessamentos que essa experiência possui: a realidade da microrregião de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa, a realidade da Comunidade Quilombola de Córrego do Meio e o movimento dos Cursinhos Populares, em especial na Zona da Mata mineira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCursinhos popularespt_BR
dc.subjectComunidade quilombolapt_BR
dc.subjectEducandas e educadores/aspt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação popularpt_BR
dc.subject.otherDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subject.otherQuilombospt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherVestibulandos -- Aspectos sociaispt_BR
dc.titleTravessia: as experiências de educandas e educadoras/es no cursinho popular quilombola – Córrego do Meiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Tawani M. de Sousa Paiva.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons