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dc.contributor.advisor1Ana Flávia Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625562877284120pt_BR
dc.contributor.referee2Sibelle Cornélio Dinizpt_BR
dc.contributor.referee3Nísio Antônio Teixeira Ferreirapt_BR
dc.creatorGabriel Borges Vaz de Melopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047493730400438pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T17:58:16Z-
dc.date.available2020-01-16T17:58:16Z-
dc.date.issued2017-09-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31936-
dc.description.abstractTechnological innovations, commonly associated with economic development, also have a significant impact on social practices and individual behavior. Therefore, the cultural practices are inserted in the context of digitalization and modify the forms of consumption of cultural goods, altering the perception of the multiple cultural manifestations and the taste of individuals. Historically, among the cultural segments that most adapt and innovate, music plays a prominent role. In recent decades, a number of changes have been observed due to the growth of digital market, which has become even more evident with the recent rise of streaming services. This dissertation seeks to identify, seize and analyze the consumption of digital music in Brazil. The purpose is to show trends and tastes of individuals, taking into account musical genres and incorporating the notion of space and time of consumption. As for the methodology, it was used data from the Spotify streaming platform, collected through reading and collecting scripts in web domains (Spotify Charts and Every Place at Once) and information in the application programming interface (API) of the service itself. The results show that the genres sertanejo universitário and international pop have a great national reach, configuring the most consumed musical styles nowadays. However, other national genres, partly secondary or marginalized by the market and traditional media, obtain relevant and distinct demand in some Brazilian cities. Thus, there are places with specific taste for certain genres, while others, the consumption is more diversified. Amongst the contributions of this study is the evidence of a regionalization of musical taste in Brazil, which suggests potential musical niches when inserted in the context of digital market.pt_BR
dc.description.resumoAs inovações tecnológicas, comumente associadas ao desenvolvimento econômico, também possuem significativo impacto nas práticas sociais e no comportamento dos indivíduos. Nesse sentido, as práticas culturais se inserem no contexto da digitalização e modificam as formas de consumo dos bens culturais, alterando a percepção das múltiplas manifestações culturais e do gosto dos indivíduos. Historicamente, dentre os segmentos culturais que mais se adaptam e inovam, a música assume um papel de destaque. Nas últimas décadas, várias mudanças foram observadas devido ao crescimento do mercado digital, o que se tornou ainda mais evidente com a recente ascensão dos serviços de streaming. Essa dissertação busca identificar, dimensionar e analisar o consumo da música digital no Brasil. O objetivo é mostrar tendências e gostos dos indivíduos, levando em consideração os gêneros musicais e incorporando a noção de espaço e tempo do consumo. Como metodologia, foram utilizados dados da plataforma de streaming Spotify, coletados via scripts de leitura e coleta em domínios da web (Spotify Charts e Every Place at Once) e de informações na API (Application Programming Interface) do próprio serviço. Os resultados apontam que os gêneros sertanejo universitário e pop internacional possuem grande alcance nacional, configurando-se como os estilos musicais mais consumidos na atualidade. Porém, outros gêneros nacionais, em parte, secundários ou marginalizados pelo mercado e pelas mídias tradicionais, obtêm demanda relevante e distinta em algumas cidades brasileiras. Assim, há municípios que apresentam gosto específico por determinados gêneros, enquanto, em outros, o consumo se mostra mais diversificado. Dentre as contribuições dessa pesquisa, se encontra a evidência de uma regionalização do gosto musical no Brasil, o que sugere um potencial de nichos musicais quando inseridos no contexto do mercado digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMúsica digitalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.subject.otherMúsica por computadorpt_BR
dc.subject.otherConsumopt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.titleO Som do Spotify BR: dimensões do consumo de música digital no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe sound of Spotify BR: consumption dimensions of digital music in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3323-8635pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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