Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32042
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Programa escola integrada da Prefeitura de Belo Horizonte: o alcance das ações intersetoriais
Autor(es): Marcelo Henrique de Oliveira e Souza
Primeiro Orientador: Ivan Beck Ckagnazaroff
Primeiro membro da banca : Simone Evangelista Fonseca
Segundo membro da banca: Neiva dos Santos Andrade
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre as ações que instrumentalizam a articulação e a integração das instituições e atividades do Programa Escola Integrada, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O Programa é considerado, pelo Município, como um instrumento relevante da Política de Educação Integral, que possibilita, por meio da inter-relação escola e sociedade civil, ampliar a jornada escolar e atender as demandas das escolas, que buscam fortalecer o pertencimento escolar, contribuir com as famílias e garantir os direitos sociais dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação da Cidade. Para isso, relacionou-se o Programa e o seu pressuposto intersetorial aos conceitos de gestão pública, políticas públicas, intersetorialidade e direitos sociais, por meio de uma análise documental, que trata destes temas. E para descrever sobre sua relevância como instrumento de política pública utilizou-se da análise de documentos, disponíveis e disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, de revisão de estudos realizados sobre o Programa e entrevistas orais. O Estudo permitiu compreender como a gestão do Programa realiza, sob as formas interinstitucionais e multissetorial, o desenvolvimento das diferentes ações e serviços, oferecidos aos alunos e às suas famílias, e como articulam as parcerias, os recursos e saberes entre os diversos órgãos do governo municipal e as instituições da sociedade civil, comprometidas mutuamente com a efetivação dos direitos sociais dos estudantes da Prefeitura de Belo Horizonte.
Abstract: This article presents a reflection on the actions that instrumentalize the articulation and integration of the institutions and activities of the Integrated School Program, developed by the Municipality of Belo Horizonte, through the Municipal Department of Education. The Program is considered by the Municipality as a relevant instrument of Integral Education Policy, which makes it possible, through the interrelation between school and civil society, to extend the school day and meet the demands of schools, which seek to strengthen school, contribute to families and guarantee the social rights of students enrolled in the Municipal Education Network of the City. For this, the Program and its intersectorial assumption were related to the concepts of public management, public policies, intersectoriality and social rights, through a documentary analysis that deals with these issues. And to describe its relevance as an instrument of public policy was used from the analysis of documents, available and made available by the Municipal Department of Education, review of studies conducted on the Program and oral interviews. The study made it possible to understand how the management of the Program, under the interinstitutional and multisectoral forms, performs the development of the different actions and services offered to students and their families, and how they articulate the partnerships, resources and knowledge among the various government agencies municipal and civil society institutions, mutually committed to the realization of the social rights of students of the City Hall of Belo Horizonte
Assunto: Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal(EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32042
Data do documento: 7-Mai-2019
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