Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32063
Tipo: Dissertação
Título: Coreografias juvenis: gêneros e sexualidades na cena escolar
Autor(es): Petrônio Alves Ferreira
primer Tutor: Joélcio Fernandes Pinto
Resumen: Este estudo teve como objetivo compreender os sentidos e significados dados por alunos e alunas às relações de gênero e sexualidade que atravessam a prática de dança na escola. Com o intuito de dar centralidade à experiência de adolescentes, possibilitando assim a emergência de suas reflexões e a produção de sentido, a pesquisa utiliza-se da Cartografia como estratégia de acompanhamento dos acontecimentos, experiências e transformações do Campo. Como campo de investigação, este estudo acompanhou as atividades de um Grupo de Dança de uma escola particular da região metropolitana de Belo Horizonte, no qual este pesquisador também é professor. As abordagens de gênero e sexualidade que deram suporte teórico a este estudo baseiam-se em uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o caráter histórico, instável e contínuo desses marcadores sociais. Os movimentos reflexivos dos alunos e alunas são apresentados aqui em três capítulos, elaborados como coreografias que exploram diferentes planos, espaços, tempos e esforços. A Coreografia da Performatividade explora os modos como a prática pedagógica e as relações entre estudantes atuam na produção de masculinidades e feminilidades, apresentando a diversidade e a complexidade dessas produções e seus conflitos, revelando tanto aquilo que gera violência ou dominação, quanto aquilo que liberta ou fortalece. A Coreografia da Vigilância revela como os movimentos de negociação dos meninos que dançam podem produzir efeitos ambíguos de flexibilização das fronteiras de gênero e promoção da homofobia específica, mantendo as experiências não heterossexuais no campo da abjeção. E a Coreografia do Ato, através da qual os alunos e alunas colocam em cena as práticas experimentadas no grupo, que parecem dar sustentação às suas reflexões, bem como sugerem intervenções para o tratamento das questões de gênero e sexualidade em aulas diversas, revelando os deslocamentos do ato de aprender e ensinar. Em síntese, as três coreografias oferecem aos leitores e às leitoras a possibilidade de perceber o quão complexo, diverso e instigante é a produção de sentidos e significados sobre a temática de gênero e sexualidade para estes jovens e como os atores escolares podem tornar-se mais sensíveis aos movimentos que acontecem e se desenvolvem nas diversas relações que se dão no interior da instituição escolar.
Abstract: This study aimed at understanding the meanings and senses given by students to the relationships of gender and sexuality that intertwine the practice of dance in school. In order to give prominence to the experience of the adolescents, thus enabling the emergence of their reflections and the production of meaning, the research makes use of Cartography as a strategy for following the events, experiences and transformations in the field of research. The research object of this study were the activities of a Dance Group in a private school in the metropolitan area of Belo Horizonte, in which the researcher is also a teacher. The approaches on gender and sexuality that constituted the theoretical framework of this study are based on a post-structuralist perspective that considers the historical, unstable and continuous character of these social markers. The reflexive movements of the students are presented here in three chapters, elaborated as choreographies that explore different planes, spaces, times and efforts. The Choreography of Performativity explores the ways in which pedagogical practice and student relationships act in the production of masculinities and femininities, presenting the diversity and complexity of these productions and their conflicts, revealing both what generates violence or domination and what liberates or strengthens the subjects. Choreography of Surveillance reveals how the negotiation movements of dancing boys can produce the ambiguous effects of flexibilizing gender boundaries and promoting specific homophobia, keeping non-heterosexual experiences in the field of abjection. Finally, there is the Choreography of the Act, through which the students bring to the stage the practices experienced in the group, which seem to support their reflections, as well as to suggest interventions for addressing gender and sexuality issues in a plurality of classes, revealing the movements from the act of learning and teaching. In summary, the three choreographies offer readers the possibility of grasping how complex, diverse and instigating the production of meanings and senses on the subject of gender and sexuality is for these young people and how school actors can become more sensitive to the movements that occur and that are developed in the various relationships that take place within the institution of the school.
Asunto: Dança na educação
Relações de gênero
Educação do adolescente
Sexo -- Aspectos educacionais
Ética sexual para a juventude
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32063
Fecha del documento: 25-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Final_Petrônio Ferreira_PROMESTRE2019.pdf3.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons