Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32087
Type: Tese
Title: Proposição de uma metodologia para avaliação padronizada da atenção
Authors: Verônica Magalhães Rosário
First Advisor: Cristiano Mauro Assis Gomes
First Co-advisor: Cybelle Maria Veiga Loureiro
Abstract: Os testes de habilidades são instrumentos fundamentais para a avaliação cognitiva. Sua aplicação permite a coleta e análise de dados essenciais tanto para a prática clínica quanto para a pesquisa científica. Dentre as diversas habilidades mensuradas por meio de testes, a atenção apresenta-se como uma competência básica. A atenção é um fenômeno complexo, multidimensional, que permite a interação eficaz do indivíduo com o seu ambiente, subsidiando a organização dos processos mentais. Embora o campo de avaliação padronizada tenha evoluído sobremaneira no que se refere à testagem da atenção, ainda é possível observar uma carência de instrumentos apropriados para a avaliação de populações com necessidades especiais, principalmente no que tange às dificuldades de comando, como é o caso de pessoas com deficiência intelectual (DI) ou transtorno do espectro autista (TEA). Por outro lado, a Musicoterapia tem desenvolvido técnicas de reabilitação atencional que utilizam a música como elemento mediador, de forma a fomentar respostas em pessoas com dificuldades de comando. Tais recursos poderiam ser transferidos para uma metodologia de avaliação padronizada que aplica a música como ferramenta de comunicação dos comandos, facilitando o engajamento e a cooperação dos testandos e oferecendo uma variabilidade de estímulos capaz de mobilizar grupos com níveis heterogêneos de habilidades cognitivas, motoras e de linguagem. Desta forma, o presente trabalho propõe a elaboração de uma metodologia que utiliza a música como estímulo em avaliações padronizadas, construindo um teste de atenção aplicável a crianças e adolescentes com dificuldades de respostas a comandos, como é o caso de pessoas com DI e/ou TEA. O primeiro estudo desta Tese apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a testagem da atenção em pessoas com DI ou TEA, com o intuito de investigar: (1) se existem testes adequados à avaliação desta população, (2) quais seriam as adaptações requeridas e (3) quais os limites e necessidades envolvidos. Os artigos selecionados são apresentados e discutidos a partir de duas categorias de análise: (a) testes, habilidades de atenção e população estudada; (b) procedimentos e adaptações no setting de testagem. São discutidas as principais estratégias empregadas para a compreensão das tarefas, comunicação dos comandos, engajamento durante os procedimentos e formas de emissão de respostas. O segundo estudo da Tese apresenta um levantamento sobre a relação entre atenção e música, a partir de uma revisão de estudos nas áreas da musicologia cognitiva, neurociências e musicoterapia no campo de música e atenção. O texto divide-se em três seções que agrupam uma revisão de estudos afins: (a) Fundamentos teóricos sobre atenção e música; (b) Evidências neurocientíficas sobre atenção e música; (c) Aplicações terapêuticas da música na atenção. Os estudos da musicologia cognitiva demonstram que agrupamentos perceptivos e expectativas são fatores determinantes para o recrutamento das diversas dimensões da atenção. Exames de neuroimagem, testes neuropsicológicos e estudos sobre a sincronicidade rítmica acrescentam evidências neurocientíficas sobre a forte relação entre música e atenção. As evidências relatadas neste estudo demonstram que música pode ser utilizada em contexto terapêutico com efeitos benéficos para pessoas com prejuízos na atenção ou como um recurso para desviar a atenção de sensações dolorosas ou situações estressantes. Por fim, o terceiro estudo da Tese descreve uma proposta de aplicação dos conhecimentos adquiridos nos estudos anteriores para o desenvolvimento de estratégias que possam ser empregadas em uma metodologia para avaliação padronizada da atenção e apresenta o Teste Musical de Atenção Focalizada (TMAF). O TMAF é um teste que utiliza o estímulo musical para avaliar a atenção focalizada em crianças de 4 a 18 anos de idade. Formulado especialmente para atender às necessidades de pessoas com dificuldades acentuadas de comando e/ ou emissão de respostas, é composto por cinco tarefas interativas que empregam o canto e a manipulação de instrumentos musicais. Também são apresentados os estudos de validade de conteúdo do TMAF a partir de duas etapas: a) análise teórica das tarefas; (b) análise semântica das tarefas. A análise teórica foi realizada por 6 juízes especialistas que avaliaram a exequibilidade das tarefas e a validade de conteúdo do teste. A análise semântica foi realizada através da entrevista com 10 familiares de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Espera-se que essa Tese e as ações propostas favoreçam a aplicação da música como um recurso para avaliação de pessoas com DI e/ ou TEA, colaborando com a prática clínica e a pesquisa baseada em evidências direcionada a tais populações.
Abstract: Ability tests are fundamental tools for cognitive assessment. Its application allows collection and analysis of essential data for both clinical practice and scientific research. Among the various abilities measured through tests, attention is presented as a basic skill. Attention is a complex and multidimensional phenomenon that allows the effective interaction of the individual with his/her environment, subsidizing the organization of mental processes. Although the field of standardized evaluation had greatly evolved regarding the testing of attention, it is still possible to observe a lack of appropriate instruments for the evaluation of populations with special needs, especially in relation to the difficulties of command, such as people with intellectual disability (ID) or autism spectrum disorder (ASD). On the other hand, Music Therapy has developed attentional rehabilitation techniques that use music as a mediating element, in order to foment responses in people with command difficulties. Such resources could be transferred to a standardized assessment methodology that applies music as a tool for communicating commands, facilitating the engagement and cooperation of test takers, and offering a stimulus variability capable of mobilizing groups with heterogeneous levels of cognitive, motor and language functions. In this way, the present work proposes the elaboration of a methodology that uses music as stimulus in standardized evaluations, constructing a test of attention applicable to people with ID and / or ASD. The first study of this Thesis presents a systematic review of attention testing in people with ID or TEA in order in order to identify: (1) if there are any tests that are fit to assess these populations; (2) which adaptations would be necessary for such tests to become fit; and (3) what limits and needs are involved. The main strategies employed for the comprehension of tasks, to communicate instructions, to assure engagement during the procedure, and ways to emit answers are discussed. The second study of the Thesis presents a review in the areas of cognitive musicology, neuroscience and music therapy in the field of music and attention. The text is divided into three sections that group a review of related studies: (a) Theoretical foundations of attention and music; (b) Neuroscientific evidence on attention and music; (c) Therapeutic applications of music in attention. Studies of cognitive musicology show that perceptual groupings and expectations are determining factors for the recruitment of the various dimensions of attention. Neuroimaging exams, neuropsychological tests and studies on rhythmic synchronicity add neuroscientific evidence about the strong relationship between music and attention. The evidence reported in this study demonstrates that music can be used in a therapeutic context with beneficial effects for people with impaired attention or as a resource to distract attention from painful sensations or stressful situations. Finally, the third study of the Thesis describes a proposal to apply the knowledge acquired in previous studies to develop strategies that can be employed in a standardized assessment of attention methodology and featuring the Musical Test of Focused Attention (TMAF). The TMAF is a test that uses music stimulation to assess focused attention in children aged 4 to 18 years. Specially formulated to meet the needs of people with severe command and / or response difficulty, it comprises five interactive tasks that employ singing and manipulating musical instruments. TMAF content validity studies are also presented from two stages: a) theoretical analysis of tasks; (b) semantic analysis of tasks. The theoretical analysis was performed by 6 expert judges who evaluated the feasibility of the tasks and the validity content of the test. The semantic analysis was performed by interviewing 10 mothers of children and adolescents with neurodevelopmental disorders. This Thesis expect that the actions proposed could favor the application of music as a resource for the assessment of people with ID or ASD, contributing with clinical practice and evidence-based research with such populations.
Subject: Neurociências
Transtorno do Espectro Autista
Musicoterapia
Deficiência Intelectual
Atenção
Testes Neuropsicológicos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32087
Issue Date: 25-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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