Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4296821710899356pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luciana Soares Luz do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee1Juliana de Lucena Ruas Rianipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Teresa Gonzaga Alvespt_BR
dc.creatorAna Luíza Farage Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338868534364779pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T15:20:57Z-
dc.date.available2020-01-21T15:20:57Z-
dc.date.issued2017-10-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32088-
dc.description.abstractSchool is a place where there is reproduction of inequality, but keeping only to it means to ignore the transforming role this institution can have on the subject’s life. School processes made progress in relation to mere school factors, because they bring the social relations dimension embedded in the school daily life. Based on school effectiveness literature, this thesis researches the context and processes typologies to which students from different cohorts from Minas Gerais have been exposed to in 2007 and 2015. For that, effective school processes listed by Teddlie and Reynolds (2000) have been considered, besides students capital. Furthermore, it responds which school processes have the biggest potential to counterbalance the social origin influence on students mathematics achievement, as well as which of those processes are more related to low performance students learning. For that, homogeneity analysis, quantile and hierarchical models are made. Despite of growing issues with lack of teachers, violence and depredation signs, schools increased teacher training opportunities at the institution, as well as progress monitoring programs such as remedial classes and failure reduction. High expectations for all the class, absence of problems due to lack of teachers and violence, remedial classes programs and teacher training in the own school are the processes that are most related to student achievement. Family involvement on student’s school life and focus on academics through homework consistency were not only capable of counterbalancing socioeconomic level and family schooling, but were also are more related to students low achievement performance. However, subjects from higher socioeconomic status and family schooling leave from higher performance averages. Therefore, it is reinforced the importance of poverty reduction and social inequality policies. At the same time, results suggest the relevance of processes (therefore, the importance of social relations), being pointed alternatives of ―ways to do‖ the education that contribute to the school to fulfill its transforming role.pt_BR
dc.description.resumoA escola é um lugar de reprodução das desigualdades, mas se ater apenas a isso significa ignorar o papel transformador que essa instituição pode ter na vida do sujeito. Os processos escolares avançam com relação aos meros fatores escolares, pois trazem a dimensão das relações sociais imersas no cotidiano da escola. Com base na literatura em eficácia escolar, esta dissertação investiga o contexto e as tipologias de processos escolares aos quais os alunos de diferentes coortes de Minas Gerais estiveram expostos em 2007 e 2015. Para isso, foram considerados os processos escolares eficazes elencados por Teddlie e Reynolds (2000) além de elementos do capital dos estudantes. Além disso, responde quais processos escolares têm maior potencial para contrabalancear a influência da origem social do aluno sobre a sua proficiência em matemática e quais desses guardam maior relação com o aprendizado dos estudantes de menor desempenho. Para isso, realiza análises de homogeneidade, modelos hierárquicos e quantílicos. Apesar dos crescentes problemas com falta de professores, violência e sinais de depredação, as escolas aumentaram as oportunidades de capacitação dos docentes na própria instituição e os programas de monitoramento de progresso como reforço e redução da reprovação. As altas expectativas sobre a turma, a ausência de violência e de problemas por falta de professores, os programas de reforço e a capacitação de professores na própria escola são os processos que mais se relacionam com o aprendizado. O envolvimento da família da vida escolar do aluno e o enfoque acadêmico por meio da consistência do dever de casa não só foram capazes de contrabalancear o nível socioeconômico e a escolaridade da família, como também guardam maior relação com o aprendizado dos estudantes de menor proficiência. Contudo, sujeitos de famílias de renda e escolaridade maiores partem de performances com médias superiores. Portanto, é reforçada a importância de políticas de redução de pobreza e de desigualdade social. Ao mesmo tempo, os resultados sugerem a relevância dos processos (por consequência, das relações sociais), sendo apontadas alternativas sobre ―formas de fazer‖ a educação que contribuem para que a escola cumpra seu papel transformador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectDesempenho em Matemáticapt_BR
dc.subjectEficácia Escolarpt_BR
dc.subjectProcessos Escolarespt_BR
dc.subject.otherEscolas públicaspt_BR
dc.subject.otherMinas Geraispt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherEstudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleO processo importa: relações entre processos escolares eficazes e o desempenho de alunos de escolas públicas em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Luíza Farage Silva_versão final_pósbanca (1).pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons