Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilberto de Assis Libâniopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676243348672492pt_BR
dc.creatorJulia de Furquim Werneck Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769361653462279pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T19:22:39Z-
dc.date.available2020-01-22T19:22:39Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32117-
dc.description.abstractDurante a crise de 2008, a macroeconomia mainstream foi incapaz de fornecer um conjunto adequado de instrumentos para combater a recessão econômica, o que desencadeou um debate sobre as bases teóricas do pensamento macroeconômico dominante e, consequentemente, sobre o tipo de política macroeconômica que deve ser implementado durante e após uma crise. Essa discussão pode levar a uma mudança fundamental na abordagem geral do uso de políticas fiscais e monetárias como ferramenta de recuperação econômica. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é apoiar esse debate através do estudo empírico das experiências brasileira e chinesa antes, durante e após 2008. Ambos os países usaram medidas não convencionais para enfrentar a crise e obtiveram relativo sucesso. A avaliação das políticas monetária e fiscal por eles adotadas evidencia a impossibilidade de se manter a estabilidade macroeconômica buscando exclusivamente alcançar razoáveis níveis inflacionários por meio do ajuste das taxas de juros. Repensar a maneira de se implementar políticas macroeconômicas é fundamental para adequar o pensamento macroeconômico ao atual cenário da economia mundial e evitar a estagnação econômica hoje vivida por diversas economias desenvolvidas.pt_BR
dc.description.resumoDuring the 2008 crisis the mainstream macroeconomics was unable to provide an adequate set of tools to combat the economic recession, triggering a debate on the theoretical basis of the dominant macroeconomic thinking and consequently on the kind of macroeconomic policy that should be implemented during and after a crisis. This discussion may lead to a fundamental change in the general approach to the use of fiscal and monetary policies as a tool for economic recovery. In this sense, the objective of this dissertation is to support this debate through the empirical study of the Brazilian and Chinese experiences before, during and after 2008. Both countries used unconventional measures to face the crisis and obtained relative success. The evaluation of the monetary and fiscal policies adopted by them shows the impossibility of maintaining macroeconomic stability aiming exclusively reasonable inflationary levels through the adjustment of interest rates. Rethinking the way macroeconomic policies are implemented is fundamental in order to adapt the macroeconomics thought to the current scenario of the world economy and to avoid the economic stagnation experienced by several developed economies today.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectMacroeconomiapt_BR
dc.subjectPolítica fiscalpt_BR
dc.subjectPolítica monetáriapt_BR
dc.subjectCrise financeirapt_BR
dc.subject.otherMacroeconomiapt_BR
dc.subject.otherPolítica monetáriapt_BR
dc.subject.otherCrise financeirapt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherChinapt_BR
dc.titleMacroeconomic policies after the 2008 financial crisis: lessons from brazilian and chinese experiencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons