Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Alvares Vidigalpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9435647910410137pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Dias Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee3Mariana Mól Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee4Mariana Martins Villaçapt_BR
dc.creatorMarina de Morais Faria Novaispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037221412130734pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T16:20:30Z-
dc.date.available2020-01-23T16:20:30Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32131-
dc.description.abstractThis research aims to understand how the films Fresa y Chocolate (1993) and Guantanamera (1995), both co-directed by the duo Tomás Gutiérrez Alea and Juan Carlos Tabío, build their narratives as a reflection of and about Cuba. In order to reach that aim the research appropriates Didi-Huberman's (2015) theoretical basis of the devolution of images and individually analyzes the construction of narratives based on intertextual, contextual, symbolic and metaphorical elements. The research also proposes a comparative analysis between the movies, considering its constants and variables, to better understand the work of co-direction and how it returns the images to Cuba.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os filmes Fresa y Chocolate (1993) e Guantanamera (1995), ambos codirigidos pela dupla Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, constroem suas narrativas como um reflexo e uma reflexão de e sobre Cuba. Para isso, a pesquisa se apropria da fundamentação teórica de devolução das imagens de Didi-Huberman (2015) e analisa individualmente a construção das narrativas dos filmes a partir de elementos intertextuais, contextuais, simbólicos e metafóricos. A pesquisa propõe também uma análise comparativa entre as obras levando em consideração suas constantes e variáveis, com o intuito de compreender melhor o trabalho da codireção e sua forma de devolver as imagens à Cuba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema cubanopt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectMúsica no cinemapt_BR
dc.subject.otherGutiérrez Alea, Tomás, 1928-1996pt_BR
dc.subject.otherTabío, Juan Carlos, 1943-pt_BR
dc.subject.otherCinema - Cuba - História e críticapt_BR
dc.subject.otherMúsica de cinemapt_BR
dc.subject.otherTeses EBApt_BR
dc.titleCuba refletida nas telas: uma análise narrativa das obras da codireção Alea-Tabíopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7739-4285pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cuba refletida nas telas.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.