Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32131
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leonardo Alvares Vidigal | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9435647910410137 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carlos Henrique Rezende Falci | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eduardo Dias Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mariana Mól Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Mariana Martins Villaça | pt_BR |
dc.creator | Marina de Morais Faria Novais | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6037221412130734 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T16:20:30Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T16:20:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32131 | - |
dc.description.abstract | This research aims to understand how the films Fresa y Chocolate (1993) and Guantanamera (1995), both co-directed by the duo Tomás Gutiérrez Alea and Juan Carlos Tabío, build their narratives as a reflection of and about Cuba. In order to reach that aim the research appropriates Didi-Huberman's (2015) theoretical basis of the devolution of images and individually analyzes the construction of narratives based on intertextual, contextual, symbolic and metaphorical elements. The research also proposes a comparative analysis between the movies, considering its constants and variables, to better understand the work of co-direction and how it returns the images to Cuba. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os filmes Fresa y Chocolate (1993) e Guantanamera (1995), ambos codirigidos pela dupla Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, constroem suas narrativas como um reflexo e uma reflexão de e sobre Cuba. Para isso, a pesquisa se apropria da fundamentação teórica de devolução das imagens de Didi-Huberman (2015) e analisa individualmente a construção das narrativas dos filmes a partir de elementos intertextuais, contextuais, simbólicos e metafóricos. A pesquisa propõe também uma análise comparativa entre as obras levando em consideração suas constantes e variáveis, com o intuito de compreender melhor o trabalho da codireção e sua forma de devolver as imagens à Cuba. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema cubano | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Música no cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Gutiérrez Alea, Tomás, 1928-1996 | pt_BR |
dc.subject.other | Tabío, Juan Carlos, 1943- | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema - Cuba - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Música de cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Teses EBA | pt_BR |
dc.title | Cuba refletida nas telas: uma análise narrativa das obras da codireção Alea-Tabío | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7739-4285 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cuba refletida nas telas.pdf | 3.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.