Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32138
Type: Tese
Title: Atos infracionais e delitos em contextos escolares em Belo Horizonte e em Bogotá
Authors: Fabrine Leonard Silva
First Advisor: Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
First Referee: Luis Flavio Sápori
Second Referee: Sandra de Fátima Pereira Tosta
Third Referee: Geraldo Magela Pereira Leão
metadata.dc.contributor.referee4: Francisco Ângelo Coutinho
metadata.dc.contributor.referee5: Marília Spósito
Abstract: Neste estudo, investigamos os atos infracionais e os delitos que acontecem no interior das escolas em Belo Horizonte e em Bogotá. No caso de Belo Horizonte, o estudo dos atos infracionais foi realizado a partir da seleção de 582 processos judiciais originados dos atos infracionais cometidos por adolescentes, no interior de escolas municipais e estaduais da capital mineira, entre os anos de 2014 e 2015. O trabalho de campo e o contato com os muitos documentos que constituíam os arquivos dos processos judiciais, a partir dos atos infracionais cometidos por adolescentes nas escolas, possibilitaram a identificação dos papéis desempenhados pelos policiais e pelos agentes judiciários nos procedimentos para apuração do evento infracional e para a aplicação, ou não, de medidas socioeducativas e/ou protetivas aos autores dos atos infracionais. Realizamos uma análise documental desses processos seguindo as sugestões de André Cellard (2008), o qual mostra as técnicas utilizadas para realizar o manuseio de documentos, a saber: descrever como o documento se organiza; classificar os documentos; e criar categorias. O documento de maior importância encontrado no interior dos processos foi o Boletim de Ocorrência. Por meio dele, aferimos que, um policial, ao responder um chamado da escola, leva consigo uma lente própria e construída na sua formação – sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública, à época, subordinada ao Ministério da Justiça. Os procedimentos inquisitórios utilizados pela Polícia Militar ao longo do processo judicial pelo qual passa o(a) adolescente giram em torno da necessidade de se chegar à constatação da prova, já que ela é a “alma do processo” (SENASP, 2019). Com relação ao estudo dos delitos cometidos por adolescentes no interior das escolas, em Bogotá, na Colômbia, relacionamos os “Estados da Arte” sobre a produção do tema nesse país. Três foram as tendências encontradas no material coletado. Uma que justifica a forte presença da violência no interior da escola como reflexo daquela violência experimentada em nível nacional, protagonizada entre as Forças Revolucionárias (FARCs), os grupos paramilitares, as facções do narcotráfico e as forças de segurança do Estado Colombiano. Outra que entende os delitos que acontecem na escola como sendo frutos dos arranjos internos à escola, pautados nas suas relações de poder, nos processos de discriminações internas, de racismos e sexismos institucionais, e assim por diante. Encontramos ainda uma terceira vertente, mais recente, que aposta na convivência, na aprendizagem e no desenvolvimento das capacidades socioemocionais dos alunos, já que não nascemos com elas prontas, cabendo à escola o papel de se constituir como tempo e espaço sociais necessários para aprimorar tais capacidades.
Abstract: In this study we do a deep research about the infractions and crimes that take place inside the schools of the cities of Belo Horizonte and Bogotá. In the case of Belo Horizonte, the infractions made from the selection of 582 lawsuits originated by crimes committed by adolescents in the state and county schools of the state capital between 2014 and 2015 were analyzed. Field work and contact with the numerous documents that constituted the files of the law procedures, based on the infractions committed by adolescents in the schools, allowed to identify the roles played by the police and the judicial agents in the procedures for the investigation of the infraction event and for the application, or not, of socio-educational and/or protection measures to the perpetrators of the offending acts. We make a documentary analysis of these processes following the suggestions of André Cellard (2008), who shows the techniques used to handle documents such as: describe how the document is organized; sort documents and create categories. The most important document found within the procedures was the Occurrence Bulletin. Through this, we note that a police officer, when answering a call from the school, carries with him a lens of his own, built from the training given in the National Secretariat of Public Security, which in turn is influenced by the Ministry of Justice. The inquisitive procedures used by the Police throughout the judicial process that the adolescent goes through; revolve around the need to arrive at the evidence of the evidence since she is the “soul of the process” (SENASP, 2019). With regard to the study of crimes committed by adolescents within the schools of Bogotá, Colombia, we relate the “Theoretical Framework” on the production of the theme in that country. There were three trends found in the material collected, one justified under the strong presence of violence within the school as a reflection of that violence experienced nationwide between the Revolutionary Forces (FARC-EP), paramilitary groups, drug trafficking groups and forces of security of the Colombian State. Another is that which is reflected in the crimes that occur in schools as a result of school dynamics; power relations, internal discrimination processes, racism and institutional sexism, etc. We also find a third aspect focused on the coexistence, learning and development of students’ socio-emotional capacities, not being born with them, it is the school that must consider the role of constituting the time and social space necessary to improve Educating these abilities.
Subject: Violência escolar -- Belo Horizonte (MG)
Violência escolar -- Bogotá (Colômbia)
Adolescentes e violência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32138
Issue Date: 1-Apr-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons