Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Aleixo dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800pt_BR
dc.contributor.referee1Valdir Claudinopt_BR
dc.contributor.referee2Elise Pittengerpt_BR
dc.creatorRafael Gaspar Anastáciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1566581077483746pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T19:04:18Z-
dc.date.available2020-01-23T19:04:18Z-
dc.date.issued2019-09-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32152-
dc.description.abstractThis work aims to analyze two pieces for cello by the Brazilian composer Marlos Nobre – Desafio II and Três Cantos de Iemanjá – seeking support for the interpretation and identifying the main technical and stylistic aspects of the composer 's cello writing. The study has as justification the relevance of the works for the contemporary national music scene and for the cello repertoire because of its musical and technical richness. Thusly the research attempts to encourage the insertion of works in the repertoire of professional and students cellists, valuing Brazilian compositional production for the instrument. In addition, it aims to provide greater visibility to the work of the composer Marlos Nobre and encourage the musical and academic study focused on the Brazilian repertoire.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar duas obras para violoncelo do compositor brasileiro Marlos Nobre – Desafio II e Três Cantos de Iemanjá – buscando subsídios para a interpretação e identificando os principais aspectos técnicos e estilísticos da escrita para violoncelo do compositor. O estudo tem como justificativa a relevância das obras para o cenário musical nacional contemporâneo e para o repertório violoncelístico em razão da sua riqueza musical e técnica. Desta forma a pesquisa busca incentivar a inserção das obras no repertório de violoncelistas profissionais e em formação, valorizando a produção composicional brasileira para o instrumento. Ademais, pretende proporcionar maior visibilidade ao trabalho do compositor Marlos Nobre e incentivar o estudo musical e acadêmico voltado para o repertório brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMarlos Nobrept_BR
dc.subjectVioloncelo e pianopt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectDesafio IIpt_BR
dc.subjectTrês cantos de Iemanjá.pt_BR
dc.subject.otherNobre, Marlospt_BR
dc.subject.otherMúsica para violoncelopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise. apreciaçãopt_BR
dc.titleO violoncelo na obra de Marlos Nobre: um estudo sobre o Desafio II e Três cantos de Iemanjápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final com anexos.pdfAberto7.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons