Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Débora D’ávila Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384125441325829pt_BR
dc.creatorTainá Pedrosa Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807653811261187pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T19:50:48Z-
dc.date.available2020-01-23T19:50:48Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32160-
dc.description.abstractThe objective of this study is to develop a digital material that serves as an instrument for the discussion, analysis and analysis of data between school practices and other spaces of nonformal education. We will have as non-formal space the Nucleus of Education and Communication in Life Sciences (NEDUCOM//UFMG), located in the Institute of Biological Sciences of UFMG. The reflections are necessary in the practices of the extension project of the University of Children. To take advantage of the main objective that research, that get the voltage to explore the practices and strategies of education non formal and, taking the use an variable between between business and knowledge in Portuguese, use a qualitative methodology like strategy of study. The term qualitative study is constituted by an explanatory investigation and search for the understanding of the individual perceptions of the world. In this way, observing and listening to the research subjects, that is, teachers, children and mediators, is a method that bases our study. We increasingly consider expression, speech, silence, question, reaction, video and photos of subjects. As a result, we present video, an educational product of this research. This is not a format for audio students in the students of the instructive education in the development of discursions, in times and the own teachers of the docents. The idea is that video is one of the instruments used for the ideas that are worth more than the University of Children, especially for the choice of Liberating Education, if they multiply. The video is aimed at teachers of Basic Education and will be announced through NEDUCON, the website of the City Hall of Belo Horizonte, as well as the site, Facebook® and Instagram® of the University of Children.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é desenvolver um material digital que sirva como instrumento para a motivação, discussão e reflexão sobre diálogos possíveis entre as práticas da escola e de outros espaços de educação não formal. Teremos como espaço não formal o Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida (NEDUCOM//UFMG), localizado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Nossas reflexões serão baseadas nas práticas do projeto de extensão Universidade das Crianças. Para tanto, considerando o eixo principal dessa pesquisa, que se volta para explorar as práticas e estratégias de educação não formal e, tomando esse objeto como uma possibilidade de diálogo entre Universidade e a Educação Básica, utilizamos a metodologia qualitativa como estratégia de estudo. O termo estudo qualitativo é por nós entendido como uma investigação explicativa e busca pela compreensão das percepções individuais de mundo. Desta forma, observar e escutar os sujeitos da pesquisa, isto é, professores, crianças e mediadores, é um método que fundamenta nosso estudo. Consideramos cuidadosamente cada expressão, fala, silêncio, pergunta, reação, vídeo e fotos dos sujeitos. Como resultado, apresentamos o vídeo, produto educacional dessa pesquisa. A demanda desse material que auxiliasse os professores participantes da formação a divulgarem as reflexões, construções e práticas desenvolvidas durante o curso para os demais professores da escola, surgiu durante as discursões, nos grupos focais e pelos próprios docentes. Nossa ideia é que o vídeo seja um dos instrumentos utilizados para que as ideias que baseiam as práticas da Universidade das Crianças, sobretudo a da educação por livre escolha e a Educação Libertadora, se multipliquem. O vídeo tem como público alvo os professores da Educação Básica e será divulgado através do NEDUCON, pelo site Prefeitura Belo Horizonte além do site, Facebook® e Instagram® da Universidade das Crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação formal e não formalpt_BR
dc.subjectUniversidade das criançaspt_BR
dc.subjectNEDUCOM/UFMGpt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherEducação não formalpt_BR
dc.subject.otherCiência -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência -- Métodos de ensinopt_BR
dc.titleEducação não formal para além dos museus e centros de ciência: reflexões a partir do projeto universidade das crianças do núcleo de educação e comunicação em ciências da vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Tainá final (1).pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons