Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32194
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância da participação cidadã na gestão escolar
Autor(es): Carla Ruas Lucas
Primeiro Orientador: Cleverson Ramom Carvalho Silva
Primeiro membro da banca : Narrayra Granier Cunha
Segundo membro da banca: Simone Evangelista Fonseca
Resumo: Este trabalho teve como temática a importância da participação cidadã na gestão escolar. Neste sentido, elencou-se como objetivo geral analisar a participação de pais e responsáveis dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Renascença na construção de uma gestão participativa. O presente estudo se justificativa pela necessidade de dar continuidade à discussão sobre a importância de uma gestão democrática na área educacional. Para o embasamento teórico da discussão os seguintes temas foram abordados: gestão democrática, gestão escolar, gestão democrática e participação cidadã, bem como o embasamento legal pertinente à gestão democrática e mecanismos formais de participação. Os dados foram coletados por meio de aplicação de um questionário para uma amostra de pais/responsáveis pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Renascença, primeira escola de educação infantil de Belo Horizonte. Diante do exposto, pretende-se ampliar o debate sobre a possibilidade de adoção e/ou adaptação de ações estratégicas que fomentem a participação cidadã na gestão escolar. Portanto, constitui um desafio para a administração pública e gestores a promoção de medidas que impactaram de forma positiva na participação cidadã e na gestão escolar a fim de obtenção de um melhor desempenho dos alunos e aprimoramento da qualidade do serviço prestado
Abstract: This work had as its theme the importance of citizen participation in school management. In this sense, the general objective was to analyze the participation of parents and heads of the students of the Municipal School of Early Childhood Education in the construction of participatory management. The present study is justified by the need to continue the discussion about the importance of democratic management in the educational area. For the theoretical basis of the discussion the following themes were addressed: democratic management, school management, democratic management and citizen participation, as well as the legal basis pertinent to democratic management and formal mechanisms of participation. Data were collected through the application of a questionnaire to a sample of parents / guardians of the students of the Renascença Municipal School of Early Childhood Education, the first kindergarten school in Belo Horizonte. In view of the above, it is intended to broaden the debate about the possibility of adopting and / or adapting strategic actions that encourage citizen participation in school management. Therefore, it is a challenge for the public administration and managers to promote measures that have a positive impact on citizen participation and school management in order to obtain a better performance of the students and improve the quality of the service provided.
Assunto: Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32194
Data do documento: 27-Abr-2019
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