Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926600962920347pt_BR
dc.contributor.referee1José Wilson da Costapt_BR
dc.contributor.referee2Durcelina Ereni Pimenta Arrudapt_BR
dc.creatorAnderson Nunes Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573752529596157pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T20:04:05Z-
dc.date.available2020-01-24T20:04:05Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32201-
dc.description.abstractThis research intended to investigate the genre of fanfiction, identifying possible contributions to the digital literacy and the reading and writing proficiency in High School. In this perspective, an attempt was made to answer the following research problem: How does the school exploit the social literacy of its students, especially those resulting from its social practices, for the development of reading and writing skills? In order to answer this question, it was necessary to know the space-time of school learning and to deepen in the studies that contemplate the digital literacy and fanfiction. Also known as fanfic, an abbreviation of the term fan fiction, it is a discursive genre whose production is characterized by fictional narratives. It is a genre constructed from texts written by third parties, non-profitable, and its authors use fictional characters or universes, either from literature, cinema, comics or any other media. For the accomplishment of this study, the methodology of the research involved bibliographical survey, documentary and field research, through a case study. As for the context of the research, a public high school was selected from the State of Minas Gerais, located in the metropolitan region of Belo Horizonte, and the participants of the research were a Portuguese Language teacher and a class of high school first year students. Data collection was done through the application of an online questionnaire, participant observation in the classroom and in the computer lab, as well as the application of interviews with students who participated in reading and writing practices with the genre fanfiction, organized and applied all the time of the research. The choice was the theoretical references which contemplate the contributions of authors who research Youth and High School: Sposito (2000), Garbin (2009), Sales (2014); the scope of digital technology: Lévy (1999), Prensky (2001), Martinez (2006); about fanfiction: Vargas (2005), Buzato (2007), Snyder (2010), Teixeira and Gomes (2015), Campos (2016); and on the proficiency of reading and writing in High School: Schneuwly and Dolz (2013), Rojo (2013), Alves (2015), Gomes (2016, 2017), among others who collaborated for the study in question. The results of the investigation revealed that the practices of fanfiction represent an important alternative for the development of reading and writing of students, also bringing contributions to digital literacy. It becomes, therefore, a practice which can be adopted in the school scope for the development of reading, writing and digital literacy of the students.pt_BR
dc.description.resumoPretendeu-se com esta pesquisa investigar o gênero fanfiction, identificando possíveis contribuições para o letramento digital e a proficiência leitora e escritora no Ensino Médio. Nessa perspectiva, procurou se responder o seguinte problema de pesquisa: Como a esc ola explora o letramento social de seus estudantes, especialmente daqueles advindos de suas práticas sociais, para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita? Com o intuito de responder esse questionamento, foi necessário conhecer o espaço-tempo de aprendizagem da escola e aprofundar nos estudos que contemplam o letramento digital e a fanfiction. Também conhecida como fanfic, esta palavra pode ser traduzida como ficção de fã, e se trata de um gênero discursivo, cuja produção se caracteriza por narrativas ficcionais. É um gênero construído a partir de textos escritos por terceiros, sem fins lucrativos, e seus autores se utilizam de personagens ou universos ficcionais, seja de literatura, cinema, quadrinhos ou qualquer outra mídia. Para a realização deste estudo, a metodologia da pesquisa envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa documental e de campo, por meio de estudo de caso. Quanto ao contexto da pesquisa, elegeu-se uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEE-MG), localizada na região Metropolitana de Belo Horizonte, e os sujeitos da pesquisa foram uma professora de Língua Portuguesa e uma turma de alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário online, observação participante em sala de aula e no laboratório de informática, além de aplicação de entrevistas com alunos participantes das práticas de leitura e escrita com o gênero fanfiction, organizadas e aplicadas para a turma à época da pesquisa. Optou-se pelo referencial teórico que contempla as contribuições de autores que pesquisam Juventude e Ensino Médio: Sposito (2000), Garbin (2009), Sales (2014); no âmbito da tecnologia digital: Lévy (1999), Prensky (2001), Martinez (2006); sobre fanfiction: Vargas (2005), Buzato (2007), Snyder (2010), Teixeira e Gomes (2015), Campos (2016); e sobre a proficiência leitora e escritora no Ensino Médio: Schneuwly e Dolz (2013), Rojo (2013), Alves (2015), Gomes (2016, 2017), entre outros que colaboraram para o estudo em pauta. Os resultados da investigação revelaram que as práticas das fanfictions representam importante alternativa para o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes, trazendo, também, contribuições para o letramento digital. Tornando-se, portanto, prática que pode ser adotada no âmbito escolar para o desenvolvimento da leitura, escrita e do letramento digital dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectFanfictionpt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subject.otherFan fictionpt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.subject.otherJovens -- Interesses na leiturapt_BR
dc.subject.otherEscrita -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLiteratura -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGêneros literáriospt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleJuventude, gênero fanfiction e letramento digital: um estudo das práticas de leitura e escrita no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Anderson Final 20_04_2019.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons