Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carla Silva Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0886169292356867pt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Edson Cardoso Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Oiliam José Lannapt_BR
dc.creatorEduardo Dias de Barros Filhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276721257937403pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T21:31:35Z-
dc.date.available2020-01-24T21:31:35Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32216-
dc.description.abstractThe creative practices – composition, improvisation and arrangements elaboration – integrate the new paradigms of piano’s pedagogy. With the relevance of the discussions about these new paradigms, the specificities and variety in the profile of contemporary students as background, this research sought to investigate and discuss the importance of the figure of teacher-composer in the current scenario of piano teaching. For this, three different methodological approaches were used. In the first moment, a literature review was made about the teacher's formation, his professional performance and the new paradigms of piano pedagogy. Then, interviews were conducted with three important teacher-composers of the present time: Laura Longo (Brazil), Hudson Neves Carvalho (Brazil) and June Armstrong (Ireland). In the last stage, which is configured as a self-ethnographic artistic research, an authorial artistic product was presented, followed by the narrative of the process of composition and application of the pieces, as well as the interweaving of the voices of three teacher-composers with the voice and the experience music-didactic of the researcher. The analysis of the interviews revealed that the three teacher-composers are not reproducing their training, and that the use of creative practices in their professional practice emerged from the demands raised by different contexts and the variety of the contemporary student profile, which requires greater versatility of the music educator. The Keith Swanwick's C(L)A(S)P Model was presented as an ideal model not only for the integral formation of the student, but also as a model for the formation and performance of the contemporary piano teacher.pt_BR
dc.description.resumoAs práticas criativas – composição, improvisação e elaboração de arranjos – integram os novos paradigmas da pedagogia do piano. Tendo como pano de fundo a relevância das discussões sobre esses novos paradigmas, somadas às especificidades e variedade no perfil do alunado contemporâneo, este trabalho procurou investigar e discutir a importância da figura do professor-compositor no cenário atual do ensino do piano. Para tanto, foram utilizadas três diferentes abordagens metodológicas. Inicialmente, foi feita uma revisão de literatura sobre a formação do professor, sua atuação profissional e os novos paradigmas da pedagogia do piano. Em seguida, foram realizadas entrevistas com três importantes professores-compositores da atualidade: Laura Longo (Brasil), Hudson Neves Carvalho (Brasil) e June Armstrong (Irlanda). No terceiro momento, que se configura como uma pesquisa artística autoetnográfica, um produto artístico autoral foi apresentado, acompanhado da narrativa do processo de composição e aplicação das obras, bem como o entrelaçamento das vozes dos três professores-compositores com a voz e experiência músico-didática do pesquisador. A análise das entrevistas revelou que os três professores-compositores não reproduzem a formação que tiveram, e que o uso das práticas criativas em sua atuação profissional emergiu das demandas levantadas por diferentes contextos e pela variedade do perfil do aluno contemporâneo, o que exige uma maior versatilidade do educador musical. O Modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick foi apresentado como um modelo ideal não apenas para a formação integral do aluno, mas também como modelo para a formação e atuação do professor de piano na contemporaneidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do pianopt_BR
dc.subjectPráticas criativaspt_BR
dc.subjectNovos paradigmas da educação musicalpt_BR
dc.subjectModelo C(L)A(S)Ppt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.subject.otherEducação musicalpt_BR
dc.subject.otherPiano - Instrução e ensinopt_BR
dc.subject.otherCriação - Artept_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.titleA criação como ferramenta pedagógica no ensino do piano: dando voz ao professor-compositorpt_BR
dc.title.alternativeThe creation as a pedagogical tool for piano teaching: giving voice to the teacher-composerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Final - Eduardo Barros - Educação Musical.pdf4.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.