Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32218
Type: Tese
Title: A linguagem em uso na sala de aula: oportunidades para ler e escrever no contexto do projeto didático autoral docente
Authors: Flávia Helena Pontes Carneiro
First Advisor: Maria Lúcia Castanheira
First Referee: Clecio dos Santos Bunzen Júnior
Second Referee: Gláucia dos Santos Jorge
Third Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Sara Mourão Monteiro
metadata.dc.contributor.referee5: Marco Antônio Melo Franco, Maria de Fátima Gomes Cardoso
Abstract: Esta tese examina a criação de oportunidades para ler e escrever criadas, discursivamente, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte e inscreve-se no campo dos estudos do letramento como prática social. O referencial teórico-metodológico adotado é a Etnografia Interacional (GREEN; DIXON, 1993; CASTANHEIRA; CRAWFORD; DIXON; GREEN, 2001; CASTANHEIRA, 2000; 2004), ancorada nos estudos da Antropologia Simbólica e Cognitiva (GEERTZ, 1983; SPRADLEY, 1979, 1980) e na combinação de estudos da análise do discurso, como a Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982, 1986) e a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1993; IVANIC, 1994). A observação participante (SPRADLEY, 1980) no trabalho em campo, durante um ano, contou com a utilização de ferramentas etnográficas, como registros feitos em áudio, vídeo, cadernos de campo e cópias de artefatos. Os conceitos de intertextualidade (BLOOME; EGAN-ROBERSTON,1993) e de intercontextualidade (FLORIANI, 1994) foram usados para examinar como o texto, na sala de aula, foi construído interacionalmente e na análise das oportunidades para ler e escrever textualizadas no discurso dos participantes. O projeto didático autoral da professora, observado em ação, foi caracterizado a partir dos estudos de (MATENCIO, 2001), (BUNZEN, 2009) e (ROCKWELL, 2012) e permitiu identificar, dentre outros aspectos, como a professora selecionou os objetos de ensino e como ela se posicionou, axiologicamente, no discurso, imprimindo uma marca pessoal ao criar oportunidades para ler e escrever. O exame da exploração dos memes, inseridos no tema cultural “escola”, no projeto didático autoral da professora, apontou para diversos aspectos. Os memes foram explorados em sala como objeto de estudo e o conjunto de conhecimentos mobilizados por meio das perguntas feitas pela professora deu visibilidade às estratégias didático-discursivas usadas para atingir os seus objetivos naquela aula, orientadas por um “querer fazer e um querer dizer” (MATENCIO, 2001). O estudo apontou para práticas de letramento desenvolvidas na esfera escolar, criadas e marcadas pela apreciação valorativa da professora. A leitura dos memes foi condicionada pela passagem da esfera não escolar para a esfera escolar, modificando as formas de ler e de produzir significados. A professora criou contextos para a vivência de práticas de letramento digital, no trabalho com o tema cultural “pesquisa”, nos quais a leitura e a escrita foram usadas para resolver desafios, possibilitando a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais necessários para ler e escrever em ambientes digitais. Na cultura dessa sala de aula, o processo de aprender a pesquisar foi considerado mais importante do que a apresentação de um produto. Os aspectos discursivos analisados no projeto didático autoral da professora apontam para a necessidade de se considerar, como propôs KLEIMAN (1995, 2007, 2008) e BUNZEN (2009), o letramento escolar como a expressão das práticas socioculturais que se realizam na esfera escolar. O estudo apontou, ainda, para o potencial de se explorar o discurso em sala de aula nos cursos de formação de professores, no contexto do letramento como prática social.
Abstract: This research paper analyses the opportunities to read and write discursively created in a classroom in the 3rd year of elementary school in a public school of Belo Horizonte municipal network and inscribes itself in the field of literacy studies as a social practice. The theoretical-methodological framework adopted is the Interactional Ethnography (GREEN; DIXON, 1993; CASTANHEIRA; CRAWFORD; DIXON; GREEN 2001 e CASTANHEIRA 2000, 2004) anchored in the studies of Symbolic and Cognitive Anthropology (GEERTZ, 1983; SPRADLEY, 1979, 1980) and the combination of discourse analysis studies, such as Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ, 1982, 1986) and Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1993; IVANIC, 1994). The participant observation (SPRADLEY, 1980) in the field working during a year relied on the use of ethnographic tools such as audio and video records and field notebooks. The concepts of intertextuality (BLOOME; EGAN-ROBERSTON, 1993) and intercontextuality (FLORIANI, 1994) were used to examine how the text was constructed interactively in the classroom and to analyze the opportunities for reading and writing textualized in the discourse of participants. The teacher's author didactic-project observed in action characterized from the studies of (MATENCIO, 2001), (BUNZEN, 2009), and (ROCKWELL 2012), allowed to identify, among other aspects, how the teacher selected the objects of teaching and how she axiologically positioned in the discourse, producing a mark in creating opportunities for reading and writing. The teacher's author didactic-project observed in action characterized from the studies of (MATENCIO, 2001), (BUNZEN, 2009), and (ROCKWELL 2012), allowed to identify, among other aspects, how the teacher selected the objects of teaching and how she axiologically positioned in the discourse, producing a mark in creating opportunities for reading and writing. The study pointed to the literacy practices developed in the school sphere created and marked by the teacher‟s value appreciation. The reading of memes was conditioned by the passage from the non-school sphere to the school sphere changing the ways of reading and producing meanings. The teacher created contexts for the digital literacy practices, in the work as the cultural theme "research", in which reading and writing were used to solve challenges, enabling the construction of conceptual, attitudinal and procedural knowledge needed to read and write in digital environments. In the culture of this classroom, the process of learning how to research was considered more important than the presentation of a product. The discursive aspects analyzed in the literacy practices carried out in the teacher's didactic project point to the need to consider school literacy, as proposed by KLEIMAN (1995, 2007, 2008) and BUNZEN (2009), as sociocultural practices that take place in the school sphere. The study also pointed to the potential of exploring classroom discourse in teacher training courses in the context of literacy as a social practice.
Subject: Linguagem e educação
Letramento
Prática de ensino
Memes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32218
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Flávia Helena Pontes Carneiro.pdfTese de DOUTORADO4.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons