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Tipo: Dissertação
Título: Fé na vida, fé no homem, fé no que virá: um estudo sobre os sentidos da prática coral em uma unidade prisional
Autor(es): Ricardo Luiz Dias
primer Tutor: Renato Tocantins Sampaio
primer miembro del tribunal : Lucia Pompeu de Freitas Campos
Segundo miembro del tribunal: Walesson Gomes da Silva
Tercer miembro del tribunal: Helena Lopes da Silva
Resumen: Neste trabalho, buscamos interpretar os sentidos e significados atribuídos pelos recuperandos participantes do Coral da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Santa Luzia no momento em que estiveram cantando e se apresentando. Para isso, foram entrevistados sete cantores que estão no processo de ressocialização na instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados seguindo os princípios da análise fenomenológica. Emergiram nove dimensões de sentido as quais foram: 1) cantar favorecendo a socialização e a sociabilidade; 2) música como lazer e modo de sair da APAC; 3) música e bem-estar; 4) emoção ao cantar; 5) desenvolvimento musical: não sou cantor; 6) canto como trabalho em equipe; 7) o estigma de ser preso; 8) sentindo a ausência da regente e 9) a instituição. Estas dimensões são apresentadas utilizando excertos retirados das entrevistas e, discutidos à luz das proposições de Merriam (1964), sobre o uso e as funções sociais da música e de Sloboda (2010), sobre música e emoção, e de DeNora (2008), sobre o uso da música no cotidiano. Os resultados demostram que a atividade foi bem recebida pelos recuperandos auxiliando-os em seu processo de ressocialização e na sociabilidade, permitindo também momentos de lazer, assimilação de regras sociais, conhecimentos musicais e regulação do humor. Discute-se ainda, a respeito da utilização na música no cotidiano da APAC e como isso impacta nas subjetividades dos recuperandos.
Abstract: In this work, we seek to interpret the meanings and senses attributed by the arrested participants of the Choir of the Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) of Santa Luzia at the time they were singing and performing. For this search, seven arrested singers, who are in the process of resocialization in the institution, were interviewed. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed following the principles of phenomenological analysis. Nine categories of meaning emerged which were: 1) singing favoring socialization and sociability; 2) music as leisure and way out of APAC; 3) music and well-being; 4) emotion in singing; 5) musical development: I am not a singer; 6) singing as teamwork; 7) the stigma of being arrested; 8) feeling the absence of the conductor, and 9) the institution. These categories are presented using excerpts from the interviews and discussed in light of Merriam's (1964) assumptions, about the use and social functions of music and Sloboda (2010), about music and emotion, and DeNora (2008), about the use of music in daily life. The results show that the activity was well received by the arrested people, helping them in their resocialization and sociability process, also allowing moments of leisure, assimilation of social rules, musical knowledge and mood regulation. It is also discussed about the use in music in daily life of APAC and how it impacts on the subjectivities of the entervieweds.
Asunto: Música
Música - Sociedade
Canto coral
Ressocialização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32249
Fecha del documento: 6-sep-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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