Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32311
Type: Dissertação
Title: Produção de uma animação interativa para o estudo da Zika como infecção sexualmente transmissível no ensino médio
Other Titles: Production of an interactive animation for the study of Zika as a sexually transmitted infection in high school
Authors: Celiane Vieira do Nascimento Lira
First Advisor: Cleida Aparecida de Oliveira
First Co-advisor: Kennedy de Oliveira Bonjour
First Referee: Elaine Soares França
Second Referee: Tânia Mara Segatelli
Abstract: A Zika é uma doença que tem como via de transmissão primária a picada do vetor Aedes aegypti. Porém, sua transmissão por via sexual foi recentemente relatada, nos Estados Unidos e em diversos países, incluindo o Brasil. Portanto, é fundamental aprimorar o conhecimento dos cidadãos em relação à promoção, prevenção e tratamento da doença, em especial à grande contingência de estudantes do ensino médio, em idade compatível com iniciação da atividade sexual. Neste contexto, para facilitar a mediação da construção deste conhecimento pelos estudantes, faz-se necessário buscar estratégias pedagógicas que despertem o interesse dos alunos, no sentido de promover de forma significativa e motivadora a disseminação deste saber. Dessa forma, este estudo teve como objetivo realizar a produção e avaliação da efetividade de uma animação interativa, via Web, como estratégia educacional, no estudo sobre a Zika como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Para atingir os objetivos e em consonância com o uso de tecnologia na educação e do protagonismo dos alunos no ensino-aprendizagem, buscou-se utilizar uma estratégia em que os discentes pudessem participar das etapas de produção do material didático e interagir com o mesmo por meio de uma animação interativa utilizando o software PowerPoint. O estudo foi desenvolvido propondo-se que à medida que o aluno avançasse na produção da animação, ele pudesse expressar seus conhecimentos prévios, trabalhar em grupos, expor sua criatividade e demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo, com vistas à uma aprendizagem significativa e com desenvolvimento do seu protagonismo. Participaram do estudo, 107 alunos de três turmas, com aproximadamente 36 alunos cada. O trabalho foi iniciado no 2º ano, em 2018, e finalizado no 3º ano do Ensino Médio, em 2019. Para tal, foram realizadas uma série de atividades sistematizadas em uma Sequência Didática (SD), juntamente com uma análise crítica sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC. A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Utilizou-se, para a coleta de dados relativo aos conhecimentos prévios dos alunos, uma atividade diagnóstica seguida de roda de conversa. Para avaliar a percepção do aluno foi feita a análise das histórias ilustradas, produzidas por eles, através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin, além das anotações das observações do pesquisador ao longo do processo, compiladas em caderno de campo, e documentadas por registros fotográficos, bem como a aplicação de um questionário ao final do processo. Os dados obtidos no estudo sobre a produção conjunta de uma animação interativa, disponibilizada via Web, como estratégia educacional, revelam-se satisfatórios no sentido de possibilitar a compreensão, por parte dos alunos participantes, de um assunto recente, complexo e que ainda não é contemplado nos livros didáticos. Os alunos participantes, em sua maioria, mostraram-se motivados em participar da produção e consideraram a estratégia eficiente como recurso para abordar o ensino da Zika como uma IST.
Abstract: Zika is a disease whose primary route of transmission is the sting of the Aedes aegypti vector. However, its sexual transmission has recently been reported in the United States and several countries, including Brazil. Therefore, it is essential to improve citizens' knowledge regarding the promotion, prevention and treatment of the disease, especially the large contingency of high school students, at an age compatible with the initiation of sexual activity. In this context, to facilitate the mediation of the construction of this knowledge by students, it is necessary to seek pedagogical strategies that arouse the interest of students, in order to significantly and motivatingly promote the dissemination of this knowledge. Thus, this study aimed to produce and evaluate the effectiveness of interactive web-based animation as an educational strategy in the study of Zika as a Sexually Transmitted Infection (STI). In order to achieve the objectives and in line with the use of technology in education and the protagonism of students in teachinglearning, we sought to use a strategy in which students could participate in the stages of production of didactic material and interact with it through of an interactive animation using PowerPoint software. The study was developed proposing that as the student progressed in the production of animation, he could express his previous knowledge, work in groups, expose his creativity and demonstrate the knowledge acquired throughout the study, with a view to meaningful learning. with development of its protagonism. The study included 107 students from three classes, with approximately 36 students each. The work began in the 2nd year, in 2018, and finished in the 3rd year of High School, in 2019. To this end, a series of systematized activities in a Didactic Sequence (SD) were performed, along with a critical analysis on the use of Information and Communication Technologies - ICT. The methodology adopted was the action research with qualitative approach. For the data collection related to the students' previous knowledge, a diagnostic activity was used followed by a conversation wheel. To evaluate the student's perception was made the analysis of the illustrated stories produced by them, using the content analysis technique proposed by Bardin, in addition to the notes of the researcher's observations throughout the process, compiled in a field notebook, and documented photographic records, as well as the application of a questionnaire at the end of the process. The data obtained in the study on the joint production of an interactive animation, made available via the Web, as an educational strategy, are satisfactory in order to enable the participating students to understand a recent, complex subject that is not yet known. contemplated in the textbooks. Most of the participating students were motivated to participate in the production and considered the efficient strategy as a resource for approaching Zika teaching as an STI.
Subject: Ensino de Biologia
Animação
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Infecção por Zika virus
Ensino - aprendizagem
Tecnologia educacional
Interatividade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32311
Issue Date: 11-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Julho 2019 Celiane Nascimento.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons