Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32388
Type: Tese
Title: Efeitos da deficiência de tiamina e do processo de aprendizagem espacial sobre parâmetros neuroquímicos e imunológicos do hipocampo e tálamo de camundongos Swiss
Authors: Isabela Cristina Sena Romano
First Advisor: Angela Maria Ribeiro
First Referee: Cláudio da Cunha
Second Referee: Gilberto Fernando Xavier
Third Referee: Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Juliana Carvalho Tavares
Abstract: O desenho experimental do presente estudo permitiu a avaliação dos efeitos de um episódio de deficiência de tiamina (DT) e do treino em uma tarefa de navegação espacial (aprendizado: AP), sobre componentes moleculares que são potenciais candidatos de exercerem papel importante no fenômeno da comunicação cruzada (cross talking) entre os Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Imunologico (SI). As hipóteses centrais foram: (i) componentes do SI e do SNC estão envolvidos no mecanismo molecular do aprendizado e memória espacial, sendo que o envolvimento desses componentes depende da etapa do processo da aprendizagem; e (ii) esses componentes moleculares podem ser alterados por um insulto neurodegenerativo, como a DT, que também afeta o processo de aquisição de uma tarefa espacial. Para testar essas hipóteses foram utilizados 112 camundongos Swiss, divididos em dois grupos: controle e DT. Após o episódio de DT, seguiu-se um período de recuperação de 30 dias. Cada grupo (controle e DT) foi subdividido em dois: um subgrupo foi submetido ao Labirinto em Tanque Raso (LTR) com o objetivo de solucioná-lo e o outro foi exposto ao LTR sem que o animal executasse a tarefa cognitiva. O treino ocorreu durante sete dias consecutivos. Imediatamente após as sessões 1, 3, 5, e 7 do treino, seis animais de cada subgrupo foram mortos por decapitação e amostras do hipocampo e tálamo foram separadas e utilizadas para as determinações, através de métodos bioquímicos, dos seguintes componentes neurobiológicos: GABA, glutamato, Brain-Derived Neurotrophic Fator (BDNF), Interleucina 1-β (IL-1β), Tumor Necrosis Factor α (TNF-α) e expressão do gene do Bdnf. Os resultados mostram que a DT afetou os níveis de GABA, taxa glutamato/GABA, BDNF, RNAm do gene Bdnf, TNF-α e Il-1β nas duas regiões cerebrais, tálamo e hipocampo. Verificou-se que o treino em uma tarefa cognitiva espacial está relacionado com alterações nos níveis de GABA, BDNF, RNAm do gene Bdnf e Il-1β do hipocampo, mas não do tálamo. Verifica-se que o esforço cognitivo em etapas iniciais e intermediárias do processo de aprendizagem está associado a alterações em componentes neuroimunológicos, que por sua fez relacionam-se entre si (p. ex., GABA e BDNF) e com o desempenho do indivíduo na aquisição da tarefa. Pela primeira vez, demonstra-se que componentes neuroimunológicos do hipocampo podem ser modulados durante a execução de uma tarefa cognitiva espacial e podem ser afetados por insultos neurodegenerativos, como a DT.
Abstract: The experimental design of the present study allowed the evaluation of the effects of an episode of thiamine deficiency (TD) and training in a space navigation task (Learning process), on molecular components that are potential candidates to play a role in the phenomenon of cross talking between the Central Nervous System (CNS) and Immune System (IS). The central hypotheses were: (i) IS and CNS components are involved in the molecular mechanism of spatial learning and memory, and the involvement of these components depends on the stage of the learning process; and (ii) these molecular components can be altered by a neurodegenerative insult, such as the TD, which also affects the process of acquiring a spatial task. To test these hypotheses, 112 Swiss mice were used, divided into two groups: control and TD. After the TD episode, a 30-day recovery period was followed. Each group (control and TD) was subdivided into two: one subgroup was submitted to the shallow water maze (SWM) in order to solve it and the other was exposed to the STL without the animal performing the cognitive task. The training occurred during seven consecutive days. Immediately after training sessions 1, 3, 5, and 7, six animals from each subgroup were killed by decapitation and samples from the hippocampus and thalamus were separated and used for the determination, through biochemical methods, of the following neurobiological components: GABA, glutamate, Brain-Derived Neurotrophic Factor (BDNF), Interleukin 1-β (IL-1β), Tumor Necrosis Factor α (TNF-α) and Bdnf gene expression. The results show that TD affects GABA levels, glutamate/GABA rate, BDNF, Bdnf gene mRNA, TNF-α and Il-1β in both brain areas thalamus and hippocampus. Training in a spatial cognitive task has been found to be related to changes in GABA, BDNF, Bdnf gene mRNA and Il-1β levels in the hippocampus. Cognitive effort in the early and intermediate stages of the learning process is associated with changes in neuroimmunological components, which in turn are related to each other (i.e. GABA and BDNF) and to the individual's performance in the task acquisition. For the first time, it is demonstrated that neuroimmunological components of the hippocampus may be modulated during the performance of a spatial cognitive task and may be affected by neurodegenerative insults, such as TD.
Subject: Neurociências
Deficiência de Tiamina
Aprendizagem Espacial
Hipocampo
Tálamo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32388
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Isabela Cristina Sena Romano.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons