Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32454
Type: Tese
Title: Festival Folclórico de Parintins: percepções dos fatores de sucesso de um evento turístico cultural na aplicação do Modelo de Bordas e da Teoria de Script
Authors: Edna Aniceto de Magalhães Cardoso
First Advisor: Marlusa de Sevilha Gosling
First Referee: Juliana Maria Magalhães Christino
Second Referee: Mariana de Freitas Coelho
Third Referee: Rodrigo Burkowski
metadata.dc.contributor.referee4: Ítalo Brener de Carvalho
Abstract: O tema desta tese é o “Festival Folclórico de Parintins: percepções dos fatores de sucesso de um evento turístico cultural na aplicação do Modelo de Bordas e da Teoria de Script”. A inovação deste estudo está na apresentação de um modelo teórico, denominado “Modelo Conceitual Bordas-Script” que possibilita a identificação dos pontos importantes para a experiência turística durante um evento cultural, com a avaliação da competitividade dos clusters locais, da satisfação dos consumidores de turismo durante o evento e a elaboração de um plano de ação para melhorar a experiência turística em eventos futuros. Este estudo se justifica no fato de que, nos últimos anos, os eventos turísticos culturais têm aumentado em todo o mundo. Entretanto, muitos desses eventos são realizados sem o devido planejamento e sem a consideração da competitividade do destino turístico. A exemplo da falta de planejamento em eventos turísticos culturais, o Festival Folclórico de Parintins surgiu, em meados de 1913, de modo informal e foi se expandido e sendo reconhecido, com o passar dos anos, como um evento turístico cultural importante para o município de Parintins, no estado do Amazonas. No entanto, até os dias atuais, esse Festival não conta com um planejamento adequado e integrado entre as agências de turismo, fornecedores e prestadores de serviços locais. Também não existe uma política no município de Parintins que estabeleça um planejamento turístico e de marketing para apoiar o Festival. Considerando-se a importância do planejamento de turismo para os eventos culturais e festivais, observou-se que existe uma lacuna sobre como a experiência do turista durante um evento cultural, mais especificamente um festival, pode influenciar sua intenção de revisita ao destino turístico. Neste contexto, este estudo buscou apresentar um modelo conceitual, elaborado a partir do Modelo de Bordas e da Teoria de Script, para identificar e mapear as experiências dos consumidores de turismo durante um evento cultural (festival). O objetivo geral deste estudo é levantar os pontos importantes no planejamento de um evento cultural e identificar como eles contribuem para a experiência autêntica dos turistas. Outros objetivos específicos foram: (a) conhecer as variáveis que influenciam a competitividade e a experiência dos consumidores de turismo em um evento cultural; (b) aplicar o modelo conceitual baseado no Modelo de Bordas e na Teoria de Script de modo que seja possível analisar o nível competitivo dos clusters turísticos em Parintins, sobretudo, durante o Festival Folclórico de Parintins; (c) avaliar a experiência do turista bem como sua satisfação com o evento; e (d) analisar o grau de conhecimento dos fornecedores (clusters) no destino que assegura os níveis gerais de critérios de competitividade baseada na experiência turística dos consumidores em um evento turístico cultural. A metodologia empregada neste estudo é composta por duas etapas: (a) a aplicação do método Delphi, com especialista em eventos culturais, que possibilitou a elaboração de um questionário de entrevista para ser aplicado na entrevista com turistas durante a etapa da pesquisa qualitativa; e (b) uma pesquisa qualitativa realizada com turistas que participaram do Festival Folclórico de Parintins, em sua edição de 2018. A partir do roteiro de entrevista elaborado pelo painel de especialistas (Método Delphi; n=14), foram entrevistados 30 turistas que participaram do Festival Folclórico de Parintins em junho/2018. Os pontos importantes para o planejamento de um evento turístico são baseados nas variáveis/fatores de competitividade e de experiência. As variáveis de competitividade (Script Clusters) são preço, infraestrutura, imagem do destino, atrativos culturais, atrativos naturais, qualidade dos bens e serviços, hospitalidade/atendimento, segurança, acesso ao destino/evento, divulgação, interesse em participar nos eventos turísticos do destino. As variáveis de experiência (Script Turista) são evento, organização, beleza/grandiosidade do espetáculo, emoção/experiência com o espetáculo, pontualidade, serviços turísticos e infraestrutura básica, preços justos, experiência com a cultura regional. Os resultados da aplicação do Modelo Conceitual Bordas-Script demonstraram que o Script Cluster e o Script Turista podem influenciar a experiência dos consumidores de turismo, impactando sua intenção de revisita ao destino fora da época do evento cultural, ou seja, provocando uma desmotivação para um retorno quando não é época do Festival.
Subject: Turismo
Cultura e turismo
Festivais
Comportamento do consumidor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32454
Issue Date: 21-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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