Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32521
Type: Monografia (especialização)
Title: A Recuperação da informação em redes sociais : o uso e aplicação das hashtags #
Other Titles: Information retrieval on social networks : the use and application of hashtags #
Authors: Jordânia Quintão Viana
First Advisor: Elisângela Cristina Aganette
First Referee: Célia da Consolação Dias
Abstract: A sociedade contemporânea vivencia uma era em que se produzem cada vez mais informações, sem a garantia de um bom uso das mesmas, devido à dificuldade de acesso e recuperação. Vivencia-se o que pode ser considerado como uma nova fase histórica, chamada Sociedade da Informação, onde a internet favorece o crescimento descontrolado de conteúdos digitais aliados às novas tecnologias, tornando-se uma fonte principal para produção e disseminação de recursos informacionais. O referido cenário evidencia a necessidade de classificação, organização, e tratamento dos conteúdos disponibilizados para que possam ser acessados de modo simples e eficiente. No ambiente web, cada usuário tem sua maneira própria de estruturar e organizar suas informações, seja com intuito de compartilhá-las ou não. O que não significa que os métodos utilizados por estes, para estruturar e organizar as informações produzidas ou simplesmente utilizadas, seja necessariamente eficiente e eficaz. Utilizam-se termos que não refletem o verdadeiro conteúdo informacional indexado. Ainda assim, na visão desse usuário, sua maneira de organização é a mais conveniente e adequada. Diante de tais constatações, faz-se o seguinte questionamento, como garantir que a recuperação da informação seja realizada de maneira adequada e precisa? Existem métodos e técnicas para se tratar, estruturar e organizar a informação na web? Faz-se necessário buscar entendimento da motivação do usuário sentida no momento de atribuir etiquetas (tags) a um objeto informacional, como por exemplo, no uso de palavras-chave para representar conteúdos, de forma que facilite sua organização e recuperação (Classificação social). A presente pesquisa tem como objetivo identificar como as informações são representadas e recuperadas via hashtags atribuídas pelos usuários, nas redes sociais; verificar como os usuários fazem a etiquetagem através das hashtags nas publicações em três populares redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook e identificar quais são as vantagens e desvantagens do uso das hashtags nas redes sociais. A problemática do trabalho se pauta em verificar como as hashtags são utilizadas para representar e recuperar informação nas redes sociais e se contribuem para tal. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, dado a necessidade de aprofundar mais no tema e problema, para melhor entendimento do assunto. Tendo em vista os aspectos observados nesta pesquisa, pode-se concluir que as hashtags auxiliam efetivamente na classificação, representação e recuperação da informação em redes sociais. Quando a etiquetagem é bem definida antes do compartilhamento da informação ou conteúdo, existem muitos mais chances de serem recuperados, assim como utilizados por outras pessoas. Esse estudo visa contribuir de forma teórica para a literatura da área e, também se espera facilitar a atuação do profissional da informação em tal domínio.
Abstract: Contemporary society is experiencing an era in which more and more information is produced, without the guarantee of good use of it, due to the difficulty of access and retrieval. We experience what can be considered as a new historical phase, called the Information Society, where the internet favors the uncontrolled growth of digital content combined with new technologies, becoming a major source for the production and dissemination of information resources. This scenario highlights the need for classification, organization, and treatment of available content so that they can be accessed simply and efficiently. In the web environment, each user has their own way of structuring and organizing their information, whether to share it or not. This does not mean that the methods used by them to structure and organize the information produced or simply used are necessarily efficient and effective. Terms that do not reflect the actual indexed informational content are used. Still, in this user's view, their way of organization is the most convenient and appropriate. Given these findings, the following question is asked, how to ensure that information retrieval is performed properly and accurately? Are there methods and techniques for treating, structuring and organizing information on the web? It is necessary to seek understanding of the user's motivation when assigning tags to an informational object, such as the use of keywords to represent content, in order to facilitate its organization and retrieval (Social Classification). This research aims to identify how information is represented and retrieved via hashtags assigned by users in social networks; check how users have hashtags tagged in posts on three popular social networks: Twitter, Instagram, and Facebook and identify the advantages and disadvantages of using hashtags on social networks. The problem of the work is to verify how hashtags are used to represent and retrieve information on social networks and contribute to it. This is an exploratory and descriptive research, given the need to dig deeper into the theme and problem, to better understand the subject. Given the aspects observed in this research, it can be concluded that hashtags effectively assist in the classification, representation and retrieval of information in social networks. When tagging is well-defined prior to sharing information or content, there is a much greater chance of retrieval as well as use by others. This study aims to contribute theoretically to the literature of the area and is also expected to facilitate the performance of information professionals in such domain.
Subject: Organização da informação
Redes de relações sociais em linha
Recuperação da Informação
Sistemas de recuperação da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32521
Issue Date: 14-Aug-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.