Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32522
Type: Dissertação
Title: Antecedentes e consequentes do risco percebido pelos usuários brasileiros da Airbnb
Authors: Francis Marcean Resende Barros
First Advisor: Marlusa de Sevilha Gosling
First Referee: Juliana Maria Magalhães Christino
Second Referee: Luciana Alves Rodas Vera
Abstract: Contexto e propósito: o compartilhamento foi reinventado com a criação das plataformas digitais, dando origem à economia compartilhada e ao consumo colaborativo. Assim, novos negócios surgiram e impactaram diversos segmentos, incluindo a hospitalidade. Com isso, questões críticas,como a segurança e a privacidade,também se intensificaram, despertando a atenção para o risco percebido. No contexto da hospedagem compartilhada, o propósito,neste trabalho,foi o de demonstrar que o risco é um potencial mediador entre seus construtos antecedentes (principalmente fatores intrínsecos dos indivíduos) e seus consequentes (como a satisfação e a intenção comportamental do consumidor). Objetivo: propor e testar um modelo quantitativo que tem o risco percebido como construto focal.Método: o estudo foi dividido em duas etapas, sendo uma qualitativa exploratória e uma quantitativa descritiva. A população foi a comunidade de usuários brasileiros da plataforma Airbnb.Na etapa qualitativa, dados foram coletados na rede social Twitter e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo,com a finalidade de ampliar o modelo de pesquisa proposto e desenvolver escalas. Na etapa quantitativa, realizou-se a coleta de dados por meio de um survey, com a técnica de amostragem bola de neve e a análise por meio da técnica de modelagem de equações estruturais,com a finalidade de testar as hipóteses do modelo.Originalidade/relevância:exploraram-se as relações entre(a)traços de personalidade e valores pessoais e (b)satisfação e intenção comportamental,por meio do risco percebido, demonstrando seu potencial como mediador.Resultados:os resultados da etapa qualitativa adicionaram cinco novos construtos ao modelo, sendo risco relacionado ao host, hábito, conteúdo gerado pelo usuário, valor econômico percebido e surpresa positiva. Adicionalmente, foram desenvolvidas escalas para os três primeiros.Os resultados da etapa quantitativa mostraram que extroversão, neuroticismo, conscienciosidade, autodeterminação, segurança e hábito impactam o construto Risco percebido que, por sua vez, impacta a satisfação diretamente e intenção indiretamente.Contribuições teóricas/metodológicas:o estudo avançou no estado da arte do risco percebido na hospedagem compartilhada, propondo relações não cobertas em outros estudos. Metodologicamente, a coleta e a análise de dados secundários mostraram uma oportunidade para estudos na área de marketing, visto que as escalas propostas foram satisfatórias.
Abstract: Background and purpose: sharing has been reinvented with the creation of digital platforms, giving rise to sharing economy and collaborative consumption. Thus, new businesses have emerged and impacted several segments, including hospitality. As a result, critical issues such as security and privacy have also been intensified, drawing attention to the perceived risk. In the context of sharing accommodation, the purpose of this work was to demonstrate that risk is a potential mediator between its antecedents (especially the intrinsic factors of the individuals), and its consequents (such as consumer satisfaction and behavioral intention). Objective: to propose and to test a quantitative model that has perceived risk as the focal construct. Methods: this study was divided into two stages: an exploratory qualitative and a descriptive quantitative one. The population was the Brazilian Airbnb platform users’ community. In the qualitative stage, data were collected on Twitter and analyzed using the content analysis technique in order to expand the proposed research model and to develop scales. In the quantitative stage, data were collected through a survey using the snowball sampling technique and analyzed using the structural equation modeling technique in order to test the model hypotheses. Originality/Value: relationships between (a)personality traits and personal values and (b)satisfaction and behavioral intention through perceived risk was explored, demonstrating its potential as a mediator. Results: the qualitative results added five new constructs to the model: host risk, habit, user-generated content, perceived economic value, and positive surprise. Additionally, scales were developed for the first three constructs. The results of the quantitative stage showed that extraversion, neuroticism, conscientiousness, self-determination, safety and habit impact perceived risk, while perceived risk impacts satisfaction directly and intention indirectly through satisfaction. Theoretical/methodological contributions: theoretically, the study advanced in the state of the art of perceived risk in sharing accommodation context, also proposing relationships that are not covered by previous studies. Methodologically, the collection and analysis of secondary data showed an opportunity for marketing studies, as the proposed scales were satisfactory.
Subject: Comportamento do consumidor
Administração de risco
Risco (Economia)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32522
Issue Date: 16-Dec-2019
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