Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32523
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dc.contributor.advisor1Ramon Molina Vallept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829213681738514pt_BR
dc.contributor.referee1Rudolf Huebnerpt_BR
dc.contributor.referee2Sérgio de Morais Hanriotpt_BR
dc.contributor.referee3André Augusto Campagnole dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4Jose Guilherme Coelho Baetapt_BR
dc.creatorLeonardo Guimarães Fonsecapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295680008750396pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-14T16:43:38Z-
dc.date.available2021-01-21T11:11:04Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32523-
dc.description.abstractO uso de modelos para simulação de motores de combustão interna, com objetivo de desenvolver motores mais eficientes e menos poluentes, é prática comum tanto na indústria quanto nos centros de pesquisa. Modelos CFD 3D para motores de combustão interna são uma nova ferramenta para esta aplicação, contudo sua metodologia ainda precisa de algum desenvolvimento para produzir sistematicamente resultados confiáveis. Nesta tese, é apresentada uma metodologia para análise das condições de contorno implementadas em modelos CFD 3D de motores de combustão interna que utilizam o tratamento RANS para turbulência, sendo que esta metodologia deve ser capaz de produzir resultados confiáveis para diferentes condições de operação do motor utilizando sempre os mesmos valores para todas as constantes dos sub modelos relacionados a turbulência, "spray" e combustão. Para condições de contorno de pressão na admissão, uma correção é aplicada aos dados experimentais devido ao efeito do escoamento pulsante na admissão, enquanto para as temperaturas de parede, os resultados do modelo CFD 3D para coeficiente de transferência de calor são usados de forma iterativa desacoplada com um modelo de transferência de calor zero dimensional. A metodologia é aplicada a um motor monocilindro de pesquisa aspirado disponível no CTM-UFMG, utilizando etanol comercial, em relação ao qual informações sobre geometria e dados experimentais foram disponibilizados para esta pesquisa. Para o modelo CFD 3D utilizando dados experimentais como condição de contorno de pressão na admissão, os resultados obtidos para massa de combustível injetada, lambda e massa de ar aprisionada são comparados com dados experimentais, e é constatado excesso de ar para seis diferentes condições de operação do motor. Os resultados obtidos pelo modelo CFD 3D, utilizando pressão corrigida como condição de contorno na admissão, são apresentados para massa de combustível injetada, lambda e massa de ar aprisionada para todos os casos, usando dois tipos de condição de contorno de temperatura de parede calculados pelo modelo zero dimensional de transferência de calor. Para todos os resultados, a diferença em relação aos dados experimentais correlatos é sempre menor que a obtida pelo uso direto dos dados experimentais de pressão na admissão como condição de contorno. Os resultados do modelo CFD 3D utilizando pressão corrigida como condição de contorno na admissão também apresentam melhor correlação com dados experimentais correlatos em comparação com os obtidos pelo mesmo modelo usando diretamente dados experimentais para a mesma condição de contorno, em termos do comportamento da pressão dentro do cilindro ao longo do ciclo e da temperatura dentro do cilindro ao longo do ciclo. Conclui-se que para o motor monocilindro aspirado em análise, a correção da condição de contorno de pressão na admissão é obrigatória para a modelagem CFD 3D de motores de combustão interna utilizando tratamento RANS para turbulência.pt_BR
dc.description.resumoThe use of internal combustion engine simulation models for aiding the development of more efficient and less pollutant engines is by so far known. Engine CFD 3D models are a new tool for this development, although its methodology still needs some improvement in order to systematically produce accurate results. In this thesis, a method for analysis and treatment of boundary conditions for engine CFD 3D models using RANS approach is presented, which should be capable of producing accurate results for different engine operating conditions using the same values for all of the constants of the sub models for turbulence, spray and combustion, so the engine CFD 3D model would be used in a systematic and repetitive way. For intake pressure boundary conditions, a correction for pulsating flow effects is applied, and for wall temperature, the engine CFD 3D results for heat transfer coefficient are used decoupled iteratively with a zero dimensional heat transfer model. The method is applied to a naturally aspired single cylinder research engine available at CTM-UFMG, fueled with commercial ethanol, for which geometry information and experimental data are available. For the engine CFD 3D model with experimental data intake pressure boundary conditions, the results obtained for injected mass of fuel, lambda and trapped mass of air are compared to experimental data, and excess of air is observed for six different engine operating conditions. The results obtained by the engine CFD 3D model, using corrected intake pressure boundary conditions, are presented for injected mass of fuel, lambda and trapped mass of air for six different engine operating conditions, using two different sets of wall temperature boundary conditions calculated by the zero dimensional heat transfer model. For all of those results, the difference to experimental correlated data is systematically reduced in comparison with the direct use of experimental data for intake pressure boundary conditions. In cylinder pressure trace is compared between experimental data and three different sets of boundary conditions for two selected engine operating conditions, once the trends observed for the selected conditions are representative. The results obtained by the proposed method present better agreement to experimental correlated data than the direct use of experimental data for intake pressure boundary condition, specially during compression and expansion strokes. It is concluded that for this specific naturally aspired engine, pressure correction of intake experimental boundary conditions is mandatory for performing engine CFD 3D modelling using RANS approach. Once the method has been applied in only one engine, it is only possible to infer, and not to state, that pressure correction of intake experimental boundary conditions is mandatory for this application.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCFD 3Dpt_BR
dc.subjectRANSpt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectIntake pressurept_BR
dc.subjectWall temperaturept_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherDinâmica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.subject.otherMotores de combustão internapt_BR
dc.subject.otherTermodinâmicapt_BR
dc.titleMethodology for analysis of boundary conditions in order to increase accuracy associated to internal combustion engine CFD 3D modelspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2020-10-03-
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